06 de Novembro de 2020

CULTURA

Morreu na quinta-feira, aos 95 anos, o italiano Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini. Se o nome não lhe diz nada, reduza a apenas três letras: Lan, o caricaturista que adotou o Rio de Janeiro em 1952 e transformou em traços a alma da cidade. Nascido na Toscana em 1925, ele chegou a morar no Rio dos quatro aos sete anos, quando família se mudou para o Uruguai. Foi lá que começou a carreira, colaborando também para jornais argentinos e franceses. Voltou para o Brasil a convite de Samuel Wainer, editor do diário getulista Última Hora. Ficou de vez, trabalhando também em veículos como o Jornal do Brasil e o Globo.

Na charge política, Lan conseguiu, com uma caricatura, marcar a carreira do jornalista e deputado Carlos Lacerda (UDN). Wainer disse ao desenhista que Lacerda, seu inimigo figadal, aparecera num velório como “um papa-defuntos” e pediu uma caricatura. Lan pretendia retratá-lo com um urubu, mas não lembrava da aparência do animal. Então escolheu outra ave soturna: o corvo. Embora o próprio autor não gostasse do desenho, a sátira foi tão precisa, com os óculos do deputado transformados em olheiras negras, que Lacerda carregou o apelido até a morte, em 1977.

Mas o olhar de Lan se fixava mesmo no povo da cidade que adotou. Os bares, as rodas de samba, os estereótipos dos torcedores de futebol e, principalmente, as mulheres (galeria). Para ele, as montanhas da cidade lembravam as curvas femininas que desenhava sempre em dimensões generosas, contrastando com sua própria figura baixinha e bigoduda, transformado em personagem e admirador.

Ele estava internado com pneumonia desde 26 de setembro em um hospital de Petrópolis, onde vivia há 45 anos com a mulher, Olívia Marinho.

Mas o espetáculo não pode parar, então confira as opções culturais. Agora online, o 2º FIM – Festival Internacional Mulheres no Cinema começa na próxima terça com sessões gratuitas, homenagem a Grace Passô e aula magna da francesa Claire Denis.

Diferentes formações camerísticas estão contempladas no 8º Festival de Música Erudita do Espírito Santo, que começa hoje. Sob a curadoria de Livia Sabag, a programação conta ainda com debates sobre a presença de compositoras nas salas de concerto, entre outros temas.

Começa hoje o 6º Festival Musimagem, criado para discutir e dar visibilidade à criação de música para produtos visuais. O compositor espanhol Alberto Iglesias, responsável pela trilha de filmes de Pedro Almodóvar, abre a programação.

De 7 a 28 novembro acontece o Dona Ruth – Festival de Teatro Negro de São Paulo, que em sua edição online transmite pelo YouTube dezenas de peças, performances e shows.

O gigante da música brasileira João Donato ocupa o palco da Casa de Francisca nesse sábado diante das câmeras de Luan Cardoso. No mesmo dia, o experiente violonista Turíbio Santos homenageia Villa-Lobos em recital transmitido pela Casa Museu Eva Klabin.

Sueli Carneiro, Eliana Alves Cruz e Jurema Werneck estão entre convidadas do seminário A Escrevivência de Conceição Evaristo, que homenageia a autora de Ponciá Vicêncio na quarta e na quinta.

Perdeu algum filme da Mostra de São Paulo? A repescagem vai até domingo e exibe 132 títulos na plataforma virtual do evento. Veja quais são eles.

ECONOMIA

Com o avanço do coronavírus, a economia americana estagnou e a europeia ruma à recessão. Nos EUA, o índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços recuou a 56,6 pontos no mês de outubro, ante 57,8 do mês anterior. Enquanto na zona do euro, caiu de 48 pontos em setembro para 46,9 em outubro — ainda mais abaixo dos 50, que indica queda. (Valor)

Pois é… A Comissão Europeia avalia que a economia da região só se recupera em 2022. A dívida pública vai ultrapassar 100% do PIB em 2020. Sua previsão é que o PIB fique em -7,8% este ano e a recuperação em 2021 caiu de +6,1%, estimado em julho, para +4,2%.

Enquanto nos EUA… Mohamed El-Erian, presidente do Queens’ College, chama atenção para os riscos da polarização política no país à economia. Com um Congresso dividido e os estados adotando diferentes medidas contra o vírus, o Fed será pressionado a fazer mais com instrumentos de política monetária que devem distorcer a economia e distanciar ainda mais o mercado financeiro da realidade. “Esses três desafios reais e à economia americana se traduzem numa perspectiva mais difícil tanto no curto quanto para no longo prazo. Implicam uma oferta menos dinâmica e uma demanda menos aquecida. As divisões internas americanas vão impedir a retomada rápida de tradicional papel do país em moldar, influenciar e às vezes impor resultados em foros multilaterais de coordenação econômica. Aumentarão também o risco de desglobalização e de um maior uso de instrumentos econômicos e de investimentos como arma”. (Valor)

No Brasil… A alta da inflação vai obrigar mais cortes no Orçamento pra cumprir o teto. Para o BTG será necessário cortar R$ 20 bilhões só pra acomodar o INPC — usado para corrigir o salário mínimo e que impacta gastos com aposentadorias e benefícios. O Orçamento foi feito com base num INPC de 3,19%, mas o banco estima que, com a alta dos alimentos, o índice fechará o ano em 4,1%. (Globo)

Mesmo assim, com o avanço da pandemia, tem aumentado a pressão no governo e no Congresso pra estender o auxílio emergencial pra 2021. Mas a ideia é criar um mecanismo que delimita quais restos a pagar da pandemia poderão ser pagos no ano que vem, pra evitar que ministérios entrem na onda.

COTIDIANO DIGITAL

O WhatsApp lançou função para mensagens temporárias que desaparecem depois de sete dias. Quando ativado, o recurso vale para todas as novas mensagens e mídias trocadas até que a opção seja desligada. Em grupos, a função só pode ser ligada pelo administrador.

Aliás… O WhatsApp recebeu aval pra lançar o seu serviço de pagamentos na Índia. O Brasil tinha sido o primeiro país, mas o BC suspendeu a função e no momento está em avaliação. (Folha)

Já começaram a sair avaliações do Xbox Series X e o veredito é: não é uma revolução nos consoles, mas traz avanços. Para o Verge e o Engadget a experiência de jogo é semelhante ao de PC. Vem com armazenamento SSD, uma CPU mais poderosa, suporte a 120 Hz e recursos de compatibilidade que permite jogar os jogos de consoles anteriores com gráficos muito melhores. As avaliações também chamam atenção que o Series X resolve os problemas do Xbox One. Apesar de o painel de controle ter a mesma interface, traz novos recursos que otimizam o carregamento. O Quick Resume, por exemplo, permite alternar entre jogos e voltar ao mesmo local que parou, sem precisar reiniciar o título e esperar o carregamento. Porém a falta de jogos novos pesa. Para o Engadget, “deixa a Microsoft um pouco atrás do PS5”. “Hardware poderoso e uma experiência de usuário elegante são apenas parte da mistura”, diz o Verge. “A Microsoft vai precisar dos jogos para realmente fazer o Series X parecer algo totalmente novo”.

VIVER

Atendendo ao pedido do Parlamento, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, decretou estado de emergência para tentar conter a nova onda de Covid-19. A medida entra em vigor na segunda-feira e permitirá ao governo adotar medidas de contenção mais duras. Já a Grécia anunciou uma quarentena nacional de três semanas.

O Brasil deve chegar hoje a 162 mil mortos. Na quinta feira, segundo o consórcio de veículos de comunicação, foram registrados 609 novos óbitos, elevando o total a 161.779. Com mais 23.317 casos, o total de infectados no país atingiu 5.614.258 pessoas.

E não são só os visons da Dinamarca que estão no corredor da morte. A Holanda vai sacrificar 215 mil galinhas. O motivo não é a Covid-19, mas um surto de gripe aviária no país.

Condenado a 18 anos de prisão por esfregar as partes íntimas em uma sobrinha de oito anos teve a pena reduzida para prestação de serviço comunitário. Dois desembargadores do TJ paulista mudaram a condenação por estupro de vulnerável para “importunação sexual”, uma tipificação criada em 2018. A decisão contraria jurisprudência de cortes superiores. (Estadão)

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *