06 de Outubro de 2020

CULTURA

A FLIP, terá mesmo uma edição este ano, mas desta vez num formato virtual, sem homenageado e sem curador. O evento acontece a partir do dia 3 de dezembro, com uma palestra de Bernardine Evaristo, e segue até o dia 6 de dezembro.

Por falar em Bernardine Evaristo, a autora britânica lança, ainda neste mês, a edição brasileira de Garota, Mulher, Outras pela Companhia das Letras. Girl, Woman, Other ganhou o prêmio Booker em 2019 e o livro de ficção do ano no British Book Awards em junho. Vale ler sua entrevista ao The Guardian, em julho deste ano. “Foi difícil para uma escritora negra britânica se destacar”.

House of the Dragon, primeira série derivada de Game of Thrones, contratou Paddy Considine para viver o rei Viserys I. O anúncio foi feito pelo Twitter. A trama se passará cerca de 300 anos antes dos eventos da primeira temporada da série original e teve dez episódios encomendados pela HBO.

Os fãs da tradição criada por George R.R. Martin lembrarão que Viserys I governou Westeros cerca de 100 anos após a Conquista de Aegon. Seus filhos, Rhaenyra e Aegon II, acabariam travando uma guerra civil por seu trono, que ficou conhecida como a Dança dos Dragões. O personagem foi o quinto rei Targaryen. O período, assim como toda a história da Casa Targaryen, foi explorado em Fogo e Sangue, livro escrito por GRRM.

Trecho do livro: “Muitos consideraram o reinado do rei Viserys I a representação do auge do poder Targaryen em Westeros. Sem dúvida, houve mais senhores e príncipes reivindicando o sangue do dragão do que em qualquer outro período antes ou depois”. (Amazon)

COTIDIANO DIGITAL

Os aplicativos dos bancos ficaram instáveis na manhã e início da tarde de ontem. Houve reclamações de lentidão e dificuldades de acesso nos apps do Itaú, Bradesco, Santander e Nubank. O problema aconteceu no primeiro dia de cadastro do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do BC. Segundo a instituição financeira, foi devido a quantidade de acessos simultâneos.

Então… O cadastro para a chave de acesso ao Pix não tem prazo. Pode ser feito com CPF/CNPJ, email, número de telefone celular ou a chave aleatória, que não precisa de dados pessoais.

Não pegou bem o anúncio do Twitter de que iria remover as contas que desejassem piora ou morte a Donald Trump depois de ele ter pego Covid-19. A plataforma disse que tal conteúdo vai contra sua política contra disseminação de discurso de ódio feita em abril. Mas minorias como mulheres e a comunidade LGBTQ+ criticaram que já relataram abusos desse tipo no passado e que raramente a plataforma agiu. Eis a resposta do Twitter. O Facebook também disse que aplicaria uma política semelhante, mas apenas para aqueles que marcarem o presidente em seus comentários ou postarem em sua página.

ECONOMIA

O flerte do governo com mais gastos tem piorado o perfil da dívida pública brasileira. O prazo médio dos títulos da dívida emitidos desde janeiro de 2020 caiu de 4,7 anos para 2,4 anos. Assim, em apenas um ano os vencimentos em doze meses praticamente dobraram, de R$ 553 bilhões para R$ 1,02 trilhão (quase 25% da dívida total). Os juros exigidos pelo mercado para refinanciar o governo também aceleraram. O Tesouro vem sendo obrigado a pagar mais que o dobro da taxa Selic em 2% ao ano para vender títulos na praça com vencimento daqui a dois anos. Segundo especialistas, a dívida cada vez mais curta e cara reflete a desconfiança do mercado na capacidade do governo de honrá-la. (Folha)

Essa incerteza no ajuste fiscal também tem causado a alta no dólar. Com valorização de 40% no ano, a moeda americana tem pressionado os preços de importados e de commodities internacionais e reduzido a margem de lucro de produtores. O resultado pode ser mais demissões e aumento na inflação aos consumidores. (Folha)

McDonald’s, Nestlé e mais 21 empresas pediram ao governo britânico medidas mais duras para evitar importações de commodities associadas a desmatamento. Em carta, as companhias pedem que a nova lei, em avaliação no país, combata qualquer forma de desmatamento e não apenas do que for ilegal. Carne bovina, soja em grão e óleo de soja são as três das 10 commodities que o Brasil mais exportou para o Reino Unido no último ano e estão na lista de produtos em risco pela proposta de lei.

A pandemia afetou muitos negócios, mas as startups nem tanto. 52% delas foram positivamente impactadas pela pandemia ou não viram nenhum impacto significativo, de acordo com uma pesquisa com startups americanas e estrangeiras feita pelas Universidades Harvard, Stanford, de Chicago e de British Columbia. Inicialmente o financiamento desacelerou, mas depois voltou com força total. A procura por investimentos em tecnologia levou ao maior mercado de IPO nos EUA desde a bolha da internet em 2000, e impulsionou a startup de computação em nuvem Snowflake para o maior IPO de software de todos os tempos. (Quartz)

VIVER

O Brasil registrou 398 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 146.773 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 659, uma variação de -7% em relação aos dados registrados em 14 dias. É o 13º dia seguido com essa média abaixo da casa dos 700. No total, 4 estados apresentam alta de mortes: Amazonas, Roraima, Ceará e Sergipe.

Seis estados apresentaram queda na média móvel de mortes. Mato Grosso (-16%), Pará (-36%), Paraíba (-29%), Rio de Janeiro (-21%), Rondônia (-19%) e São Paulo (-16%). É o menor número de estados em queda desde julho.

E o Nobel de Física 2020 vai para Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez. Penrose levou o prêmio pela descoberta que a formação de buracos negros é uma previsão robusta da teoria geral da relatividade. Genzel e Ghez ficarão com a outra metade do prêmio, pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro de nossa galáxia.

Hora de Panelinha. Para ajudar na arrumação, está no ar o projeto Vida Real, um especial com orientações muito precisas de organização, cheio de estratégias para você ficar menos tempo na cozinha, sem abrir mão de comida de verdade, saudável e saborosa. E tudo do jeito Panelinha: com aplicação dos conceitos na prática. A partir de oito receitas, o especial apresenta diversas ideias com estratégias que vão economizar seu tempo. Para curtir mais tempo à mesa.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *