07 de Dezembro de 2020

VIVER

A aplicação da vacina da Pfizer no Reino Unido começa na terça-feira, anunciou o governo britânico. A prioridade será para idosos acima de 80 anos, profissionais de saúde e moradores de casas de repouso, que serviram de viveiro do coronavírus no país. O Reino Unido tem um contrato com a Pfizer para recebimento de 40 milhões de doses, o que permitirá imunizar 20 milhões de pessoas, menos de um terço da população.

A regiões Sul e Nordeste do Brasil apresentam a maior elevação na média móvel de mortes por Covid-19, segundo dados coletados por um consórcio de veículos de comunicação. No domingo foram registrados em todo o país 321 óbitos, elevando o total a 176.962.

E o presidente americano Donald Trump anunciou que Rudolph Giuliani, seu principal advogado na luta para reverter nos tribunais a derrota nas urnas, está com Covid-19. Giuliani tem 76 anos, idade considerada de alto risco para a doença.

CULTURA

Terminou neste domingo a 18ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP 2020, que este ano foi totalmente virtual. Entre os destaques do último dia, a mesa “Batidas”, onde a americana Regina Porter e o brasileiro Jeferson Tenório debateram a violência policial vista em suas obras. No sábado, Caetano Veloso e o poeta trans espanhol Paul B. Preciado fizeram o debate “Transições”, um dos mais esperados do evento. As mesas estão disponíveis no canal da FLIP no Youtube com os áudios originais e a tradução para o português.

Assinantes do Meio agora têm direito a um mês de acesso gratuito ao serviço à la carte do cinema Petra Belas Artes, que oferece uma das melhores curadorias de filmes clássicos e cult disponíveis, justamente o ponto fraco dos serviços tradicionais de streaming. Entre os títulos estão Paris, TexasApocalipse Now e Morte em Veneza, além de festivais, como os de cinema da Itália e da Coreia. Basta entrar no site do Belas Artes, preencher o cadastro e usar o cupom CANALMEIO. Caso não deseje continuar com o serviço após o mês gratuito, basta cancelá-lo.

Acabou o mistério (e a graça). O coletivo americano The Most Famous Artist assumiu a criação do monolito de metal encontrado no deserto do estado de Utah (EUA) e de duas peças iguais instaladas na Califórnia e na Romênia. (Folha)

COTIDIANO DIGITAL

Milhares de funcionários do Google, junto a acadêmicos e membros da sociedade civil, estão exigindo explicação da big tech sobre a demissão de Timnit Gebru, responsável pela pesquisa de ética em IA do Google e uma das poucas mulheres negras em um papel de liderança na área. Em uma thread no Twitter, ela alegou que foi demitida após enviar um email pra um grupo interno da empresa criticando a política de diversidade e que foi mandada a se retratar por um trabalho investigativo sobre o preconceito potencial e os danos éticos de uma ferramenta do Google. Jeff Dean, chefe da unidade de IA, se defendeu. Alegou que o artigo não foi entregue pra revisão e foi apresentado em uma conferência sem a permissão do Google. Mas o caso está longe de ser isolado: o Google foi notificado semana passada por uma agência federal americana pra explicar alegações de que monitorou funcionários ativistas, que depois foram demitidos. (Globo)

O Google não está sozinho. Congressistas de 35 países, incluindo do Brasil, aderiram à campanha global Faça a Amazon Pagar, que acusa a empresa de Jeff Bezos de negligenciar os trabalhadores e o meio-ambiente. (Folha)

Revelado há quase um ano, mas ainda tratado como tabu, o escândalo de assédio sexual e moral que levou o diretor e humorista Marcius Melhem a ser demitido discretamente da TV Globo foi exposto de forma visceral em reportagem da revista Piauí. Detalhes sobre o comportamento dele, em particular contra a atriz Dani Calabresa, e a forma como o caso foi tratado pela emissora tomaram as redes sociais. No sábado, Melhem deu uma entrevista exclusiva ao UOL admitindo que era “um homem tóxico”, mas negando ter tido qualquer “relação não consensual”. Por fim, ameaçou processar a advogada Mayra Cotta, que representa outras denunciantes, e a própria Calabresa, exigindo que ela confirme ou desminta os relatos. Segundo a Piauí, a atriz tem — e chegou a mostrar a superiores na Globo — mensagens do diretor no WhatsApp e no Instagram que confirmam o assédio.

Ricardo Feltrin: “Quem está com a carreira em risco agora, quem corre risco mesmo de ‘sumir’ do mapa televisivo por causa do escândalo, não é só o acusado, mas também a vítima: Dani Calabresa. Pois o inferno de Dani ainda nem começou. Ela precisará ainda de mais coragem para o que vai enfrentar agora e adiante. Agora é obrigação da Globo, da imprensa e até da sociedade protegê-la.” (UOL)

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *