07 de Outubro de 2020

VIVER

A onda de calor que passa pelo país deve se estender até sexta (9). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o risco de morte por hipertermia, quando aumenta a temperatura corporal, em partes do Centro-Oeste e do Sudeste, além de áreas do estado do Tocantins. Essas regiões registrarão 5ºC acima da média, por mais de cinco dias consecutivos.

Então… Setembro foi o mês mais quente da história. O registro é 0,05 grau Celsius superior ao visto em setembro de 2019, que detinha o recorde até agora. Ondas de calor não só tem atingido o Brasil, mas também Austrália e Oriente Médio, e o gelo no Ártico encolhe mais do que a média. A tendência é que as temperaturas permaneçam altas até o final do ano. Desta forma, 2020 pode se tornar o ano mais quente já registrado por cientistas, superando o patamar de 2016.

O Nobel de Química de 2020 foi para Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna pela invenção do CRISPR. Com esse método de edição do genoma, é possível alterar o DNA de animais, plantas e microrganismos com mais precisão e está contribuindo para novos tratamentos de câncer.

O Brasil registrou 798 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 147.571 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 652, uma variação de -7% em relação aos dados registrados em 14 dias. É o 14º dia seguido com essa média abaixo da casa dos 700. No total, 5 estados apresentam alta de mortes: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Ceará. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 4.970.953 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 30.454 desses confirmados no último dia.

A OMS disse que uma vacina pode sair até o final do ano. Não foram dados detalhes sobre qual seria a candidata mais forte. Mas a entidade já liberou as fabricantes para solicitarem aprovação para seu uso emergencial. Por aqui, a Anvisa também já simplificou e reduziu a documentação inicial para o processo de registro das vacinas. Segundo a OMS, existem 193 candidatas, 42 delas em ensaios clínicos e 151 em estágio pré-clínico.

Cerca de 4 em cada 5 pacientes hospitalizados com Covid-19 apresentam sintomas neurológicos, como dores musculares, dores de cabeça, confusão, tonturas e perda do olfato ou paladar, mostra uma nova pesquisa. A condição mais grave listada foi a encefalopatia, caracterizada por função mental alterada que varia de confusão leve ao coma, disse Igor Koralnik, chefe de doenças neuro-infecciosas da Northwestern Medicine em Chicago e um dos autores do estudo.

Sobre a volta às aulas… Como esperado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a validade do ensino remoto até dezembro de 2021. O texto também incluiu a possibilidade dos estados e municípios criarem um ano letivo suplementar para estudantes do 3º ano do ensino médio e optarem pela fusão dos anos letivos de 2020 e 2021.

CULTURA

Eddie Van Halen, guitarrista virtuoso que fez história no rock, morreu ontem aos 65 anos de idade. Na lista dos 100 maiores de todos os tempos com o instrumento, elaborada pela RollingStone, ele está lá na oitava posição, entre Duane Allman e Chuck Berry. “Ele era um mestre do riff de guitarra”, escreveu Mike Cready, do Pearl Jam, sobre sua habilidade nos refrães musicais. O solo Eruption, no primeiro disco da Van Halen, banda que tinha com o irmão Alex, causou choque no lançamento, em 1978. Era a notícia de que um novo guitarrista havia chegado à praça e uma revolução ocorria no rock. A partir daí, principalmente por conta de sua habilidade ímpar, a banda seguiu em turnês mais e mais lucrativas. Hot for Teacher, de 1984, é frequentemente lembrada como outro de seus momentos mágicos. Fumante pesado por boa parte da vida, Eddie Van Halen tinha câncer na garganta. A ex-mulher, Valerie, amiga da vida toda, estava ao seu lado. Deixa o filho Wolfgang, que anunciou sua morte. “Ele era o melhor pai que eu podia ter desejado”, escreveu. “Meu coração está partido e não sei se conseguirei me recuperar.”

ECONOMIA

Se o auxílio emergencial terminar em dezembro, como previsto, deve deixar 38 milhões de brasileiros sem assistência. Segundo o Ibre/FGV, esse número corresponde aos que receberam a primeira parcela do auxílio, mas não estão inscritos no Cadastro Único e, portanto, não vão receber o Bolsa Família quando acabar o benefício emergencial. Eles representam 61% da parcela da população que recebeu o auxílio e são em sua maioria pessoas de baixa renda, pouca escolaridade e informais. (Folha)

Então… A decisão sobre o Renda Cidadã deve ficar só para dezembro. Bolsonaro teria dito internamente que não quer avaliar propostas impopulares de financiamento do programa antes das eleições. (Globo)

O fim de programas sociais e a expectativa de piora no mercado de trabalho colocam em risco a recuperação econômica em 2021, não só do Brasil, mas de vários países. A retirada do apoio fiscal deixará muitos apenas com o suporte monetário. Mas, para o economista José Júlio Senna, os juros baixos não seriam o melhor instrumento para lidar com uma pandemia como a atual. (Folha)

O Brasil, no entanto, tem riscos excepcionalmente altos, segundo o FMI. O fundo melhorou sua expetativa para o PIB brasileiro de um tombo de 9,1%, divulgado em junho, para uma retração de 5,8%. Mas considera fundamental implementar reformas que reduzam as despesas obrigatórias e a rigidez orçamentária, fortaleçam a rede de proteção social e modernizem o sistema tributário. (Valor)

COTIDIANO DIGITAL

O Facebook anunciou que iniciará uma investigação para suspender quaisquer contas em suas plataformas — que inclui o Instagram — ligadas à teoria conspiratória QAnon. A medida será aplicada a grupos e páginas cujas descrições sugerem ser dedicadas ao debate do tema. Mas não afetará postagens de indivíduos que falem sobre QAnon. De acordo com a teoria, o mundo é controlado por uma horda de pedófilos satanistas ligados à esquerda e ao capital internacional que tem por seu principal adversário um heróico presidente americano Donald Trump. Com raízes no antissemitismo e com crescente influência na ala trumpista do Partido Republicano, QAnon é considerada pelo FBI um dos principais focos de possível estímulo ao terrorismo doméstico. Há dois meses, o Facebook já havia bloqueado o assunto em seu algoritmo de recomendações e ameaçado com banimento quaisquer grupos que fizessem ameaças de violência. Não bastou e, a menos de um mês da eleição americana, faz agora o banimento total.

A Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados americana anunciou o relatório final de sua investigação sobre práticas monopolistas de Amazon, Facebook, Apple e Google. “A competição deve premiar as melhores ideias”, afirmam os parlamentares em sua conclusão, “não a maior conta corrente corporativa.” A recomendação é de que o Congresso comece a legislar para proteger de monopólios não só os consumidores, mas também funcionários, empreendedores, negócios independentes, para garantir mercados abertos e, ressaltam os autores, ideais democráticos. O documento vai além, pedindo restrição de compra para que as grandes empresas do Vale não possam adquirir startups que venham a ser suas concorrentes, assim como sugere que os mercados em que operam sejam limitados. No limite, cogita a possibilidade de dividir algumas das companhias em um número maior de empresas.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *