08 Mar 2019

Bolsonaro na live do Facebook

Ontem à noite, Bolsonaro emendou numa live via Facebook, sentado à mesa, com de um lado o porta-voz general Otávio do Rêgo Barros e, do outro, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno. Falou da reforma da Previdência, mas foi de forma rápida e, novamente, acenou com desidratar o projeto antes de a negociação com parlamentares começar. A ênfase passou por questões menores. Prometeu acabar com lombadas eletrônicas em estradas — “é impossível viajar sem receber uma multa”; anunciou que pretende retirar exigência de cursos de diversidade e prevenção ao assédio moral para quem concorre a assistente técnico no Banco do Brasil — “olha o nível do aparelhamento que existe”. E, principalmente, metralhou as cadernetas de saúde do adolescente distribuídas pelo governo federal. Se queixou de que há ilustrações dos órgãos sexuais e instruções sobre como usar preservativos para evitar doenças ou gravidez indesejada. Assista à íntegra.

Quem entrou em campanha pela Previdência foi o vereador carioca Carlos Bolsonaro, o filho Zero Dois. E o fez em dois tuítes. O método escolhido: intimidar o Congresso.

Aliás… Também no Twitter, em um longo thread, o jornalista Marlos Ápyus detalha como se instalou, dentro do Planalto, uma máquina de promoção de linchamentos virtuais que se iniciou durante a campanha. “Tocado por milhares de contas, as redes foram tomadas por hordas que assassinavam a reputação de alvos específicos”, ele escreve, “até que a vítima restringisse o acesso aos próprios perfis, calasse sobre o tema que deu origem aos ataques ou, em casos mais graves, deixasse de fazer uso público da internet.” Leia a íntegra.

O repórter Danilo Thomaz descobriu a principal personagem envolvida no vídeo de golden shower divulgado pelo presidente. Paulx Castello (ou Sofia Lacre) é performer formada pela Universidad Nacional de las Artes da Argentina, não se identifica por qualquer gênero, e prefere seus pronomes no feminino. O episódio registrado ocorreu na segunda-feira, em São Paulo, durante a passagem do pequeno BloCU. Ela faz parte de um grupo artístico que questiona padrões de gênero e orientação sexual. (Época)

O responsável pelo atentado ao presidente, Adélio Bispo, foi diagnosticado como tendo transtorno delirante permanente paranoide. Se condenado, deve ir para um manicômio. (Estadão)

A Corte Suprema de Justiça argentina rechaçou por unanimidade o último recurso e ordenou a prisão preventiva da ex-presidente argentina Cristina Kirchner. Mas não ocorrerá. Como é senadora, sem aprovação de seus pares, Cristina tem foro privilegiado. O Senado só tomará uma decisão quando houver trânsito em julgado. A Corte considera que a ex-presidente firmou um acordo com o Irã para não responsabilizar o país pelo atentado terrorista contra a Associação Mutual Israelita Argentina, ocorrido em 1994, que custou a vida de 85 pessoas.

CULTURA

Em São Paulo, diversos shows acontecem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher: Tulipa Ruiz, no Sesc Belenzinho; Drik Barbosa, no Auditório Ibirapuera e As Bahias e a Cozinha Mineira, no Sesc Vila Mariana. Já o Instituto Moreira Salles sedia a maratona Wiki Artes + Feminismos 2019, assim como inaugura instalação com obras de oito fotógrafas de seu acervo. Para quem quer mais carnaval, no sábado tem o Navio Pirata do BaianaSystem, com início da na Avenida Tiradentes, e o trio Cu da Cobra da Mamba Negra, no Largo São Francisco.

No Rio, mais de 14 palcos da cidade participam do Rio Music Week — Semana da Mulher. A exposição Museu Nacional Vive leva cerca de 180 itens, a maioria deles resgatados do incêndio que atingiu a instituição no ano passado, ao CCBB. Com curadoria da Comissão de Resgate, o conjunto contempla todas as áreas de pesquisa do Museu Nacional. A exposição fica em cartaz até o dia 29 de abril.

Para mais indicações culturais, assine a newsletter da Bravo!

Finalmente nos cinemas brasileirosCapitã Marvel (trailer) chegou com críticas positivas dos sites especializados. O filme recebeu notas 4 ou 5 de Empire MagazineCinemablendComicBook e Total Film. Há um vídeo que explica mais sobre a estreia. Tem spoilers. No brasileiro Albatroz (trailer), Alexandre Nero vive um fotógrafo que registra um atentado terrorista e precisa lidar, ao mesmo tempo, com o reconhecimento profissional e as críticas por não ter impedido a tragédia. Já a comédia italiana O Rei de Roma (trailer) conta a história de um executivo ambicioso que faz qualquer coisa para fechar um negócio, inclusive infringir a lei. Veja também os outros lançamentos.

O South by Southwest (SXSW), o maior evento de música, filmes e mídias interativas do mundo, começa hoje em Austin, Texas. Futuro do trabalho, blockchain, serviços por assinatura e cross reality estão entre os principais temas do evento que antecipa as tendências que irão transformar o mundo nos próximos anos.

A Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, selecionou 40 startups e empresas do país com potencial para realizar negócios internacionais. É consideravelmente menos do que no ano passado: em 2018, 77 empresas foram a Austin com apoio da Apex.

O SlicingDice foi uma das startups brasileiras selecionada. O grupo criou uma tecnologia autoral de compressão de dados, extremamente desafiador na área tecnológica. Muitas das sessões poderão ser acompanhadas por streaming, ao vivo, pelo site do evento SXSW Live.

Vale escutar… A Austin 100 é uma seleção da NPR, rádio pública americana, que destaca uma centena de artistas entre os milhares que tocam na SXSW 2019. É uma lista de reprodução com pouco mais de seis horas, com vários gêneros e referências do mundo inteiro. (Spotify ou Youtube).

Mangueira, Viradouro, Vila Isabel, Portela, Salgueiro e Mocidade estarão sábado no Desfile das Campeãs do carnaval do Rio de Janeiro.

Desfile começa às 21h15 com a Mocidade Independente, sexta colocada. Mangueira está prevista para entrar na Sapucaí entre 2h40 e 3h30 de domingo (9). Os ingressos para assistir os desfiles ainda estão disponíveis e podem ser consultados no site da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

VIVER

Como é Dia da Mulher, não custa rever os dados. Em 2018, foram registrados 4.254 homicídios dolosos de mulheres. O número representa uma queda ligeira de 6,7% em relação ao ano anterior. Mas, destes, 1.135 foram considerados feminicídios — crimes nos quais a vítima morre por ódio motivado pelo gênero. É um aumento relativo aos 1.047 de 2017.

A matemática russa Olga Ladyzhenskaya foi homenageada ontem pelo Google Doodle, uma alteração especial e temporária da logo nas homes do Google: buscas sobre sua história dispararam após a celebração pelo seu 97º aniversário. Os métodos de Ladyzhenskaya para resolver equações diferenciais parciais permanecem influentes na matemática.

O Brasil aparece em 4º lugar na lista de maiores geradores de resíduos de plástico, ficando atrás apenas dos EUA, China e Índia. O relatório divulgado na terça pela WWF International aponta números horríveis. Geramos por aqui, coletivamente, 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. Individualmente, cada brasileiro produz 1 quilo de lixo plástico a cada semana. O país só recicla 1,28% deste total. É um dos menores índices da pesquisa e bem abaixo da média global de reciclagem plástica, de 9%.

Um homem soropositivo, que deseja permanecer anônimo, tornou-se a segunda pessoa a conseguir a remissão da infecção pelo HIV. Segundo a Reuters, a terapia foi aplicada apenas em outra pessoa que é considerada curada: Timothy Ray Brown, que após 10 anos do tratamento ainda não apresentou sinais do vírus em seu corpo. Neste novo caso, pesquisadores da Universidade de Cambridge, em Londres, dizem ter aplicado tratamento semelhante ao que Brown recebeu em 2007, mas com algumas mudanças.

COTIDIANO DIGITAL

A Comissão para Proteção de Dados da Irlanda quer detalhes dos planos do Facebook. Como a sede da empresa na Europa fica lá, é a Irlanda o país responsável pela fiscalização da rede na União Europeia. A ideia de maior integração entre Facebook, Instagram e WhatsApp é um rompimento do acordo da companhia com a UE na época em que a análise antitruste autorizou a compra do WhatsApp. É também, dependendo de como for implementado, uma ruptura da legislação de privacidade de Bruxelas.

Pois é… A empresa está investindo pesado em lobby. Políticos nos EUA, Reino Unido, Canadá e até Brasil estão recebendo ofertas e ouvindo ameaças. É uma ação para impedir regulação.

Um novo estudo afirma que o Face perdeu 15 milhões de usuários, nos EUA, desde 2017. A curva para baixo indica uma tendência que preocupa. Outra pesquisa, feita entre as cem marcas mais conhecidas do país, sugere que a imagem perante os anunciantes também está piorando.

Enquanto isso… O Face vai realizar uma ofensiva contra notícias falsas do movimento anti-vacinação. Propaganda de quem propõe não vacinar crianças será proibida. E informações erradas sobre perigos relacionados a vacinas serão expurgadas.

A Disney anunciou que vai mudar sua antiga política em relação aos longas de animação. Clássicos como Peter PanPinóquioA Guerra dos Dálmatas — ao todo 34 filmes — são lançados em vídeo, DVD, BluRay, ficam um tempo curto no mercado, e aí são retirados para criar escassez, torná-los raros. Com o lançamento de seu sistema de streaming Disney +, no segundo semestre, a política mudará. Todo o catálogo estará à disposição.

Depois que o presidente americano Donald Trump trocou as bolas e chamou o CEO da Apple, Tim Cook, de ‘Tim Apple’, Cook não se fez de rogado. Assumiu, no Twitter, este nome. Tim Apple.

Fonte: @Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *