10 de Fevereiro de 2021

O 5G não traz só uma velocidade muito maior para a internet móvel — também traz baixa latência. A informação sai de um ponto e chega ao outro quase instantaneamente. Essa conexão em tempo real vai permitir uma nova classe de aparelhos, mais leves, mais baratos e muito mais poderosos que os atuais smartphones e computadores. Em boa parte, o processamento não será mais feito em um chip embutido no aparelho, mas na nuvem. Liberados da necessidade de fazer cálculos complexos, armazenar aplicativos e gerar gráficos rebuscados, nossos aparelhos inteligentes vão poder tomar formas mais amigáveis. Seu computador poderá ser uma folha dobrável. Seu console de videogame poderá ter o tamanho de um cinzeiro. Seu smartphone poderá ser um óculos, um relógio ou um fone de ouvido. Mas será que ainda vão existir smartphones? Leia o segundo capítulo de nossa série sobre como o mundo será transformado.

VIVER

As vacinas contra Covid-19 distribuídas pela Covax Facility, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), não precisarão de autorização emergencial para uso no Brasil, segundo decisão da Anvisa. O país deve receber 10 milhões de doses de imunizantes.

E o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, reclamou de “críticas infundadas” à atuação da agência baseadas em “argumentos rasteiros”. Ele também atacou duramente a Medida Provisória aprovada pelo Senado que dá à Avisa cinco dias para autorizar vacinas aprovadas em outros países. Segundo Torres, a determinação é uma “ameaça concreta” à agência.

Foram registradas 1.340 mortes por Covid-19 nesta terça-feira em todo o país, completando 20 dias com a média móvel de uma semana acima de mil óbitos. O total de mortos na pandemia chega a 233.588, com 9.602.034 casos. Por outro lado, mais de quatro milhões de pessoas já foram imunizadas no país.

Mas a confusão na fila de prioridades da vacinação continua. Em Blumenau (SC), profissionais sem relação com o combate à Covid-19, como professores de educação física, foram imunizados antes de maiores de 90 anos, contrariando o Programa Nacional de Vacinação. A Secretaria de Saúde local classifica a categoria como profissionais de saúde, mesmo quando trabalham em academias. O Ministério Público quer explicações melhores.

Um mapeamento das unidades de saúde do país para entender e resolver os entraves à vacinação. Essa será a primeira ação do grupo empresarial liderado por Luiza Trajano com o objetivo de vacinar toda a população até setembro. Segundo a dona do Magazine Luiza, a estratégia não é “sair comprando vacinas”, mas agilizar os processos envolvendo a imunização.

Além de usar suas vacinas como ferramenta diplomática, como cá este Meio mostrou na edição do último sábado, a Rússia as transformou em atração turística. Não há lista de prioridades, qualquer pessoa pode chegar e tomar a vacina, precisando apenas de um documento, como o passaporte. Cuba e os Emirados Árabes Unidos têm planos de fazer o mesmo.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a única instituição brasileira incluída na lista das 250 melhores do mundo no Webometrics Ranking of World Universities. Em 203º lugar, ela, na América Latina, está atrás apenas da Universidade Nacional Autônoma do México, que ocupa o 113º lugar.

Referência mundial no tratamento da memória, o neurocientista argentino radicado no Brasil Iván Izquierdo morreu ontem, aos 83 anos, em Porto Alegre. Foi ele que descobriu, por exemplo, a separação funcional entre as memórias de longa e curta duração.

CULTURA

Tempo de luto para as mais variadas formas de arte. O cinema sofreu uma perda dupla, com as mortes do diretor de fotografia italiano Giuseppe Rotunno, aos 97 anos, e do escritor e roteirista francês Jean-Claude Carrière, aos 89. Carrière era parceiro constante do diretor Luis Buñuel, para quem escreveu os roteiros, entre outros, dos antológicos A Bela da Tarde (1967) e Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977). Já Rotunno foi responsável, por exemplo, pelas imagens de Amarcord (1973), de Federico Fellini, e All That Jazz (1979), de Bob Fosse, pelo qual foi indicado ao Oscar.

O Theatro Municipal de São Paulo não seria o mesmo sem o brilho da carioca Marilena Ansaldi, uma de suas primeiras e mais importantes bailarinas. Coube a ela produzir os primeiros espetáculos de teatro-dança do país, e seu talento também brilhou em novelas e séries de TV. Marilena morreu ontem, aos 87 anos, devido a complicações pulmonares.

E, por fim, calou-se a voz da americana Mary Wilson, aos 76 anos, uma das fundadoras do trio The Supremes, que também revelou a diva Diana Ross. Com suas harmonias perfeitas, The Supremes influenciaram gerações de cantoras com clássicos como Stop In The Name of Love (YouTube) e You Keep Me Hangin’ On (YouTube).

COTIDIANO DIGITAL

A Mobile World Congress (MWC) foi adiada pela segunda vez. A principal feira de celulares deve acontecer no último trimestre de 2021 em Barcelona, segundo o jornal El Español. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada pela organizadora do evento. A feira já havia sido transferida de março de 2021 para junho por conta da pandemia.

Por falar em smartphones… A Apple ultrapassou a Huawei e voltou ao segundo lugar no ranking de celulares mais vendidos do mundo em 2020, logo atrás da Samsung.

E chegou no Brasil o Samsung Galaxy S21. Os valores começam a partir de R$ 5.999 e, por aqui, diferente de outros países, os celulares virão com carregador sem custo, durante a pré-venda do aparelho.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *