13 de Outubro de 2020

COTIDIANO DIGITAL

Acontece hoje às 14h, hora de Brasília, o anúncio da Apple da nova linha de iPhones 12. O mote deste ano, slogan que a empresa fundada por Steve Jobs tem badalado, é ‘Hi, Speed’ — Olá, Velocidade — o que leva a crer que os aparelhos terão capacidade 5G. Os aparelhos deverão ter seu design atualizado, com as bordas mais quadradas do que redondas — no estilo dos antigos iPhones 4. Os rumores estão a mil, como sói acontecer. É possível que uma versão menor do HomePod, a caixa de som inteligente da companhia, seja lançado. Assim como uma nova versão dos AirPods, os badalados fones de ouvido. Outro possível anúncio é da AirTags — pequenos discos que podem ser postos na mala, mochila ou outros objetos para que sejam localizados pelo iPhone, quando perdidos. O evento da Apple será transmitido pelo site da empresa ou nos aplicativos AppleTV.

CULTURA

Bacurau, o filme dirigido por Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, foi o principal vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, exibido no domingo em cerimônia virtual. Melhor filme, direção, roteiro original e melhor ator — Silvero Pereira, no papel de Lunga. A Vida Invisível, de Karim Aïnouz veio logo atrás, com cinco prêmios, incluindo o de melhor roteiro adaptado e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. Andrea Beltrão foi escolhida a melhor atriz por seu papel em Hebe. (Estadão)

Chega às livrarias no próximo dia 20 o novo romance de Don DeLillo — por enquanto ainda não traduzido. Se chama The Silence. O Silêncio. Durante um domingo de Super Bowl, o de 2022, cinco conhecidos jantam quando as telas do mundo se apagam e as conexões digitais que nos unem deixam de funcionar. O abrupto desaparecimento do digital em nossas vidas atiça uma conversa.

Aliás… DeLillo é entrevistado do New York Times em sua edição de hoje. “A tecnologia mudou como pensamos, falamos. Tudo era diferente antes desse avanço abrupto. Pensamos de forma menos meditativa, de um jeito mais instantâneo. Não uso celular porque prefiro pensar do jeito tradicional. Me ajuda a concentrar na página. Não acho que seja uma degradação. É como as coisas acontecem. É uma forma de progresso. Este é o caminho da tecnologia. Não tenho nostalgia pelos tempos de antes do computador. Aceito o que temos e, de muitas maneiras, me impressiono com tudo.”

ECONOMIA

O Brasil é o país que mais aumentou seu gasto público em uma década. De 2008, ano de crise financeira global, até 2019, a despesa conjunta de União, estados e municípios avançou de 29,5% para 41% do PIB. O crescimento foi principalmente movido pelos gastos com aposentadorias, que se comparam aos de países ricos com população bem mais idosa. Também se destacam as despesas com o funcionalismo: ultrapassam o patamar de 13% do PIB, só superado na Arábia Saudita e na África do Sul. O Brasil ostenta hoje o maior aparato estatal fora da Europa —e muito superior ao de qualquer um dos principais emergentes com dados disponíveis. (Folha)

A inadimplência no Brasil tem caído em meio à pandemia. Em julho, o número de empresas com dívidas em atraso recuou para o menor nível no ano, enquanto 2,5 milhões renegociaram as contas. Segundo especialistas, esse quadro surpreendente é resultado direto do auxílio emergencial, dos programas de socorro às empresas e também da taxa de juros no piso histórico, o que permitiu um forte movimento de renegociação de dívidas por parte dos bancos. (Estadão)

A OCDE preparou um acordo para a criação de uma taxa global sobre multinacionais que pode gerar US$ 100 bilhões em receitas fiscais extras. O projeto tem como objetivo garantir que as multinacionais — incluindo big techs e empresas de bens de luxo — paguem impostos sobre os lucros onde operam e não possam transferi-los para paraísos fiscais. Os aspetos técnicos já foram aprovados pelos mais de 135 países membros. Agora, só falta um acordo político em torno de alguns pontos para colocá-los em vigor em 2021. Para a ODCE, um fracasso na aprovação provavelmente resultaria em guerras comerciais que custariam 1% da receita nacional global. (Financial Times)

Por falar em OCDE… Os países do grupo somam 48,4 milhões de desempregados. A taxa de desemprego caiu para 7,4% em agosto, mas continua 2,2% acima do nível de fevereiro, período pré-pandemia. Nos EUA, o nível de desemprego é o dobro do de antes da pandemia. E na zona do euro, as pessoas sem emprego continuam em alta, alcançando em agosto 13,1 milhões. (Valor)

Aliás… Na Europa, a segunda onda que toma a região já tem diminuído as esperanças de uma recuperação. O economista-chefe do Banco Central Europeu alertou que os países podem não se recuperar até 2022. (New York Times)

Em dia de feriado por aqui, no qual o Ibovespa ficou fechado, as big techs voltaram a disparar na Bolsa americana. Assim, o S&P 500 fechou em +1,6% e o Dow Jones em +0,9%. Com essas altas, os índices americanos recuperaram as quedas de setembro, mês marcado pelo forte recuo nos papéis do setor.

Na Ásia, os índices fecharam sem uma direção clara. O Nikkei japonês ficou em +0,18% e o Shanghai chinês em +0,04%. Enquanto o Hang Seng de Hong Kong em -0,21% e o Kospi coreano em -0,02%. Na Europa, abriram em queda com o receio do mercado com a segunda onda de casos na região. Pela manhã, o DAX alemão estava em -0,24%, o FTSE 100 inglês em -0,29% e o CAC 40 francês em -0,27%.

VIVER

Foram registradas 203 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 150.709 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias foi de 562, uma variação de -19% em relação aos dados registrados em 14 dias. Essa é a média mais baixa registrada desde o dia 9 de maio. Apenas um estado apresenta indicativo de alta de mortes: Acre. Em casos confirmados, 5.102.603 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 8.624 desses confirmados no último dia.

A Johnson & Johnson’s pausou os testes da sua vacina após um voluntário desenvolver uma doença inexplicada. Segundo a Anvisa, a vacina Ad26.COV2.S teria sete mil participantes no Brasil para os testes da fase três.

Então… Mais de 70% da população de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife querem que a vacina contra a Covid-19 seja obrigatória. Segundo o Datafolha, 75% dos entrevistados afirmaram que pretendem se vacinar tão logo seja possível. Aqueles com renda familiar acima de 10 salários mínimos, no entanto, mostraram menos predisposição para a vacinação do que os que têm renda de até dois salários.

A cidade de São Paulo entrou, desde sábado (10), na fase verde. Isso significa liberação de cinemas, museus, teatros e eventos.

Mas… Apesar de uma queda no número de mortes e casos pelo país, a OMS alertou que os números no Brasil ainda estão muito altos.

Ontem marcou o 168º dia seguido que a média móvel diária brasileira de mortes está acima dos 300 óbitos. Esse valor só foi alcançado por dez países — e freado rapidamente pela maioria deles. Por aqui, essa marca foi atingida em 28 de abril e, desde então, nunca mais saiu desse patamar. O único país em situação pior são os EUA, que registraram números parecidos um mês antes e ainda mantêm índices elevados de óbitos pela doença.

Aliás… Donald Trump tuitou que está imune ao novo coronavírus e não poderia espalhá-lo. O Twitter, no entanto, rotulou sua postagem como “enganosa e potencialmente prejudicial”.

Enquanto na Europa, os casos continuam em alta. A França expandiu suas restrições para mais cidades. E no Reino Unido, hospitais de campanha vão ser reativados e bares e academias vão voltar a serem fechados em áreas consideradas de risco, como a cidade de Liverpool.

Uso de máscaras, lugares marcados por uma rosa vermelha e duas pessoas por banco. Foi assim a missa de ontem na Basílica de Aparecida em comemoração à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Pouco mais de mil fieis participaram — um número bem baixo, não visto há 46 anos. Antes do fim da missa, toda a igreja fez um minuto de silêncio pelas mais de 150 mil vítimas. Em fotos.

O feriado, no entanto, foi marcado por praias lotadas, banhistas sem máscaras e descumprindo recomendações das autoridades de saúde e legislações locais.

Hora de Panelinha no Meio. A cor intensa desses alimentos deixa a mesa ainda mais bonita. Os alimentos cor de vinho inspiram duas receitas incríveis e muito, mas muito práticas. O macarrão roxo de beterraba assada parece prato de restaurante, de tão bonito que fica. Mas não poderia ser mais fácil de preparar. A beterraba, assada e batida com um pouco da água do cozimento, vira o molho que tinge a massa. A ricota e o endro completam o sabor do prato. Para finalizar, o crumble de uva com maçã. Experimente essa sobremesa uma vez e ela vai virar favorita da casa! Sirva com creme batido ou creme inglês em um jantar especial.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *