14 Out 2019

Bolsonarismo cinde em dois

A primeira edição brasileira do CPAC, o congresso conservador americano criado em 1973, na esteira da renúncia do então presidente Richard Nixon, ocorreu entre sexta e sábado no Hotel Transamerica, de São Paulo, e serviu de veículo para que o deputado federal Eduardo Bolsonaro fosse indicado como sucessor político do pai. Nenhum de seus dois irmãos políticos, tampouco o próprio presidente Jair Bolsonaro, foram, observa o jornalista Fábio Zanini, que vem se especializando na cobertura da nova direita. Mas estavam lá os principais influenciadores de mídias sociais do núcleo bolsonarista, assim como os ministros mais alinhados com seu discurso — o chanceler Ernesto Araújo, Damares Alves (Direitos Humanos), Abraham Weintraub (Educação) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil). O filho zero três, porém, foi a estrela. Serviu de mestre de cerimônias, foi chamado em coro de ‘mitinho’, distribuiu autógrafos e bateu inúmeras selfies. (Folha)

O tom geral dos discursos foi de ataque à esquerda, deslegitimização de todos os opositores. “Não podemos subestimar o cão”, afirmou a ministra Damares Alves. “Diferentemente de nós, que temos como motivação a fraternidade, a paz, a prosperidade, as famílias seguras, eles têm outras motivações. E uma delas é encher o bolso de dinheiro.” Seu colega da Educação foi além, conta Rafael Cariello. “Você não morre de Aids, você morre de tuberculose. Você tem a doença oportunista, e você tem a Aids. Ninguém começa no crack, você começa na maconha. Quem abriu a porta para o Lula entrar foi o Fernando Henrique.” (Piauí)

O clima de festa não disfarçou que há uma crise instalada nesta nova direita. Bolsonaro — o pai — pediu formalmente uma auditoria das contas de seu partido, o PSL. O presidente está em guerra declarada com Luciano Bivar, que comanda a legenda. Só em 2019, o PSL deverá receber R$ 110 milhões do fundo partidário e é Bivar quem controla o dinheiro. Em resposta, o partido afirmou que pedirá também sua auditoria — mas das contas da campanha que elegeu Bolsonaro para o Planalto. (G1)

Não ficou só nisso. Um grupo de deputados do PSL quer auditar também, de acordo com o Painel, os gastos com o CPAC, que foi paga com recursos do fundo partidário e, segundo eles, custou mais de R$ 1 milhão. A conferência foi organizada pelo deputado celebrado Eduardo Bolsonaro. (Folha)

O racha ocorre também na base midiática do governo. Inúmeros influenciadores digitais conservadores vêm se afastando dos governistas. Um deles, o jornalista Felipe Moura Brasil, diretor da Jovem Pan, publicou na Crusoé de sexta-feira uma longa reportagem sobre a ação da milícia virtual bolsonarista. Ele acusa um grupo, que seria liderado pelo assessor do presidente Filipe Martins e teria entre seus membros o blogueiro Allan dos Santos e o youtubber Bernardo Kuster, de se organizar via WhatsApp para ataques a pessoas específicas. Foi o caso, por exemplo, do ministro derrubado Carlos Alberto dos Santos Cruz. Moura Brasil os chama de ‘blogueiros de crachá’, já que muitos têm cargos na máquina pública. (Crusoé)

E… Enquanto Eduardo estava sob os holofotes da CPAC, seu irmão Carlos batia boca com o líder do PSL no Senado, Major Olímpio, via Twitter. “No hospital, após a facada, o tal Major Olímpio chorou em frente a meu pai, que me determinou foco primordial na eleição do tal. Hoje, este senhor diz absurdos sobre o trabalho que exerço”, se queixou Carlos. “És um bobo da corte!” O senador respondeu. “É compreensível a sua baixaria e desespero em defesa do seu irmão”, comentou, se referindo ao zero um, Flávio, envolvido no caso da rachadinha. O bolsonarismo cindiu em dois. (Twitter)

Enquanto corria a CPAC, no Brasil, a nova direita mundial sofria mais uma difícil derrota. A oposição de centro-esquerda liderada pelo cientista político Gergely Karácsony venceu as eleições para a prefeitura de Budapeste, a capital húngara. É a primeira derrota eleitoral relevante dos nacionalistas anti-europeus desde que assumiu o governo o primeiro-ministro Viktor Orbán, em 2010. O voto vem pouco mais de um mês após o italiano Matteo Salvini ser driblado em sua tentativa de chegar ao poder, e na esteira da derrota judicial do premiê britânico Boris Johnson e do início do processo de impeachment de Donald Trump. Junto com Bolsonaro, formam o quarteto da nova direita. (Guardian)

O exército sírio, por ordens do ditador Bashar al-Assad, está rumando ao norte do país para a defesa da população curda. Desde que o presidente americano Donald Trump deu ordens de retirada das tropas alocadas na região, a Turquia invadiu e iniciou um massacre. Na falta de seus tradicionais aliados americanos, os curdos apelaram para Assad. (New York Times)

Conforme fechava esta edição, a Real Academia Sueca de Ciências anunciou que o indiano Abhijit Banerjee, a francesa Esther Duflo e o americano Michael Kremer são os vencedores do Prêmio Nobel de Economia. Os três estão na equipe do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab, ou J-PAL, um centro global de pesquisa para o combate à miséria. O objetivo é criar propostas de políticas públicas baseadas em evidências para redução do problema. De acordo com o comitê do Nobel, o trio é responsável pela criação de um novo campo de estudos, a Economia do Desenvolvimento.

COMECE O DIA COM TODO GÁS

Três maneiras de aumentar seu desempenho no trabalho, de acordo com um especialista em sono. Os estudos de pesquisa apoiam o que você sabia intuitivamente o tempo todo, mas ignorou. Você já pensou que talvez sua privação de sono (mesmo que você possa funcionar bem) esteja afetando seu desempenho a curto prazo e a saúde a longo prazo? A ciência pode provar isso. As consequências estão bem documentadas – obesidade, doenças cardíacas, diabetes e pressão alta. Pouco sono também pode afetar negativamente o apetite e o desejo sexual. Mas aqui é aqui o ponto principal. O desempenho imediato no trabalho, a capacidade de resolver problemas e a inteligência emocional diminuem significativamente em comparação com as pessoas que dormem o suficiente. Pesquisa liderada pelo Dr. Mathias Basner, professor associado do departamento de psiquiatria da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia, mostrou que, com seis horas de sono por noite, você atingirá níveis de declínio cognitivo semelhantes aos que não dormem uma noite inteira após 10 a 12 dias e, às quatro horas por noite, atingirá esse nível após cinco a sete dias. O cérebro, enquanto dorme, desempenha funções críticas, incluindo processamento emocional e triagem de informações. Basner compartilhou que uma das teorias mais quentes no momento é que o sono permite a plasticidade do cérebro, ou seja, a capacidade do cérebro de modificar suas conexões de rede neural ou, em outras palavras: se reconectar. Se a plasticidade do cérebro for prejudicada, você terá menor capacidade de foco, problemas de memória, instabilidades emocionais mais altas e a lista continua…

Um aplicativo que reúne compositores e cientistas que criam músicas para ajudá-lo a se concentrar e realizar o trabalho. É o Brain FM e funciona por meio de uma inteligência artificial que compõe músicas para concentração, meditação e para dormir. Faz mais do que bloquear o ruído. Segundo o Business Insider, a música projetada para o Brain.fm ajuda a manter o foco na tarefa durante todo o dia de trabalho. Disponível para iPhone e Android, oferece cinco sessões de foco gratuitas. Depois disso, você precisará pagar uma mensalidade. A inscrição permite sessões de foco ilimitadas e acesso offline.

De uma caminhada curta  até simplesmente desligar o telefone, 10 estratégias que você pode praticar para manter o foco. A treinadora de produtividade e especialista em ADD/ADHD, Susan Lasky, deu alguns conselhos para quando você começa a perder o controle.

VIVER

Novas informações sobre o caso Marielle Franco. Policiais da Delegacia de Homicídios do Rio perderam “imagens relevantes” que possibilitariam a identificação dos assassinos da vereadora e do motorista Anderson Gomes, registradas cerca de três horas antes do atentado ocorrido em 14 de março de 2018. A informação foi confirmada por fontes ligadas à investigação conduzida pelo órgão da Polícia Civil do Rio. O material possibilitaria a identificação dos ocupantes do Cobalt prata. Um dos erros relatados pelo delegado consistiu na obtenção do material: os agentes pegavam as imagens de casas comerciais instaladas no trajeto e salvavam em pendrives. Porém, ao chegar no setor da DH responsável por analisar as imagens, o arquivo não podia ser acessado, pois fora salvo em “formato errado”.

No dia 10 de outubro, outra reportagem do Uol levantou  que o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, acusado de participar dos assassinatos, abriu uma empresa que nunca saiu do papel, cujo endereço corresponde ao de um terreno de 2,8 mil metros quadrados da Prefeitura do Rio de Janeiro. A área pública no centro da cidade fica apenas a 600 metros, ou sete minutos de caminhada, do local do atentado. Após publicação, a Prefeitura do Rio negou que tenha concedido o terreno ao ex-PM ou à empresa dele.

A origem do óleo no Nordeste tem “assinatura venezuelana”, mas origem ainda é desconhecida. Apontada como uma hipótese, a circulação de navios fantasmas petroleiros pelo Atlântico pode ser motivada pelas sanções econômicas dos Estados Unidos à Venezuela, segundo especialistas. Coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo, Alberto Pfeifer diz que as sanções americanas à Venezuela e a países que comercializem com ela “podem estar estimulando a marginalidade”. Os navios fantasmas costumam usar rotas menos conhecidas. Com isso, ficam mais vulneráveis a contratempos. Um eventual derramamento de óleo pode ocorrer por acidente ou pelo descarte de mercadoria irregular para evitar flagrantes. Segundo o especialista venezuelano Rafael Villa, do Instituto de Relações Internacionais da USP, o tráfico de combustível é uma das cinco atividades ilícitas mais lucrativas, atrás de drogas, armas, pessoas e animais.

Milhares de fiéis e membros do clero lotaram a Praça de São Pedro, onde o Papa Francisco canonizou na manhã de ontem a beata baiana Maria Dulce Lopes (1914-1992), Irmã Dulce , que agora já é Santa Dulce dos Pobres. Também foram canonizados outros quatro beatos: John Henry Newman, Giuseppina Vannini, Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan e Margherite Bays. Veja fotos da primeira santa brasileira (O Globo).

O que a vida de Irmã Dulce ensina sobre História do Brasil: explosão demográfica e agonia econômica multiplicaram os miseráveis na Bahia no século XX. “Se o Vaticano reconheceu dois milagres atribuídos a ela, na Bahia a fama de santidade desta mulher de 1,48 metro de altura e saúde frágil, adquirida em vida, não estava ligada a feitos sobrenaturais, mas ao fato de ela ter deixado penetrar no próprio coração a angústia dos desvalidos”. (Buzzfeed)

CULTURA

A SPFW iniciou sua a 48ª edição. Apenas 26 marcas e estilistas devem cruzar as passarelas do evento paulistano. Será uma edição mais enxuta, mas com discursos globais da moda atualizados.

COTIDIANO DIGITAL

Um dos games jogados coletivamente mais populares do mundo, Fortnite saiu ontem do ar. Um meteoro que figurava estático no céu do jogo desde o início da atual temporada lentamente desceu fazendo explodir todo o cenário. Usuários que conseguem entrar encontram apenas um buraco negro na tela desde então. O evento, registrado em vídeo — assista — está mobilizando milhões de jogadores em todo o mundo. A expectativa é de que, quando voltar do ar, haverá uma nova temporada e um mapa diferente.

Falta de clareza regulatória fizeram com que Visa, Mastercard, eBay, Mercado Pago e Stripe deixassem a Associação Libra. A primeira reunião do conselho da criptomoeda, que o Facebook deseja implementar, vai acontecer no próximo dia 14, em Genebra. Na semana passada, a PayPal tinha tomado a mesma decisão.

Fonte: @Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *