16 Jul 2019

Dodge deve se manifestar em favor da Lava Jato numa PGR dividida

A Procuradora Geral da República Raquel Dodge receberá, hoje, o coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. O objetivo é discutir o impacto dos vazamentos que vêm ocorrendo até agora. Ao final, ela deve fazer uma manifestação pública a favor da operação. (Folha)

Só que nem tudo é paz no seu arredor. O coordenador da Lava Jato dentro da PGR, José Alfredo de Paula, pediu exoneração do cargo. Ele, que é um dos principais auxiliares de Dodge, fica até sexta-feira. Está irritado com a lentidão imposta por ela às investigações. A delação premiada do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, está assinada, porém não sai do gabinete desde janeiro e não pode ser homologada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo. A delação atinge políticos e membros do Judiciário. Mas Dodge quer ser reencaminhada ao cargo — e depende de alguns destes políticos. (Globo)

Então… Mais um vazamento indica como o procurador Deltan Dallagnol lidava com a fama adquirida. Da Federação das Indústrias do Ceará, exigiu que lhe custeasse passagem e hospedagem para toda família no Beach Park, além de cobrar por volta de R$ 30 mil, por uma palestra sobre combate à corrupção, em 2017. Depois incentivou o então juiz Sérgio Moro a aceitar também um convite da entidade. “Pedi pra pagarem passagens pra mim e família e estadia no Beach Park”, ele escreveu no Telegram. “Além disso, eles pagaram um valor significativo.” Com Moro, Deltan também celebrou que o Conselho Nacional do Ministério Público arquivou os questionamentos sobre suas palestras. “As duas corregedorias”, afirmou, “arquivaram os questionamentos sobre minhas palestras dizendo que são plenamente regulares.” (Folha)

A PGR está dividida. Dodge pode receber Dallagnol, hoje. Mas, ontem, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão lançou nota pública defendendo a Vaza Jato. De acordo com o texto, a ilegalidade da obtenção das mensagens não é obstáculo para sua publicação pela imprensa. “A vedação constitucional à censura e o regime de proteção à liberdade de informação”, segue, “tornam ilícita qualquer tentativa de represália aos meios de comunicação que participam das publicações.” Para a procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, no limite uma represália aos jornalistas por parte do Estado pode configurar crime. Por isso, se há investigação de jornalistas do Intercept, é obrigação informar. Em PDF.

Este é um debate com fim próximo. O jogo de gato e rato que o Coaf vem tocando para evitar responder se o jornalista Glenn Greenwald está sendo investigado a pedidos da Polícia Federal está para acabar. O presidente do Supremo, José Antonio Dias Toffoli, requereu ao Ministério da Economia que informe se o conselho trabalha no caso e, ao Ministério da Justiça, que a PF comunique se fez algum pedido. O prazo é de cinco dias. (UOL)

Aliás… Segundo Mônica Bergamo, no Twitter, o Intercept recebeu informação de que a Polícia Federal deve prender um suspeito de ser o hacker da Vaza Jato esta semana.

Enquanto isso… O ex-procurador italiano Gherardo Colombo, um dos responsáveis pela operação Mãos Limpas, se mostrou desconfortável com a proximidade entre o juiz Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato. Em entrevista ao repórter Vinicius Konchinski, Colombo argumentou que, como sua versão brasileira, a Mãos Limpas também foi acusada de abuso das prisões temporárias e delações premiadas, assim como de manipular a imprensa. Mas de proximidade entre procuradores e juiz, não. “Um juiz só pode se comunicar com um procurador formalmente”, ele afirmou, “por meio de documentos oficiais.” Para ele, uma diferença marcante na estrutura da Justiça italiana facilita este processo. Lá, um juiz é responsável pela instrução do caso — é quem autoriza mandados de busca e apreensão, assim como prisões. Quem julga, porém, é outro. No sistema brasileiro, o mesmo juiz faz os dois papeis. “Se as regras sobre imparcialidade não são seguidas, a Justiça não pode ser justa”, disse. “Dois juízes diferentes garantem maior imparcialidade.” (UOL)

A senadora Simone Tebet, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, avalia que a Casa deve aprovar a reforma da Previdência em 60 dias. Lá, a maioria de dois terços exige o voto de 49 parlamentares. A previsão é de que os deputados analisem a proposta em segundo turno entre 6 e 8 de agosto. O Senado teria, portanto, até o fim de setembro. (G1)

Diga-se… O relator da reforma no Senado é o tucano Tasso Jereissati. Ele está trabalhando para incluir estados e municípios na proposta. (Jornal Nacional)

Estadão pede hoje, em editorial, que o Senado não aprove a indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada em Washington. “Não faz nenhum sentido que o Brasil, com uma tradição diplomática do mais alto nível, deixe a embaixada em Washington nas mãos de um amador, por mero capricho familiar.”

O vice-presidente Hamilton Mourão está preocupado com a política ambiental de seu governo. “Não adianta negar, o clima mudou”, afirmou a um grupo de jornalistas estrangeiros. “Temos que entender essa mudança climática e o papel do Brasil para o resto do mundo face o enorme território que temos e a presença da floresta Amazônica.” (BR18)

HEALTHTECH

A startup brasileira CucoHealth tenta resolver um problema sério, porém comum: pacientes crônicos esquecem de tomar remédios, e pioram. Quando simplesmente não os abandonam. O app usa técnicas de games, com prêmios frequentes, enquanto vai avisando da hora dos remédios. O objetivo é seduzir e engajar, para que o tratamento siga. Única startup latino-americana selecionada para o Apple Entrepreneur Camp, também foi selecionada pelo movimento 100 Open Startups.

Não é óbvio, mas há imenso espaço para startups ligadas a remédios. A americana Nurx manda entregar receitas para quem vive longe do médico ou num ambiente onde certo consumo é culturalmente delicado. Começaram com receitas de contraceptivos, de lá seguiram para o coquetel de quem está exposto ao risco de HIV, e emendaram para a pílula do dia seguinte. Esta semana, começou a oferecer também kits para testar em casa a presença de doenças sexualmente transmissíveis.

A Microsoft se juntou à rede de saúde americana Providence St Joseph para criar, em Seattle, o hospital do futuro. O objetivo por trás do conceito começa por repensar como são organizados e armazenados os dados dos pacientes. É para que os médicos achem mais rápido o que buscam. Estão buscando também relacionamentos diretos com as principais empresas da cidade para costurar planos que reduzam o custo de internações. “Apple, Google e Amazon têm suas forças”, afirmou o CEO da cadeia de hospitais, Rod Hochman, “mas eu faria a distinção de que a Microsoft não está tentando oferecer cuidados médicos sozinha. Eles querem entrar no negócio da saúde para melhorar seus modelos.”

O governo britânico autorizou a Amazon a começar a oferecer informação de saúde através de sua assistente digital, Alexa. As caixas de som inteligentes da companhia se basearão no banco de dados do sistema público de saúde, NHS, e o objetivo é que respondam a perguntas simples dos usuários tipo ‘como se cura uma dor de enxaqueca?’

CULTURA

Encontrados três roteiros inéditos e incompletos de Stanley Kubrick. Eles estavam nos Arquivos de Kubrick, guardados na Universidade das Artes da capital britânica, e surgiram surpreendentemente do meio de todo o material. “São fragmentos incompletos que giram em torno aos mesmos assuntos centrais: o casamento, o ciúme e o adultério. E coincidem no tempo com a relação que o diretor manteve durante os anos cinquenta com a atriz e bailarina de origem austríaca Ruth Sobotka, que chegou a ser sua segunda esposa, ainda que o casamento tenha durado só dois anos, de 1955 a 1957. O mais longo dos três tem o título de The Married Man (O Homem Casado): são 35 páginas datilografadas de um roteiro com inúmeras anotações e páginas extras escritas a mão”. Os outros, esboços de projetos que mal começavam a ser construídos, são The Perfect Marriage (O Casamento Perfeito) e Jealousy (Ciúmes).

Quem é Lashana Lynch, atriz que pode ser a nova 007 em filme de James Bond. Produção deve chegar aos cinemas em 2020.

O mercado fonográfico passa por profundas mudanças há tempos. E esse foi um processo especialmente difícil para as gravadoras, que, por um período, tentaram entender como proceder diante do avanço digital e da queda das vendas físicas. As companhias, no entanto, se deram conta que era preciso se reinventar. A Universal Music, por exemplo, acaba de estrear uma plataforma de vendas diretas ao consumidor.

VIVER

Uma fábrica de carros falsificados das marcas Ferrari e Lamborghini foi descoberta ontem em Santa Catarina. Oito réplicas foram apreendidas pela Polícia Civil. Os carros eram montados por encomenda, custavam cerca de 8% do valor dos originais, tinham venda divulgada pelas redes sociais e atendiam todo o país. Veja fotos. As próprias marcas entraram em contato com a Polícia Civil e fizeram a denúncia.

Galeria: A fotografia e a ciência há muito tempo andam juntas moldando a maneira como vemos o mundo. É o que mostra Marvin Heiferman no livro Seeing Science. A história por trás de Earthrise, uma das mais conhecidas e reproduzidas fotografias científicas do mundo está lá. Foi um acaso. Depois de três dias de viagem, a espaçonave americana Apollo 8 estava em sua quarta órbita ao redor da lua. Durante o breve tempo em que as janelas se afastaram da superfície lunar, o astronauta William Anders, com uma câmera Hasselblad, capturou uma visão espetacular: a ascensão da Terra acima da superfície da lua.

Duas pontes da Transamazônica (BR-230) em Placas, a 1.080 km a oeste de Belém (PA), foram queimadas ontem por pessoas ligadas à exploração ilegal de madeira em retaliação a uma operação de fiscalização do Ibama. Imagens que circulam nas redes sociais mostraram grupos bloqueando a rodovia nos dois sentidos, praticamente isolando o acesso a Placas, de cerca de 30 mil habitantes. Para queimar a ponte, foram usados pneus e madeira.

COTIDIANO DIGITAL

Começa a funcionar hoje a lista Não Me Perturbe da Anatel. Quem não quiser mais receber telefonemas de telemarketing inscreve seu nome, CPF e número, escolhe para quais operadoras de telecomunicações deseja o bloqueio, e pronto. O site já está no ar. Há um prazo de 30 dias mas, após isso, telefonemas para venda estão proibidos. As prestadoras que descumprirem a regra estão sujeitas a uma multa de R$ 50 milhões.

Entra em circulação em 2021 a nova nota de £50. Nela estará o matemático Alan Turing, pai do computador. Turing, que com seu primeiro computador quebrou o segredo da Enigma, máquina que codificava as mensagens nazistas, de herói nacional britânico foi condenado à castração química por ser homossexual. Nos anos 1950, para os ingleses, era ainda crime. Matou-se — ou, alguns defendem, envenenou-se acidentalmente ao comer uma maçã embebida em cianeto. (Branca de Neve era seu conto de fadas favorito.) Perdoado postumamente pela rainha em 2013, agora vira um dos rostos selecionados na moeda nacional.

Fonte: @Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *