17 de Julho de 2020

COTIDIANO DIGITAL

Depois da Claro, é a vez da Telefônica ativar o 5G no país. A partir de 24 de julho, a rede estará disponível em bairros de oito cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre. A conexão também será feita aproveitando as frequências hoje destinadas ao 4G.

O FBI abriu investigação contra o ataque hacker no Twitter. Os temores de que a vulnerabilidade do sistema possa representar riscos mais amplos para a segurança internacional são crescentes. O Twitter acredita que a invasão das contas de celebridades foi feita por meio de funcionários que tinham acesso aos sistemas e ferramentas internas, mas não disse como eles teriam agido.

As big techs e veículos de notícias estão se juntando para conter a disseminação de fake news durante as eleições americanas. O Project Origin inclui Twitter, Facebook, Microsoft, Google, BBC, New York Times, Washington Post, entre outros. Um mês antes das eleições, o projeto vai colocar marcas d’água digitais em conteúdos originais que avisam automaticamente se a mídia foi manipulada ou falsificada.

Por falar nas big techs… A Europa deu mais um passo contra elas. A Justiça europeia anulou o acordo sobre a transferência de dados pessoais entre a UE e os EUA, conhecido como Privacy Shield. Assim, Google e Facebook, por exemplo, que guardam os seus dados nas suas matrizes americanas, deixam de ter livre acesso a informações de usuários europeus.

CULTURA

O arquiteto Gian Carlo Gasperini morreu aos 93 anos na noite de quarta-feira após complicações causadas por uma pneumonia. Ele é autor de algumas das obras mais importantes de São Paulo.

Bully. Covarde. Vítima. A História de Roy Cohn. Ivy Meeropol, neta do advogado que apadrinhou Donald J. Trump – o “mais duro, cruel, leal, vil e brilhante da América”, segundo a Esquire – dirige este documentário. Roy Cohn ajudou a mandar os avós de Ivy, Julius e Ethel Rosenberg, para a cadeira elétrica. Eles foram declarados culpados de espionagem em 1951 por supostamente entregar planos da bomba atômica para a União Soviética. O filme acompanha a longa carreira de Roy, sua posterior ascensão ao poder em Nova York e sua relação pessoal e profissional com Donald Trump. Disponível na HBO Go.

       VIVER

O Brasil registrou 1.299 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 76.822 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.081 óbitos, uma variação de 6% em relação aos dados registrados em 14 dias. É a maior média móvel da pandemia pelo 4º dia. Com mais 43.829 casos confirmados, já são 2.014.738 brasileiros com o novo coronavírus. (G1)

A “média móvel de 7 dias” faz um cálculo do número de mortes entre o dia em curso e os seis anteriores. Ela é comparada com a média de 14 dias antes para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados.

Sobre os Estados nas duas últimas semanas, levando em conta a média de mortes dos últimos 7 dias. Subindo: PR, RS, SC, MG, DF, GO, MS, MT, RO e TO. Em estabilidade: SP, PA, AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI e SE. Em queda: ES, RJ, AC, AM, AP, RR e RN. (G1)

Resultados preliminares de um estudo liderado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, associaram o uso da hidroxicloroquina à piora do quadro e morte pela Covid-19 em 1,5 mil pacientes com a doença. Os ensaios fazem parte do conjunto de ensaios clínicos “Recovery”, que analisa vários remédios para a Covid-19 em 11 mil pacientes britânicos. Segundo o estudo, que ainda não passou por revisão de outros cientistas (a chamada “revisão por pares”), a hidroxicloroquina não reduziu a mortalidade e foi associada a períodos de internação mais longos e risco aumentado de morte ou necessidade de ventilação mecânica para o paciente.

Enquanto isso, pesquisadores tentam achar substâncias que ao menos auxiliem na aceleração do tratamento. Um estudo apontou que a cannabis, por meio de um derivado da maconha, o CBD (canabidiol), é vantajoso quando usado para combater os sintomas da doença. Foi realizado pelos pesquisadores da Augusta University, na Geórgia.

Por falar em tratamentos, uma lista atualizada, incluindo alguns dos mais promissores e potencialmente prejudiciais. Nos EUA, a FDA não regulamentou totalmente nenhum tratamento específico, mas autorizou o uso emergencial a alguns. Para verificar o status atual do desenvolvimento da vacina, consulte o Rastreador de Vacinas contra Coronavírus, ferramenta criada pelo NYT.

Sobre a imunidade contra a Covid-19, um estudo publicado na Nature indica que ela pode ser duradoura. Células T, responsáveis por parte da resposta imune do corpo, ‘guardam’ marcadores para a Sars de 2003, apontando uma possível imunidade a longo prazo também para o Sars-CoV-2.

Pois é… O Brasil e outros 74 países apresentaram uma manifestação oficial de interesse em participar do programa de financiamento chamado COVAX Facility, um mecanismo projetado para garantir, futuramente, acesso rápido e equitativo global às vacinas contra o novo coronavírus. Todos terão que custear as doses, quando com seus próprios orçamentos de finanças públicas.

Sete em cada 10 pessoas não tiveram qualquer tipo de informação ou contato com parente encarcerado no estado de São Paulo ao longo da pandemia do novo coronavírus. Entre os que conseguiram alguma comunicação, 27,1% disseram que foi por carta, 7,3% por advogado e outros 2,1% por assistente social ou prisional. Ainda assim, os relatos mostram que as correspondências muitas vezes não chegam ou demoram a chegar. A pesquisa é do Núcleo de Estudos da Burocracia da FGV em parceria com a Associação de Familiares e Amigos de Presos e Presas. De acordo com dados mais recentes do Departamento Penitenciário Nacional, 6.218 pessoas em privação de liberdade foram infectadas. Há outros 2.015 casos suspeitos e 66 óbitos causados pela doença.

E as fotos mais próximas já tiradas da superfície do Sol foram reveladas por uma sonda solar construída pela Agência Espacial Europeia e a Nasa. As imagens mostram uma paisagem repleta de milhares de minúsculas chamas solares, que os cientistas chamaram de “fogueiras”, dando indicativos sobre o calor extremo da parte mais externa de sua atmosfera.

ECONOMIA

Mais da metade das empresas que fecharam temporariamente durante a quarentena não vai voltar a abrir. Na primeira quinzena de junho, das 1,3 milhão de empresas que estavam com atividades encerradas, 716 mil não voltaram à ativa, segundo o IBGE. A maioria é de pequeno porte. Quatro em cada dez empresas que paralisaram atividades nesse período o fizeram por conta da pandemia. Cerca de um terço delas demitiram funcionários e só 12,7% tiveram acesso ao crédito emergencial. Ainda entre as 2,74 milhões de empresas que permaneceram em funcionamento no período, 34,6% demitiram. (Globo)

Pois é… A confiança dos consumidores está abalada e deve tornar a recuperação mais lenta. A maioria dos brasileiros é contrária à reabertura do comércio, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mesmo abertos, os comércios estão sofrendo com as vendas. Segundo a pesquisa, o consumidor está mais convencido de que rotina pós quarentena será diferente do que era antes. (Folha)

Um estudo da London School of Economics e do Planet Tracker mostra que 34% dos títulos soberanos brasileiros estão expostos a uma intensificação das políticas climáticas e anti-desmatamento. Segundo o estudo, os critérios de sustentabilidade das agências de classificação de crédito estão ficando mais rígidos, e o Brasil e a Argentina, por serem os países mais dependentes de capital natural para suas exportações, são os que mais têm a perder. (Exame)

Por decreto, o governo quer regularizar 97 mil propriedades na Amazônia baseado apenas em sistemas de informação e vistoria a distância. O argumento é de que é difícil punir o responsável pelo desmatamento quando não se sabe quem é o dono da terra. A proposta é defendida pelo agronegócio, mas para o MPF e ambientalistas, o decreto premia grileiros de terras. (Estadão).

A queda inesperada do varejo na China derrubou as Bolsas. O Ibovespa fechou em -1,22%, mas ainda manteve o patamar de 100 mil pontos. Em Nova York, o S&P 500 ficou em -0,34% e o Dow Jones em -0,50%. Mas o avanço do PIB chinês no segundo trimestre levou o dólar mais uma vez na direção contrária, que caiu para R$ 5,32.

Na Ásia, com exceção do Nikkei japonês, que fechou em -0,32%, os índices ficaram em alta com a expectativa de novos pacotes de estímulos pelo mundo. Shanghai ficou em +0,13%, Hong Kong em +0,47% e o Kospi coreano em +0,80%. Enquanto na Europa, os índices abriram sem uma direção clara em meio ao aumento de casos globais do novo coronavírus. Pela manhã, o DAX alemão estava em +0,16%, o FTSE 100 inglês em +0,19% e o CAC 40 francês em -0,39%.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *