21 de Janeiro de 2021

VIVER

Com a traprova do Enem, marcada para o próximo domingo, seja adiada. A juíza Marisa Claudia Gonçalvez Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de SP, determinou, porém, que todos os candidatos impedidos de fazer a primeira prova por superlotação das salas tem o direito à reaplicação da prova nos dias 23 e 24 de fevereiro. As datas já estavam marcadas para atender, por exemplo, aos estudantes do Amazonas, cuja prova foi suspensa pelo governo local, e para quem teve diagnóstico comprovado de Covid-19. Segundo o Inep, mais de oito mil candidatos já pediram a reaplicação.

Panelinha no Meio. Já que está todo mundo falando na Índia, vamos trazer uma receita inspirada na milenar culinária do país: o arroz indiano. Arroz integral caprichado no curry com cubos dourados de carne (ok, não tão indiano assim) que vão dar ao seu jantar um ar do Oriente.

CULTURA

Lady Gaga soltou a voz no Hino Nacional, J-Lo fez um medley, mas quem roubou a cena artística na posse de Joe Biden foi uma jovem negra de 22 anos, a poeta Amanda Gorman. A leitura de uma poesia na posse presidencial é uma tradição dos democratas, mas nunca foi feita por alguém tão jovem. Moradora de Los Angeles, ela declamou seu poema The Hill We Climb (A Montanha que Escalamos), no qual fala da esperança diante dos desafios de um “país que não está partido, mas inacabado” (veja no Youtube). Gorman, a primeira pessoa a receber o Prêmio Nacional de Jovem Poeta, foi indicada pela própria primeira-dama Jill Biden. (New York Times)

Não são só os pescadores, turistas e empresários que estão sofrendo com os efeitos do Brexit. Mais de cem artistas britânicos, incluindo astros como Elton John, Sting e Ed Sheehan, dizem que as regras com a saída do Reino Unido da União Europeia podem inviabilizar seus shows no continente. Entre outros entraves burocráticos, todos os profissionais, incluindo os artistas, precisam agora de vistos especiais de trabalho, o que implica mais custos. Eles cobram do premiê Boris Johnson um acordo de reciprocidade com a UE que permita a livre circulação de artistas. (Folha)

COTIDIANO DIGITAL

Os smartphones da LG podem estar perto do fim. Em memorando aos funcionários, a empresa indicou mudanças na linha de produção e paralisação da fabricação de celulares devido à competição acirrada no mercado. Atualmente, a LG fica atrás de gigantes como Samsung, Apple, Huawei e Xiaomi na venda dos aparelhos, e registrou prejuízo de US$ 4,5 bilhões nos últimos cinco anos.

ECONOMIA

O avanço da pandemia e os problemas com a vacinação no país já têm derrubado as previsões para a economia brasileira. Em sua coluna, José Paulo Kupfer destaca alguns dados, como o do BNP Paribas, que reduziu sua previsão para o PIB, em 2021, de 3% para 2,5%. Um estudo do economista Bráulio Borges, da consultoria LCA, deixa evidente como os problemas nos esquemas de vacinação podem afetar, negativamente, a recuperação. Apesar de o atual cenário não tornar viável, se 70% da população fossem vacinados até agosto, o PIB poderia crescer 5,5% em 2021, recuperando a perda de 2020 com alguma sobra. Se esses 70% da população fossem vacinados até junho, a expansão da atividade poderia chegar a 7%, neste ano. (UOL)

Pois é… A demora na vacinação prejudica vidas e os negócios. Segundo especialistas, a retomada das relações comerciais com os EUA depende da imunização. O fluxo do comércio com os americanos caiu 23,7% em 2020 ante 2019, mais do que com a UE (13,7%) e o Mercosul (17,7%). (Folha)

Com o fim do auxílio emergencial, a inadimplência deve voltar a crescer no país, principalmente entre os pequenos negócios, segundo os economistas. Políticas de apoio em 2020 ajudaram a diminuir a taxa de 3% em 2019 para 2,3% no ano passado. No entanto, com o fim delas, o economista Bruno Imaizumi, da LCA Consultores, espera que a inadimplência chegue ao dobro da registrada. Em novembro, 68% dos pequenos negócios no país tinham dívidas em aberto ou contas em atraso, segundo o Sebrae. (Globo)

Então… A equipe econômica já estuda voltar com o programa de suspensão de contrato e a redução de jornada e salário. Mas, mesmo com pressão no Congresso e avanço da pandemia, não consideram, no momento, retomar o auxílio.

O Ibovespa não acompanhou o exterior e fechou em -0,82%, aos 119.646,40 pontos. Pesou a preocupação com a vacinação por aqui e a reunião do BC — que manteve a Selic em 2%. Nos EUA, no entanto, a posse de Biden levantou os índices. O S&P 500 ficou em +1,39%, e o Dow Jones em +0,83%. Assim, o dólar caiu para R$ 5,31.

Os índices asiáticos também ficaram em alta na expectativa com o pacote de estímulos do Biden. Com exceção do Hang Seng de Hong Kong, que ficou em -0,12%, o Nikkei japonês fechou em +0,82%, o Shanghai chinês em +1,07% e o Kospi coreano em +1,49%. Na Europa, abriram pressionados pela reunião de hoje do Banco Central Europeu. Pela manhã, o DAX alemão estava em +0,33%, o FTSE 100 inglês em -0,09% e o CAC 40 francês em -0,10%.

TECH NO PRÓXIMO NÍVEL

Para detectar qualquer irregularidade no armazenamento das vacinas contra Covid, dois hospitais no Reino Unido têm se apoiado no blockchain. A tecnologia usa sensores que acompanham a temperatura dos refrigeradores que armazenam os imunizantes. Depois, eles transmitem os dados para uma plataforma em nuvem, na qual são criptografados e, em seguida, repassados para a rede blockchain da empresa responsável, Hedera. O sistema é para evitar que a vacina seja violada. A da Pfizer, por exemplo, deve ser armazenada em temperaturas de -70°C.

O varejo tem se reinventado para se adaptar aos novos comportamentos da pandemia. Com o delivery em alta, o Walmart criou um projeto piloto de refrigeradores inteligentes para realizar entregas de alimentos gelados mesmo quando os moradores não estão em casa. Os dispositivos são habilitados para internet e projetados para desbloquear só quando alguém se aproxima. Já a Verizon, anunciou durante a feira da CES, que vai testar, em parceria com a UPS, entregas por drones 5G em uma comunidade de aposentados na Flórida.

Além de saber como investir em novos projetos de TI, também é importante saber quando interromper um que não está dando certo a fim de evitar maior gasto de recursos, força de trabalho e tempo. A indicação de que um investimento parece estar se distanciando dos objetivos é um dos sinais de alerta. Outro indicativo é se o projeto gera pouco ou nenhum interesse do usuário. Para se precaver de possíveis perdas, uma estratégia é financiar um investimento de forma incremental, em vez de totalmente no início — o que não só pode economizar recursos, mas também permite se adaptar a qualquer inovação tecnológica durante o projeto.

Meio em vídeo. No primeiro episódio da série #MeioDigital, nosso editor, Pedro Doria, fala sobre as transformações que vinham ocorrendo na relação com o trabalho e que acabaram aceleradas pela pandemia do novo coronavírus. O trabalho remoto veio para ficar? Como este modelo pode beneficiar funcionários e organizações com mais liberdade, tempo e economia de dinheiro? Veja no Youtube.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *