25 de novembro de 2020

CULTURA

Saiu nesta terça-feira a lista de indicados ao Grammy 2021, o prêmio mais importante da indústria da música trazendo dois brasileiros. Bebel Gilberto, filha de João Gilberto e Miúcha, concorre com Agora, seu primeiro disco em seis anos, na categoria Álbum de Música Global. Já o guitarrista e violonista Pinheiro, que vive nos EUA, pode vencer como Álbum de Jazz Latino com seu City of Dreams. A cerimônia de entrega será no dia 31 de janeiro.

Mesmo indicado a quatro prêmios, o ex-ídolo adolescente Justin Bieber não ficou feliz. É que suas indicações foram em categorias de pop, e ele queria entrar nas listas de R&B, que, segundo o cantor, é o estilo de seu disco Changes.

Morreu em Goiás, aos 83 anos, Francisco Camargo, que se tornou nome conhecido no Brasil graças ao longa 2 filhos de Francisco (2005) sobre a dupla Zezé de Camargo e Luciano. Ele estava internado e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Embora o enterro fosse privado, dezenas de fãs da dupla compareceram. O sepultamento foi acompanhado por Zezé e a filha Wanessa. Luciano, que está com Covid-19, não compareceu.Morreu em Goiás, aos 83 anos, Francisco Camargo, que se tornou nome conhecido no Brasil graças ao longa 2 filhos de Francisco (2005) sobre a dupla Zezé de Camargo e Luciano. Ele estava internado e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Embora o enterro fosse privado, dezenas de fãs da dupla compareceram. O sepultamento foi acompanhado por Zezé e a filha Wanessa. Luciano, que está com Covid-19, não compareceu.

COTIDIANO DIGITAL

As fake news ficaram sob controle durante a eleição americana, e um dos motivos é que o Facebook mudou o seu algoritmo de notícias. Segundo o New York Times, a mudança foi feita pra dar preferência no feed pra veículos mais confiáveis, como New York Times e CNN. A possibilidade da alteração no algoritmo fazia parte de planos da empresa pra se preparar pra os “piores cenários”. Que aconteceram. A resistência de Trump em aceitar o resultado das eleições aumentou o engajamento de histórias sobre fraudes eleitorais, então o próprio Mark Zuckerberg autorizou a medida. Os funcionários do Facebook já querem que a alteração seja permanente, mas não está nos planos.

Aliás… O Twitter vai começar a alertar usuários que curtirem publicações com conteúdo rotulado como enganoso.

Elon Musk é o segunda pessoa mais rica do mundo. A fortuna do CEO da Tesla cresceu mais US$ 7,2 bilhões ontem pra US$ 128 bilhões e ultrapassou Bill Gates. À frente de Musk, agora, está apenas Jeff Bezos, fundador da Amazon.

VIVER

O Brasil passou da marca de 170 mil mortes por Covid-19 com os 638 óbitos registrados ontem pelo consórcio de veículos de comunicação. Continuamos ocupando a segunda posição no ranking de mortos, atrás dos EUA e à frente da Índia, que nos ultrapassou há meses no total de casos. O Brasil tem hoje 6.121.449 de infectados, com 33.445 novos casos registrados na terça-feira. Dez estados apresentaram alta na média móvel de mortes: RS, SC, ES, MG, RJ, SP, GO, MS, AM e CE.

Como se não bastasse, o Imperial College, de Londres, que centraliza dados mundiais sobre a pandemia, concluiu a taxa de transmissão no Brasil, 1,3, é a maior desde maio. Isso significa que cada dez infectados estão passando o vírus para outras 13 pessoas, o que é mais um sinal do recrudescimento da doença por aqui.

ECONOMIA

Meio em vídeo. A vacinação não encerrará a quarentena pois não sabemos por quanto tempo dura a imunidade. A afirmação é de Isabella Ballalai, vice-presidente da Associação Brasileira de Imunizações, no Conversas com o Meio desta semana. Ela tira as principais dúvidas sobre as vacinas para Covid-19 e conta os desafios a partir de sua distribuição. Assista.

E… A AstraZeneca, parceira de Universidade de Oxford, se reuniu com a Anvisa, mas não estabeleceu uma data para envio do pedido de uso emergencial de sua vacina. Enquanto isso, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, deu voto antecipado para que o governo federal apresente em 30 dias um plano de vacinação contra a Covid-19. O julgamento das quatro ações sobre o tema, todas sob a relatoria de Lewandowski, está marcado para o dia 4, em plenário virtual. Mas o governo planeja concluir o plano já na próxima semana.

Parece uma cena saída de 2001: Uma odisseia no espaço, mas é real. Pilotos de helicóptero localizaram na semana passada um monolito metálico numa área remota do deserto de Utah, nos EUA. A estrutura com cerca de três metros de altura parece, segundo os pilotos, ter sido encravada no terreno. Ela lembra trabalhos do artista plástico John McCracken, que morreu em 2011, mas os curadores de sua obra não comentaram a descoberta. Tão logo a notícia se espalhou, internautas mergulharam no Google Earth, localizaram o ponto exato da descoberta numa rede de cânions e descobriram que o objeto estava ali desde 2016. Por via das dúvidas, vale já ir ouvindo Assim falou Zatatustra, de Richard Strauss, tema do filme (YouTube).

O jornalismo esportivo perdeu um ícone. Morreu aos 69 anos, de causa não divulgada, Fernando Vanucci. Criador do bordão “Alô, você!”, ele passou pelas TVs Globo, Bandeirantes, Record e Rede TV mas estava afastado das câmeras e com a saúde debilitada devido a um infarto em abril do ano passado. Colegas, atletas e clubes lamentaram a morte.

PARA ONDE VAMOS

Quase metade da população de seis capitais brasileiras não está contente com a mobilidade urbana. Isso que aponta pesquisa Datafolha encomendada pela 99. A mobilidade da cidade do Rio de Janeiro é a pior dentre as avaliadas — 57% disseram ser ruim ou péssimo. No total, 62% dos moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador se mostraram preocupados com o trânsito no pós-pandemia e pra maioria o carro particular é o vilão. O futuro, pra eles é simples: menos carros e mais serviços compartilhados.

A Califórnia está saindo na frente e autorizou serviços pagos de táxis sem motoristas pro público. Porém ainda deve levar pelo menos alguns meses até os passageiros os verem nas ruas. O estado é conhecido por exigir uma série de regras e requisitos dos operadores. Mas também é destino dessa tecnologia: atualmente, 60 empresas têm uma licença ativa para testar veículos autônomos com um motorista de segurança na Califórnia. Cinco, incluindo a Waymo do Google, têm uma licença adicional que permite testar veículos totalmente sem motorista em vias públicas.

A Hyundai está desenvolvendo o primeiro carro com pernas dobráveis. A ideia do Ultimate Mobility Vehicle (UMV, veículo de mobilidade máxima) é que seja usado nas mais variadas situações: desde um carro comum, com as hastes recolhidas, até uma emergência, como vasculhar escombros de terremotos. O veículo dá passos de até um metro e meio, sobe paredes da mesma altura e bloqueia as pernas quando necessário.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *