28 de Agosto de 2020

CULTURA

Fim de semana. Na programação do Sesc, transmitida pelo YouTube e pelo Instagram, hoje tem show da rapper Tássia Reis; amanhã, de Zizi Possi e, no domingo, de Jussara Silveira com Luiz Brasil. Em teatro, Leona Cavalli apresenta hoje Elogio da Loucura e, no domingo, o Grupo Maria Cutia faz o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. A Osesp realiza hoje a estreia mundial de Cartas Portuguesas, monodrama de João Guilherme Ripper baseado na correspondência entre a freira Mariana Alcoforado (1640-1723) e seu amante, o oficial francês Noel de Chamilly. A soprano Camila Titinger será a solista na apresentação, sob a regência de Roberto Tibiriçá e direção cênica de Jorge Takla. O ator veterano Renato Borghi começa hoje uma turnê digital da peça Três Cigarros e a Última Lasanha, de Fernando Bonassi e Victor Navas. Outro boa estreia de hoje é a encenação de Vera Holtz e Guilherme Leme Garcia para A Peste de Albert Camus. O Festival Rebel Vive, organizado pela Audio Rebel, segue nesse fim de semana com shows de Di Melo, Arismar do Espírito Santo e Iara Rennó, entre outros. No sábado, Linn da Quebrada comanda o Festival Sarará, que aconteceria no Estádio do Mineirão e agora será online, com participações de Black Alien e Karol Conká. Hoje pela manhã, o curador Pieter Tjabbes conduz um seminário da Arts Unlimited sobre Piet Mondrian e o movimento De Stijl baseado na exposição apresentada no Brasil em 2016. Direto do Teatro Sérgio Cardoso, a sanfoneira Lívia Mattos se apresenta com trio hoje, às 21h, pela plataforma #CulturaEmCasa. Para mais dicas culturais, assine a newsletter da Bravo.

Em Lagos, Nigéria, um vídeo viral aumentou a visibilidade de uma academia de balé. “Não se trata apenas da dança em si”, diz seu fundador, “trata-se do valor da educação em dança”. Fundada em 2017, a academia transformou a vida de seus alunos e, nos últimos meses, inspirou pessoas influentes do circuito da dança. Aparentemente, da noite para o dia, um mundo de oportunidades se abriu: para os alunos, bolsas e convites para frequentar escolas e empresas de prestígio no exterior. Para a escola, doações que permitirão construir um espaço próprio, equipado com uma verdadeira pista de dança.

COTIDIANO DIGITAL

Diversas empresas e veículos de comunicação tiveram seus perfis no Facebook atacados com imagens pornográficas. O ataque aconteceu ontem nas páginas do UOLG1O GloboGlobo Esporte, o DiárioGazeta do Povo, entre outras. A alteração aparecia somente para os usuários e modificava só a imagem, o texto era o original. O Facebook ainda investiga o que teria ocorrido e não sabe se o problema foi um bug ou uma ação orquestrada.

A Microsoft ganhou a ajuda do Walmart na negociação do TikTok. A ideia seria para ajudar a transformar o TikTok dos EUA em mais um aplicativo de e-commerce para criadores e usuários — muito parecido com o que a controladora do app, ByteDance faz com um aplicativo semelhante na China. A nova estratégia vem em meio ao anúncio da saída do CEO do TikTok Kevin Mayer, após apenas quatro meses no cargo. Ele entrou justamente para ajudar a amenizar a relação da empresa com o governo americano. Mas a negociação não tem sido fácil. Apesar da Microsoft ainda ser a preferida, as conversas para aquisição do TikTok americano se complicaram com o interesse de outros concorrentes, como a Oracle e Twitter.

VIVER

O Brasil registrou 970 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 118.726 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 900 óbitos, uma variação de -8% em relação aos dados registrados em 14 dias. É a média mais baixa registrada desde o dia 22 de maio, quando a média móvel registrada foi de 883 mortes por dia. Desde então, essa média nunca baixou de 900, chegando a passar de 1 mil. Em casos confirmados, já são 3.764.493 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia.

Projetos ligados à vacinação se tornaram um dos alvos preferenciais. Os ataques com desinformação aos esforços do casal Gates contra a Covid-19 são um dos exemplos mais emblemáticos. Posts falsos acusaram a entidade de deixar cerca de 500 mil crianças paralisadas na Índia entre 2000 e 2017, por conta de testes de uma vacina contra a poliomielite. Segundo a Organização Mundial de Saúde, não há casos da doença no país desde 2011.

Obcecado pela polícia, por armas de fogo e pelas forças de segurança. Essa é a conclusão a que chegaram vários meios de comunicação dos Estados Unidos que investigaram os antecedentes e relatos nas redes sociais do adolescente de 17 anos acusado de matar duas pessoas e ferir uma terceira durante as manifestações contra violência policial em Kenosha, Wisconsin.

No Rio de Janeiro, o conflito entre facções no morro do São Carlos já provocou a morte de pelo menos duas pessoas desde a noite de quarta-feira. Ana Cristina da Silva, de 25 anos, estava no carro em uma rua no Rio Comprido, próximo ao Complexo do São Carlos, quando se viu em meio a um tiroteio. Ela se dirigia ao trabalho, parou o veículo e se curvou sobre o filho para tentar protegê-lo, mas acabou atingida por dois disparos. Além da mulher, os tiroteios que começaram no fim da tarde de quarta e perduraram ao longo da quinta-feira deixaram um suspeito morto e pelo menos cinco pessoas feridas, incluindo um policial militar.

E terminou sem feridos e com quatro criminosos presos o segundo caso de sequestro envolvendo refém dentro de casa. Nos dois casos, os envolvidos são suspeitos de participar da tentativa de invasão ao Morro do São Carlos, que fica na região.

Fim de uma era. A Globo não renovou os direitos de transmissão da Fórmula 1 para as próximas temporadas. De acordo com informações apuradas pela reportagem de Meio & Mensagem, a emissora já está comunicando seus patrocinadores da edição atual de que a competição automobilística, um dos principais produtos de sua grade esportiva, não deve mais ser exibida já a partir de 2021. A Globo ainda não respondeu sobre o assunto.

O contrato com a Liberty Media, empresa responsável por negociar as exibições, vence no final deste ano e não foi renovado. Nos últimos meses, a emissora dona dos direitos de transmissão da Fórmula 1 no Brasil desde 1981, rompeu acordos com entidades ligadas ao esporte e perdeu direitos de eventos como a Copa do Mundo 2022 e a Libertadores 2020.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *