29 de Janeiro de 2021

CULTURA

É sexta-feira, dia de conferir a agenda cultural para curtir sem sair de casa.

A Casa 1, centro de cultura e acolhimento LGBT de São Paulo, realiza a partir de hoje a 4ª Semana da Visibilidade Trans. Com curadoria de Renata Carvalho, as atividades online incluem shows de Danna Lisboa (na foto de Juh Guedes) e Alice Guél, lançamento da coleção literária Traviarcado e oficina de escrita para pessoas trans com o dramaturgo Daniel Veiga.

Também hoje, no Dia da Visibilidade Trans, o Museu da Diversidade Sexual ocupa a plataforma #CulturaEmCasa com debates e apresentações artísticas. A programação abre às 18h com uma conversa sobre representatividade e cultura trans, com nomes como Bruna Benevides, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, e o ator Léo Moreira Sá.

Fabio Zanon interpreta o Concerto para Violão e Pequena Orquestra, de Villa-Lobos, hoje à noite com a Osesp. O programa prevê ainda obras de Dvorák e Britten, todas com a regência de Neil Thomson.

Para a 5ª edição de Tempo de Erico, evento criado para celebrar o legado do escritor Erico Verissimo, o Instituto Moreira Salles promove, na segunda, uma conversa virtual entre os autores contemporâneos Itamar Vieira Junior e Paulo Scott.

Em 2021, o poeta e tradutor Augusto de Campos completa 90 anos. Para comemorar, a Casa das Rosas e a Casa Guilherme de Almeida organizaram uma série de atividades online e gratuitas, como palestras, cursos e saraus. Programe-se.

Na quinta, a cantora MC Tha e a multiartista Malka Juliet participam da série de conversas musicais Afetos, da Casa Natura Musical.

No mesmo dia, a Orquestra Sinfônica Municipal apresenta obras de Dvorák, Poulenc e Vaughan-Williams sob a regência de Alessandro Sangiorgi. Dvorák também está presente no segundo concerto das Serenatas de Verão da Filarmônica de Minas Gerais, que também acontece na quinta. O grupo mineiro será regido por José Soares.

VIVER

Um dia depois de divulgar o gabarito do Enem 2020, o Inep mudou a resposta de duas questões devido a acusações de racismo. Uma das perguntas, sobre interpretação de texto, indagava o motivo para uma personagem negra não alisar os cabelos. O gabarito original dizia “por imaturidade”, mudado hoje para “por resistência”.

E só lembrando… Termina hoje o prazo para pedir reaplicação das provas do Enem 2020. Têm direito estudantes que comprovadamente tiveram Covid-19 ou foram impedidos de fazer as provas por superlotação das salas. Os pedidos dever ser feitos no site do Inep.

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu, em liminar, o retorno às aulas presenciais nas escolas públicas e particulares em todo o estado.

COTIDIANO DIGITAL 

Quem migrou para o Telegram por causa das mudanças de privacidade no WhatsApp pode importar o histórico de conversas do app do Facebook. A nova função permite transferir mensagens, vídeos e documentos de chats privados ou grupos. Enquanto o WhatsApp web ganhou a função de desbloqueio por biometria.

Elon Musk, Oracle e HPE. Além de serem ligados à tecnologia, também têm em comum que recentemente mudaram suas sedes — no caso de Musk, sua residência — para Austin, no Texas. O movimento já está sendo chamado de “êxodo” do Vale do Silício e tem sido repetido tanto por big techs como startups menores. Além da pandemia, com a consequente transição dos escritórios para o trabalho remoto, a razão também é econômica: o Texas não tem imposto de renda estadual e impõe muito menos regulamentos sobre as empresas locais — o oposto do alto custo de vida em São Francisco.

Meio em vídeo. Após curtas (e merecidas) férias, Pedro Doria e Cora Rónai estão de volta, falando dos detalhes do caso GameStop, o grupo de pessoas físicas que desafiou Wall Street bombando as ações da loja de videogames no mercado financeiro. Ainda, um review do Samsung Galaxy S21 e o match do momento, as cantadas via PIX. Veja no Youtube e ouça no Spotify

ECONOMIA

O desemprego no Brasil caiu pela segunda vez em 2020. Ficou em 14,1% no trimestre encerrado em novembro, ante os 14,3% do trimestre encerrado em outubro. Porém, o Brasil não recuperou as vagas formais perdidas no ano. De julho a dezembro, criou 1,4 milhão de empregos formais, mas entre março e junho fechou mais de 1,6 milhão.

Pois é… Em um ano, 11,5 milhões perderam emprego no setor privado, enquanto o setor público seguiu contratando — foram 145 mil servidores no período.

O plano B do governo pra controlar as perdas de emprego no setor privado é aprimorar e facilitar o mecanismo de lay-off, existente na legislação trabalhista. Permite suspender, em tempos de crise, o contrato de trabalho por até cinco meses, enquanto os trabalhadores receberiam o seguro-desemprego. Ainda não foi descartado a possibilidade de renovar o programa de redução de jornada e salário, mas a compensação paga pelo governo aumentaria os gastos públicos.

O PIB dos EUA registrou queda de 3,5% em 2020. Esse é o pior desempenho desde 1946. O resultado vem depois do crescimento de 2,2% em 2019 e marca o primeiro declínio anual do PIB desde a Grande Recessão de 2007-09. A recuperação da economia perdeu força no fim do ano em meio ao ressurgimento das infecções e o fim do pacote de quase US$ 3 trilhões do governo.

A briga entre Wall Street e os investidores organizados em fórum no Reddit continua. Depois de terem sido alavancadas nos últimos dias pela compra maciça organizada na rede social, as ações da GameStop caíram ontem 44,3%. O motivo foi que várias plataformas de negociação, como Robinhood barraram as compras, incluindo de outras empresas que também começaram a entrar na manobra dos usuários — as ações da rede de cinemas AMC, por exemplo, caíram 60%, e as do Blackberry e Bed Bath and Beyond perderam mais de 40%.

Mas… O movimento já está se espalhando pelo mundo, atingindo empresas na Europa e Ásia. No Brasil, as ações do IRB chegaram a avançar 15%, com estratégia iniciada nas redes sociais.

O reajuste da Petrobras no preços do combustíveis não repõe a diferença em relação às cotações internacionais. Mesmo com a alta de 4,98% no diesel, o preço brasileiro ainda está 11,8% abaixo do praticado fora do país. Na gasolina, a diferença chega a 12,6%, já somado o aumento de 5,05% anunciado. “ O governo não tem controle sobre o dólar e a redução de PIS e Cofins terá que ser compensada com aumento de outros tributos, já que o governo vive uma crise fiscal. Além disso, significaria subsídio ao combustível fóssil”, escreve Míriam Leitão.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *