29 de Setembro de 2020

COTIDIANO DIGITAL

A engenheira brasileira Lídia Galdino é responsável pela pesquisa da University College de Londres que alcançou recorde de velocidade de internet em fibra óptica. A conexão atingiu 178,08 terabits por segundo. Só para ter uma ideia, seria possível baixar mil filmes em alta definição, cada um no tamanho de um Blu-ray (25 GB), em apenas um segundo. É três vezes mais rápida do que as melhores conexões por fibra disponíveis atualmente e a velocidade chega perto do limite teórico de transmissão de dados definido pelo matemático Claude Shannon em 1949. O avanço tem o potencial de alimentar o 5G, além de acelerar a troca de dados em outras aplicações.

Sobre Claude Shannon: o matemático foi responsável pela criação do bit em 1948, que ele classificou como “uma unidade para medir a informação”. E já em 1943 especulava com Alan Turing sobre o futuro da inteligência artificial. Um pouco de sua história.

Por falar em 5G, a Microsoft anunciou uma nova plataforma em nuvem no Azure com objetivo de permitir que as teles montem redes 5G mais rápido e com menos custos. A novidade, vai aumentar a concorrência com outros fornecedores de serviços 5G, como Nokia e Ericsson.

O Google vai começar a exigir de todos os apps a comissão de 30% em cada transação na Play Store. A sua política anterior permitia alguns aplicativos burlarem a regra e cobrarem por meio de plataformas de pagamento alternativas. A mudança se alinha com a praticada pela Apple, que tem sido alvo de críticas de desenvolvedores, como a Epic Games, responsável pelo Fortnite.

CULTURA

Um exemplar da primeira edição de A origem das espécies, de Charles Darwin, foi leiloado por £38.400. O trabalho de 1859 foi vendido a um americano. Comentando sobre a venda, Nigel Kirk, diretor da casa de leilões Mellors & Kirk, em Nottingham, disse que a tiragem inicial (1250 cópias) e a capa modesta ajudam a explicar por que o livro é uma raridade. Os preços dos leilões subiram durante a pandemia à medida que cresceu o interesse por meios alternativos que não apenas representam um estoque tangível de riqueza.

Por falar em leilão, a Sotheby’s colocou à venda um icônico par de óculos redondos usados por John Lennon. O preço inicial: US$ 50 mil.

ECONOMIA

O mercado nacional se descolou do exterior e despencou com o anúncio do Renda Cidadã. O Ibovespa fechou em -2,41%, aos 94 mil pontos. E o dólar subiu para R$ 5,63. Nos EUA, no entanto, o S&P 500 ficou em +1,61% e o Dow Jones em +1,51%. Influenciou um possível avanço nas discussões entre os congressistas americanos para um novo pacote de estímulo, que está empacado há mais de dois meses.

O cenário americano também mexeu com os mercados asiático e europeu, que estão de olho no debate presidencial de hoje. Na Ásia, com exceção de Hong Kong que fechou em -0,85%, Tóquio ficou em +0,12%, Shangai em +0,21% e Coreia do Sul em +0,86%. Na Europa, pela manhã, Frankfurt estava em -0,81%, Londres em -0,86% e Paris em -0,51%.

O cenário americano também mexeu com os mercados asiático e europeu, que estão de olho no debate presidencial de hoje. Na Ásia, com exceção de Hong Kong que fechou em -0,85%, Tóquio ficou em +0,12%, Shangai em +0,21% e Coreia do Sul em +0,86%. Na Europa, pela manhã, Frankfurt estava em -0,81%, Londres em -0,86% e Paris em -0,51%.

VIVER

Mais de um milhão de mortos por coronavírus. O número é alcançado quase nove meses após o primeiro óbito oficial devido à doença, em 11 de janeiro, e quase sete após a OMS declarar que a Covid-19 era uma pandemia. O dado é baseado em estatísticas reunidas pela universidade americana Johns Hopkins, que registrava precisamente 1.002.129 óbitos até as 6h25 de hoje, horário de Brasília. Especialistas acreditam que os números reais de casos e de mortes são muito maiores — e que a marca já foi superada há várias semanas.

A crise sanitária, que se desdobrou em crise econômica e política, agravou desigualdades já muito acentuadas em todo o mundo. O número — 1 milhão — equivale a 13 Maracanãs lotados ou a toda a população de Maceió. Enquanto as primeiras 500 mil mortes foram registradas em seis meses, as últimas 500 mil foram registradas em apenas três. O número de casos diários de Covid-19 no mundo todo é hoje mais que três vezes maior do que a média diária de abril, período em que o Brasil, Europa e Estados Unidos, entre outros lugares no mundo, começaram a enfrentar medidas duras de quarentena. Ou seja: o planeta nunca conseguiu diminuir a média diária — ou “baixar a curva”. A pandemia segue em aceleração. Nos últimos 30 dias, em média, 5,3 mil pessoas morreram diariamente de Covid-19 no mundo. Esse número é inferior à média diária de abril (6,3 mil) mas superior ao que era registrado em junho (4,4 mil casos por dia).

O Brasil, um dos mais atingidos, registrou 385 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 142.161 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil, nos últimos sete dias, foi de 687 óbitos, uma variação de -15% em relação aos registrados em 14 dias.

Mais de trinta das maiores empresas dos Estados Unidos irão divulgar dados de raça, gênero e etnia anteriormente privados como parte de uma iniciativa da cidade de Nova York e de três fundos de aposentadoria municipais. O objetivo é aumentar a transparência da força de trabalho em empresas que fizeram declarações explícitas de apoio à igualdade após os protestos contra o assassinato de George Floyd pela polícia de Minneapolis e mortes desproporcionais de minorias causadas pela Covid-19. Amazon, General Motors e Goldman Sachs estão entre as 34 empresas que concordaram em compartilhar o documento regulatório.

Pois é… o movimento de empresas brasileiras para aumentar a contratação de negros também tem ecoado nas escolas particulares do Brasil. A demanda por estatísticas da raça de alunos e professores é uma das pautas que as famílias têm apresentado às direções de alguns dos colégios mais caros do país. Levantamento feito pela Folha nos dados do Censo Escolar de 2019 revela que, pelo menos em São Paulo, os dados confirmam a percepção dessas famílias: uma em cada dez escolas privadas da capital paulistana (10% do total) informou ao Ministério da Educação não contar com um único professor negro.

Hora de Panelinha. E o crepe merece justiça. A panquequinha francesa é versátil e deixa o café da manhã especial servida com manteiga e raspinhas de limão. Também vira almoço levinho recheada de queijo e servida com salada. E ainda se transforma em sobremesa com geleia e sorvete. Aliás, preparar geleia em casa é demais Agora, se você empilhar crepes, geleia, chantilly e frutas, tem uma sobremesa que impressiona, daquelas que dá vontade de tirar foto e postar. Eis o bolo de crepe com geleia de morango e maracujá. E confira mais ideias no site da Rita Lobo.

Fonte: Meio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *