Bancada de colégio eleitoral amplia em MS e as homenagem ao deputado Amarildo Cruz não cessam.

Mato Grosso do Sul, 18 de Março de 2023.

Homenagem

O governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja estão entre as diversas autoridades que lastimaram a perda do deputado estadual Amarildo Cruz e prestaram homenagem a sua atuação política:”Com pesar recebi a notícia do falecimento do deputado estadual e servidor de carreira do fisco estadual, Amarildo Cruz. Assim como eu, ele também escolheu o Mato Grosso do Sul para viver e fincar suas raízes.
Amarildo sempre foi sensível às causas sociais, e seu legado ficará marcado na história de nosso Estado.
Com sinceridade eu estendo aos familiares e amigos minhas preces, pedindo a Deus que lhes conforte neste momento de luto.” Declarou o governador Eduardo Riedel.

Homenagem I

O ex- governador Reinaldo Azambuja se despediu do deputado Amarildo Cruz afirmando: “MS perdeu um homem comprometido com as causas sociais, um democrata e que escreveu parte da nossa história no Parlamento, na sua vida profissional e pessoal. Vai-se a pessoa, ficam seus exemplos e conquistas que inspirarão aqueles que estão chegando.
Que Deus console a família e conforte os muitos amigos do deputado Amarildo Cruz.”

Amarildo

O deputado Amarildo Cruz gostava de se definir como “político militante da cidadania e da dignidade humana” ele foi reeleito nas eleições de 2022.
Retornou ao parlamento em maio de 2021, em substituição ao Cabo Almir morto por Covid, assumindo então como primeiro suplente petista. Ano passado, Amarildo reelegeu-se para o quinto mandato na Assembleia Legislativa com a expressiva votação de 17.452 votos.

Perdas

Não foi o caso do deputado Amarildo Cruz, que faleceu de parada cardíaca provocada por uma suspeita de “miocardite,” uma doença infecciosa que ataca os músculos do coração, mas a Covid-19 já havia levado outros dois parlamentares. O deputado Cabo Almir e o deputado Onevan de Matos, do PSDB, aos 77 anos de idade, que também morreu por complicações da Covid-19.
À época, ele exercia o mandato e concorria à prefeitura de Naviraí. A deputada estadual Mara Caseiro, também do PSDB, assumiu a vaga de Onevan.
Com a morte de Amarildo Cruz, 60, do PT, nesta sexta-feira (17), são três as perdas no número de deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, que morreram durante o mandato.

Obituário

A coluna cONectado e o JE lamentam profundamente a morte do deputado Amarildo Cruz (PT-MS).
O Estado de Mato Grosso do Sul perde um dos seus mais atuantes parlamentares, com posições firmes na defesa intransigente da população. Transitava muito bem entre todos os parlamentares, dialogava com as instituições e, com certeza, deixará uma lacuna grande na política do Estado. Foi um grande amigo, muito solícito e sua perda é inestimável para todos nós. Nossos profundos sentimentos aos familiares e amigos.

Suplência

Com o falecimento do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), a cidade de Dourados terá mais uma representante na Assembleia Legislativa. Quem assume é a primeira suplente professora Gleice Jane Barbosa, 43 anos. Da mesma corrente de Amarildo e ainda abalada com a notícia de sua partida, a professora preferiu manter o luto pela perda do amigo, de se manifestar sobre a sua posse. A professora se encontra em recuperação, após ser hospitalizada para tratar de uma síndrome de Guillain Barré, um distúrbio autoimune e que ataca parte do sistema nervoso. Mas que segundo ela não a impedirá de cumprir a rotina da casa de leis.

Temer

…E a visita programada para a próxima quarta-feira (22) do ex-presidente Michel Temer com destino a Porto Murtinho, foi adiada. Temer, o governador Eduardo Riedel entre outras autoridades se encontrariam com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, em canteiro de uma das obras da Rota Bioceânica, que interligará o município ao distrito paraguaio de Carmelo Peralta.
O ex-ministro Carlos Marun explicou que a visita será remarcada por conta dos últimos acontecimentoe até plena recuperação da saúde do deputado estadual Zeca do PT um dos interlocutores da agenda.
“Informo que em função da necessidade de repouso do ex-governador Zeca, a viagem será adiada. O presidente Marito também adiou a sua visita”.
Em nota, o emedebista também transmitiu o seu pesar pelo repentino falecimento do deputado Amarildo Cruz.

Coração

Cardiologistas do Instituto do Coração (InCor) realizaram nesta semana a primeira angioplastia com auxílio de inteligência artificial na América do Sul. O procedimento consiste em desobstruir artérias coronárias por meio de um cateter com a introdução de um stent, objeto metálico que abre passagem para circulação sanguínea, reduzindo o risco de problemas cardiovasculares. É comum a utilização de raios-x ou de um aparelho que visualiza o interior dos vasos, dando uma visão semelhante à de um microscópio. O algoritmo da inteligência artificial compara as duas imagens e oferece informações mais precisas, como identificar os pontos obstruídos de maior gravidade, calcificações e se o stent está se expandindo corretamente.

STM

O ministro Joseli Camelo assumiu a presidência do Superior Tribunal Militar. Em entrevista ao Estúdio i, da Globo News, ele afirmou que as “Forças Armadas não são poder” e que, para a manutenção do Estado de direito, é importante que a decisão final em questões jurídicas seja do Supremo Tribunal Federal. Afirmou ainda que a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) prevista pelo artigo 142 da Constituição não cabe apenas às Forças Armadas e que a medida deve ser usada de forma excepcional.

GLO

….Já o comandante do Exército, general Tomás Paiva, tenta evitar as articulações para acabar com as operações de GLO. Ele se reuniu na semana com os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Alencar Santana (PT-SP), autores de uma PEC que acaba com a GLO e altera o artigo 142. Ele ponderou que essas operações não têm nada a ver com golpismo e são usadas em momentos críticos de descontrole das polícias militares.

Indicados

O Ministério de Minas e Energia enviou à Petrobras três indicações ao Conselho de Administração da companhia. Os indicados são Renato Campos Galuppo, advogado que foi assessor jurídico na Câmara dos Deputados, Anelize Lenzi Ruas de Almeida, atual procuradora-geral da Fazenda Nacional, e Evamar José dos Santos, consultor financeiro que atuou por quase quatro décadas como servidor na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O governo já tinha indicado, em 8 de março, oito nomes para oito vagas destinadas à União. Os nomes, no entanto, precisam passar pelos órgãos de governança interna da Petrobras, onde são analisados requisitos legais e de gestão e integridade. Para evitar atraso na realização da assembleia geral da companhia, a União enviou mais três indicados que possam substituir possíveis impedimentos na lista original. A assembleia está marcada para 27 de abril, após ser adiada anteriormente. 

Fonte: Canal Meio, Nexo e Blog do Bosco

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *