COVID TEM NOVO PERFIL E INVERNO ACELERA OS CASOS

MATO GROSSO DO SUL, 18 de junho de 20021

Mudou mesmo o perfil dos casos graves de Covid-19. Segundo o boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, as maiores concentrações de casos, mortes e internações em UTIs são de pessoas abaixo de 60 anos.                                O boletim aponta ainda o recrudescimento da pandemia no inverno.

ADOLESCENTES

E a Justiça proibiu a prefeitura de Betim, na grande Belo Horizonte, de vacinar adolescentes entre 12 e 14 anos. Pela decisão, tomada a pedido do Ministério Público, a vacinação de menores só poderá ser retomada após a comprovação de que toda a população acima de 18 anos foi imunizada

MAIOR QUANTIDADE

Por outro lado, ontem foi o dia em que o Brasil aplicou a maior quantidade de vacinas desde o início do programa de imunização. Foram 2,2 milhões de doses administradas, segundo dados das secretarias estaduais de Saúde.

TENDENCIA ALTA

Após mais de dois meses, a média móvel de mortes por Covid 19 no Brasil voltou a indicar tendência de alta. Com os 2.335 óbitos registrados na quinta-feira, a média chegou a 2.005 em sete dias. Além de ultrapassar 2 mil pelo segundo dia consecutivo, ela representa uma alta de 19% em relação aos 14 dias anteriores, bem acima do limite de 15% que marca estabilidade. No total, 496.172 pessoas perderam a vida para a pandemia no país.

PANDEMIA DA SECA

A seca que coloca o Brasil na iminência de uma crise energética e já afeta negativamente o agronegócio não é exclusividade nossa. Segundo a ONU, a escassez de água pode causar estragos em escala mundial muito parecidos com os da pandemia de Covid-19. A organização prevê estiagens cada vez mais intensas na África, nas Américas Central e do Sul, no centro da Ásia, no sul da Austrália, no sul da Europa, no México e nos Estados Unidos.

RACISTA LOURO

Esta semana viralizou nas redes o vídeo de um casal branco acusando um homem negro de ter furtado sua bicicleta elétrica. A acusação injusta custou aos dois seus empregos e uma investigação por racismo. Ontem a polícia do Rio identificou por câmeras de segurança o verdadeiro ladrão, Igor Martins Pinheiro, de 22 anos, branco, louro, morador da Zona Sul e dono de 28 anotações policiais.

 DIGITAL

Motorola, Samsung e Apple foram notificadas pelo Procon de São Paulo por segurança nos dados em smartphones. O motivo é que a entidade descobriu quadrilhas que conseguem acessar dados bancários dos aparelhos furtados mesmo que o dono do smartphone tenha colocado senhas e outras barreiras de segurança.

Aliás… Uma pesquisa descobriu que mesmo com mais regras, de 2020 para 2021 as empresas aumentaram a coleta de dados dos usuários. O Facebook lidera, com coleta de 79,49% de todos os dados que uma empresa poderia pegar legalmente. É seguido por Instagram, Tinder, Grindr, Uber e TikTok.

Novidades. O Spotify lançou o seu rival do Clubhouse, app de salas de áudio. Diferente do concorrente, o Greenroom não exige convites para se cadastrar. Já está disponível no Brasil tanto para Android quanto iOS e funciona de forma separada do app de música, mas é possível usar o mesmo login.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *