EX-ELEITORES DE BOLSONARO

Mato Grosso do Sul, 21 de junho 2021

Um fenômeno novo e importante nos protestos de sábado foi a presença de ex-eleitores de Bolsonaro. Os motivos que os levaram a votar no presidente foram diversos, mas, para a maioria, a gestão da pandemia motivou o arrependimento. Um deles, um empresário que preferiu não dar o nome para evitar “problemas na família”, disse que outros arrependidos teriam aderido se as manifestações não tivessem sido “convocadas pelo pessoal da esquerda”.

Direita não-Bolsonarista.

E esse é o problema que os organizadores dos protestos encaram: como atrair o centro ou mesmo a direita não-bolsonarista. Para estes, há três empecilhos: o caráter eleitoral que veem nos protestos, a divergência em pautas econômicas e o fato de que muitos partidos desse campo têm integrantes que apoiam o governo, o que complica a adesão a um movimento por impeachment.

Protesto de 9

Calado sobre as 500 mil mortes, Bolsonaro reagiu com ironia às manifestações, publicando no Twitter um vídeo de nove pessoas protestando contra ele sob a chuva em Paranaguá (PR). Não publicou, claro, imagem de qualquer uma das capitais.

Calado

Não é normal a falta de reação do presidente da República — e não era assim. Todos antecessores de Bolsonaro sempre se manifestaram  perante tragédias nacionais.

Três manifestos oficiais

Dos 22 ministros que integram o governo federal, somente três manifestaram pesar pelas mortes e solidariedade às famílias: Marcelo Queiroga, da Saúde, Tereza Cristina, da Agricultura, e Gilson Machado, do Turismo. Os presidentes da Câmara, do Senado, do STF e do STJ também fizeram manifestações de pesar. Do presidente da República, nem uma palavra.

 42 milhões de doses 

O Brasil recebeu neste domingo o primeiro lote de vacinas da Pfizer entregues pelo consórcio Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS). São 842 mil doses produzidas na Bélgica. Cerca de outros O Brasil recebeu neste domingo o primeiro lote de vacinas da Pfizer entregues pelo consórcio Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS). São 842 mil doses produzidas na Bélgica. Cerca de outros 42 milhões de doses devem ser enviados pela Covax ao Brasil até o fim do ano.devem ser enviados pela Covax ao Brasil até o fim do ano.

Indígenas

Cerca de 62% dos indígenas na Amazônia já foram imunizados com duas doses contra a Covid-19, segundo o Ministério da Saúde. Parece uma boa notícia, mas o número é abaixo da média nacional de 72% de duas doses em povos tradicionais. Grupos, especialmente no Acre e no Pará, resistem à imunização, principalmente devido à disseminação de notícias falsas e de negacionismo de cunho religioso.

China

E a China ultrapassou a marca de um bilhão de doses de vacina aplicados. Isso representa mais de um terço dos 2,5 bilhões de doses aplicados no mundo. O governo chinês, porém, não informou quantas foram as segundas doses.

Fome

Para quase três milhões de alunos carentes, o ensino remoto imposto pela pandemia não representa apenas deficiência na educação. Significa fome. Em todo o país, 667 redes municipais não conseguem garantir entrega de alimentação a esses estudantes, que faziam suas refeições na escola.

 

 

fonte canal meio e blog do bosco

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *