Mato Grosso do Sul 1 de maio de 2021

DIA DO TRABALHO OU DO TRABALHADOR

Nos últimos anos a expressão “Dia do Trabalhador” ou “Dia dos Trabalhadores” passou a ser muito utilizada em referência à data comemorativa do dia 1º de Maio. Muitas pessoas consideram ser mais adequada esta segunda opção, pois faz referência ao trabalhador (merecedor da comemoração). Para estas pessoas, chamar a data de “Dia do Trabalho” não é o mais adequado, pois enfatiza o trabalho (ato de criar e produzir bens e serviços em troca de uma remuneração). Porém, no Brasil atual, as duas opções ainda são muito usadas.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. Neste decreto, Arthur Bernardes estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.

Porém, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil

– Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).

– Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Mas hoje quando  se comemora na maior parte do mundo o Dia do Trabalhador  ou do Trabalho.  Fica a indagação. Mas qual trabalho? Aquele tradicional, sinônimo de emprego? O precarizado dos aplicativos como Uber, que transformam colegas em rivais? O flexível, com “jobs” para diversos contratantes? Como os sindicatos, estruturas dos séculos 19 e 20, podem se adaptar a esses trabalhos do século 21?

COTIDIANO DIGITAL

No últimos anos, smartphones e apps lançaram opções de dark mode para diminuir os efeitos da luz azul no sono dos usuários. Mas um recente estudo mostrou que na verdade essas versões que adaptam a luz do celular não geram nenhum efeito. Os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença no sono entre o grupo que adotou modo noturno, o que não aderiu e até mesmo quem nem usou celular antes de dormir. O resultado sugere que talvez não seja a luz azul que cause distúrbios no sono, mas simplesmente o estímulo cognitivo e psicológico de postar, mandar mensagem, receber notificação etc antes de dormir.

A mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia acelerou a implementação de tecnologias nas cadeias produtivas. Quase sete em cada dez organizações planejam mudar estratégias nessa área nos próximos três anos, segundo o Capgemini Research Institute com 400 executivos em 11 países. Perto de 60% vão investir mais na digitalização das suas cadeias. Por aqui, as varejistas têm realizado parcerias com startups e alterado os seus softwares de gestão para, por exemplo, consumir dados de outras áreas — como a de relacionamento com o cliente, com o objetivo de identificar movimentos para adaptar o estoque e abastecimento.

São Paulo, Florianópolis e Osasco foram as melhores cidades brasileiras para empreender em 2020, segundo ranking da Endeavor. Das 10 cidades no topo do índice, metade estão no Estado de São Paulo e o restante é dividido por Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). No entanto, segundo a pesquisa, tem crescido, para além do Sul e Sudeste, a vontade de empreender dentre as 100 cidades mais populosas do país, com avaliação de fatores como ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Fonte Canal Meio, Comunique-se, Abraji, Brasil Escola, Blog do Bosco

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *