Mato Grosso do Sul, 19 de abril de 2021

VIVA O REI AOS 😯

Emulador de Bossa Nova que levou o rock’n’roll para as massas. Símbolo de “alienação” que influenciou, homenageou e gravou Caetano, um dos proscritos do regime militar. Roberto Carlos, que completa 80 anos hoje, resume contradições, qualidades e defeitos da música brasileira. Não tem jeito, todo mundo, incluindo celebridades, tem sua música favorita de Roberto. Como testemunho do impacto cultural do cantor de Cachoeiro do Itapemirim (ES), três livros sobre sua vida e sua obra estão chegando às lojas, reais e virtuais, entre eles Outra vez (1941-1970), do pesquisador Paulo Cesar de Araújo, levado aos tribunais por Roberto devido a outro livro, Em Detalhes, de 2006. (Globo)

Se três livros estão saindo sem a chancela do biografado, o público pode esperar para ler a vida de Roberto Carlos nas palavras (mais ou menos) dele. O cantor gravou uma série de depoimentos que serão, a partir do ano que vem, vertidos para páginas por um ghost writer de grife ainda não escolhido.  (Estadão)

Cacá Diegues: “Uma das frases mais sábias da cultura brasileira contemporânea está numa canção de Roberto Carlos: ‘Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi’. A grandeza da fragilidade que Roberto Carlos nos propõe está em reconhecer que é dessa ambiguidade que nasce algum valor. Não é à toa que ele é o Rei.” (Globo)

E confira no Spotify uma seleção com o melhor da carreira de Roberto Carlos.

CPI ARTICULA PARA CERCO AO GOVERNO

Pelo menos 15 integrantes do governo, no cargo ou exonerados, devem ser convocados a depor na CPI da Covid no Senado, que começa a funcionar esta semana. Além dos três ex-ministros da Saúde, estão na lista o ex-chanceler Ernesto Araújo e até o ministro da Economia, Paulo Guedes. Entre os temas que vão ser abordados primeiro estão a compra de vacinas e prescrição de tratamento ineficazes. Os senadores também requisitaram o relatório do Tribunal de Contas da União sobre o desempenho do Executivo diante da Covid.

E o documento do TCU é pau puro. O tribunal acusa o governo de abuso de poder, ineficácia e omissão. Entre outros erros do Ministério da Saúde, o relatório aponta o envio de quantidades iguais de “kits intubação” para estados com demandas diferentes, provocando falta em alguns e excesso em outros.

Passado o feriado da próxima quarta-feira, dia de Tiradentes, os integrantes da CPI devem escolher o presidente, o vice e o relator da comissão. Há um acordo para que Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) assumam a presidência e o cargo de vice. (Veja)

Embora seja identificado como aliado do Planalto, Aziz chega falando grosso. Disse que o governo “não fez nada para impedir a entrada do vírus” e confirmou que vai indicar Renan Calheiros para a relatoria.

No Twitter, apoiadores de Bolsonaro fazem campanha pesadamente para evitar que Renan seja o relator. Com a hashtag #RenanSuspeito, eles lembram as investigações e processos contra o senador. (Poder360)

Além da CPI, a atuação do governo durante a pandemia está despertando críticas no grupo até aqui mais fechado com Bolsonaro, os evangélicos. Alguns pastores influentes que votaram nele em 2018 já falam em “terceira via”, enquanto outros defendem a manutenção do apoio ao presidente contra “a volta do PT”.

Então… A ordem do ministro do STF Luiz Roberto Barroso para que a CPI da Covid fosse instalada ainda está entalada na garganta dos senadores. Cresce na Casa a pressão para acelerar projetos como a limitação de decisões monocráticas dos ministros e a instalação de uma “CPI da Toga” para investigar denúncias contra o Judiciário.

“Curar as feridas da polarização política” para derrotar Jair Bolsonaro em 2022. Essa foi a tônica do debate virtual que cinco possíveis candidatos fizeram na noite de sábado, no encerramento da Brazil Conference at Harvard & MIT. Em clima cordial, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), os governadores João Doria (PSDB-SP), Eduardo Leite (PSDB-RS), o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e o apresentador Luciano Huck (sem partido) discutiram temas como pandemia, meio ambiente, violência e geração de empregos, entre outros. Em comum, as críticas a praticamente tudo feito por Bolsonaro. Confira a íntegra no YouTube.

COTIDIANO DIGITAL

Novidade. A integração das mensagens do Instagram e do Messenger está disponível para todos os usuários no Brasil. Saiba como usar.

Por falar no Facebook… A big tech disse que alcançou sua meta de tornar todas a sua operação global abastecida com energia sustentável. O objetivo agora é zerar sua emissão de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2030, incluindo fornecedores e atividades de negócios como viagens e deslocamento de funcionários.

E a Apple lançou um fundo de US$ 200 milhões para conseguir cumprir a sua meta de neutralizar suas emissões até 2030. A ideia é investir em projetos de reflorestação.

Pela primeira vez, cientistas conseguiram criar conexão sem fio do cérebro humano com um computador. O sistema BrainGate da Universidade de Brown, nos EUA, transmite sinais com a resolução de “neurônio único” a partir de um pequeno transmissor que se conecta ao córtex motor do cérebro. Nos testes, pacientes com paralisia conseguiram controlar tablet e computador, digitando e clicando com a precisão dos sistemas com fios. Para cientistas, a conquista permite que criar algoritimos que trarão a restauração da comunicação e mobilidade de pessoas com paralisia. (Época Negócios)

Essa tecnologia de interfaces neurais é um campo que tem crescido. Elon Musk recentemente anunciou que sua startup Neuralink conseguiu que um macaco assistisse videos e jogasse videogame usando um chip implantado no cérebro.

Fonte Canal Meio, Abraji, Blog do Bosco

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *