O réquiem de Milton Nascimento

MS, 27 de outubro de 2021

A Última Sessão de Música 2022 é o réquiem de  Milton Nascimento.  Ele aproveitou o seu aniversário de 79 anos para anunciar que fará no ano que vem sua última turnê.  A publicação  da chamada da  Última Sessão de Música 2022 é sutil e de bom gosto como toda a obra do artista. Uma animação que remete à capa de seu disco Geraes, de 1976, ao som de Encontros e Despedidas (ouça no Spotify), mas já está provocando choro  e ranger de dentes entre os fãs.

Deserto

A cidadezinha de Mairi, no interior da Bahia, não tem um cinema até hoje, mas pode ter um de seus filhos concorrendo ao Oscar. Aly Muritiba, de 42 anos, sempre foi apaixonado pela arte, montando um cineclube aos 15 anos. Mas até chegar a cineasta encarou trabalhos nada cinematográficos, como bilheteiro de metrô e carcereiro. Ficou no passado: hoje é reconhecido em festivais como Brasília, Gramado, Sundance e Veneza. Seu longa Deserto Particular foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar. A lista de indicados sai em fevereiro.

VIVER

O Rio é a primeira capital a abolir oficialmente o uso de máscaras em locais abertos. O decreto, baixado ontem pelo prefeito Eduardo Paes, vale a partir de hoje. Mas a matéria é polêmica: a decisão foi tomada após a Assembleia Legislativa aprovar uma lei autorizando municípios a flexibilizar o uso da proteção. Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, esta lei só vale após ser sancionada pelo governador Cláudio Castro e regulamentada.

Segundo análise da Nature, a maioria dos especialistas põe entre 60 e 70% o índice que pode levar à imunidade da população em relação à Covid. Ainda faltam estudos mais sólidos a respeito mas, no caso da cidade do Rio, 65% da população está totalmente imunizada. Há cientistas ouvidos pelo Globo que condenam a iniciativa do prefeito. Também há os que defendem.

O governo do Distrito Federal baixou ontem um decreto também desobrigando o uso de máscaras em locais abertos. A medida entra em vigor no dia 3.

Enquanto isso… Chega a 18 milhões o número de pessoas com a segunda dose de vacinas em atraso no Brasil, segundo comunicado do Ministério da Saúde. Apesar de ser muita gente, há uma redução de dois milhões em relação ao levantamento anterior. Na nota, o ministério enfatizou a importância da imunização completa para garantir a proteção contra a covid-19.

Preconceito não

Fechou o tempo no Minas Tênis Clube. O motivo foi uma postagem em redes sociais do capitão do time de vôlei, Maurício Souza, no último dia 12, criticando a DC por anunciar que o novo Super-Homem é bissexual. Considerada homofóbica, a postagem foi criticada por torcedores e ONGs, mas a diretoria soltou uma nota dizendo que, embora não apoie as opiniões de Maurício, respeita a liberdade de expressão do atleta. A Fiat e a Gerdau, patrocinadoras da equipe, acharam pouco e cobraram uma atitude mais firme. Ontem o clube suspendeu Maurício e agora enfrenta uma rebelião dos demais jogadores, que ameaçam deixar a equipe em solidariedade ao capitão. (UOL)

Depois da punição, Maurício publicou um pedido de desculpas. Mas, enquanto a postagem homofóbica foi feita no Instagram, onde ele tem 294 mil seguidores, a retratação foi no Twitter, no qual o atleta é seguido por menos de cem pessoas.

Clima

Embora não necessariamente sinceros, quase todos os países chegam à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP26), na Escócia, com propostas de redução nas emissões de carbono. As duas exceções são o México e o Brasil, que pretendem aumentar as emissões até 2030. A informação está num relatório do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado  essa semana.

COTIDIANO DIGITAL

O Telegram, porto seguro do presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores, corre o risco de ser bloqueado no Brasil. A previsão está no projeto de lei contra a fake news que tramita na Câmara. O texto que está com os deputados altera o projeto aprovado no Senado e prevê que plataformas de troca de mensagens tenham representantes legais no Brasil, o que não é o caso do aplicativo russo. O projeto também prevê limitar ainda mais os disparos em massa tanto no Whatsapp quanto no Telegram.

TikTok 

Em audiência no Congresso dos Estados Unidos ontem, o TikTok negou ter dado informações ao governo da China e disse ter tomado medidas para proteger os dados de usuários dos EUA. O depoimento foi de Michael Beckerman, chefe de políticas públicas do TikTok para as Américas. Segundo ele, o aplicativo não repassa ou dá acesso ao governo do país asiático para consultar informações do app, ressaltando que os dados dos usuários do TikTok nos EUA são armazenados nos Estados Unidos, com backups em Singapura.

A rede social chinesa também é alvo de investigações pela Justiça americana sobre algoritmo, transparência e uso de dados de crianças e adolescentes. Outras empresas, como Snapchat e YouTube, também estão na mira.

FRAUDE

E uma rede fraudulenta de aplicativos para Android pode ter feito mais de 10,5 milhões de vítimas no mundo todo. O esquema, batizado de UltimaSMS, aplicava golpes a partir do cadastro das vítimas em serviços de SMS, que depois era usado para registro em plataformas pagas em o seu consentimento. A rede contava com 151 apps na Google Play Store e incluía softwares para câmera, teclados, leitores de QRCode, editores de vídeos, jogos, entre outros. A ação foi descoberta pela Avast aponta que usuários de 80 países realizaram downloads.

 

fonte canal meio e blog do bosco

 

 

Compartilhe

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *