RISCOS CIBERNÉTICOS

Mato Grosso do Sul  14 de maio 2021

Em cinco anos, a exposição a riscos cibernéticos cresceu 10 vezes no Brasil. Segundo a pesquisa da empresa brasileira de segurança cibernética GAT InfoSec, 70% das vulnerabilidades estão ligadas à falta de atualização de servidores e estações de trabalho.

A Colonial Pipeline pagou US$ 5 milhões aos hackers que tomaram controle do maior oleoduto dos Estados Unidos e da qual é dona. A companhia pagou o valor em criptomoeda horas depois do ataque. Os invasores mandaram de volta uma ferramenta para descriptografar a rede fora do ar, mas ela era muito devagar e os técnicos da companhia continuaram tentando restaurar o sistema com os próprios backups.

A empresa restabeleceu parte do funcionamento do oleoduto na quarta, cinco dias após a invasão. Na terça, longas filas começaram a aparecer em cidades da costa leste dos EUA.

O DarkSide, que assumiu a autoria e o FBI confirmou, é, na verdade, uma plataforma que funciona como um ransomware-as-a-service (RaaS) e o lucro é compartilhado entre os donos e afiliados. No Brasil, o Grupo Moura já sofreu um ataque do DarkSide. (Ciso Advisor)

Quando imaginou o Amazon Echo, Jeff Bezos o rascunhou com microfone, alto-falante e botão de mudo. Estava posto o primeiro desafio: como conectar um aparelho sem botões a uma rede sem fio? Para ler com calma

VIVER

Embora o Brasil esteja vivendo uma “ligeira redução” nos casos e mortes por Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para o risco de uma terceira onda, com “uma crise sanitária ainda mais grave”, já que ainda há uma intensa circulação do vírus no país.

Mas há uma boa notícia. A própria Fiocruz confirmou a chegada no dia 22 de uma nova carga de insumos para a produção da vacina AstraZeneca. Outro lote está previsto para o dia 19. Hoje a fundação entrega ao Ministério da Saúde 4,1 milhão de doses do imunizante.

Uma má notícia é que o Instituto Butantan interrompeu a produção da CoronaVac por falta de insumos da China. A instituição entregou o último lote de 1,1 milhão de doses e agora vai fazer vacinas contra a gripe até receber mais IFA chinês.

E a Anvisa autorizou ontem os testes da vacina indiana Covaxin em humanos no Brasil. Cerca de 4.500 voluntários devem participar do estudo.

A média móvel de mortes em uma semana no Brasil segue em queda, agora de 24%. Ontem foram registrados 2.340 óbitos, com média de 1.917 e total de 430.596 vítimas.

Enquanto isso… Nos EUA, pessoas que já receberam todas as doses de alguma das vacinas em uso não precisam mais usar máscaras, mesmo em ambientes fechados, nem manter o distanciamento social.

O Brasil tem responsabilidade em liderar a busca para uma solução para a crise climática, sob fiscalização e cobrança dos EUA. Essa é a opinião de John Kerry, preposto do presidente Joe Biden para questões de meio ambiente. Ele afirma disposição de negociar com o governo Bolsonaro sem falar em sanções, mas diz que o Brasil precisa “tomar medidas imediatas para reduzir significativamente o desmatamento em 2021”.

Enquanto isso… A Câmara aprovou ontem a criticada lei geral de licenciamento ambiental. Para ambientalistas, a lei cria uma espécie de licenciamento automático, com simples declaração pela internet e fiscalização por amostragem. O texto segue para o Senado.

Para a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, a aprovação do projeto significa, na prática, o fim do licenciamento ambiental. “Os ganhos ambientais obtidos com décadas de trabalho de diferentes governos foram pisoteados”, diz ela.

Veja como ficariam as terras indígenas com as novas regras de licenciamento.

SEM ENEM

Ancelmo Gois: “O presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, informou ontem a membros do Conselho Nacional de Educação que, por falta de tempo e orçamento, não será feito Enem neste ano. Ficará para janeiro ou fevereiro de 2022. Hoje, uma portaria deve ser publicada pelo Inep confirmando o adiamento.”

 

Fonte Canal Meio, Abraji, Blog do Bosco

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *