UBER SINDICALIZADO

Mato Grosso do Sul, 27 de maio de 2021

Pela primeira vez, o Uber vai permitir os motoristas se sindicalizarem. O acordo foi feito no Reino Unido entre a empresa e o sindicato GMB, um dos maiores do país. No entanto, o Uber disse que não se envolverá em negociações coletivas sobre ganhos, incluindo a implementação do salário mínimo. Este ano, o Supremo Tribunal inglês decidiu que os motoristas do aplicativo são trabalhadores, com direito ao salário mínimo, férias e pensões. Essa pressão não é exclusiva do país e tem se espalhado pela Europa: o Uber já fechou acordos coletivos para seus entregadores na Itália, enquanto na Alemanha seus motoristas são empregados por meio de empresas de gestão de frotas.

Leilão de memes

Mais um viral da internet foi vendido como token não fungível (NFT). O vídeo “Charlie bit my finger” (Charlie mordeu meu dedo) faturou em leilão US$ 760 mil, 14 anos após seu sucesso na web. No entanto, a interação entre os dois irmãos vai sair do YouTube. Segundo a família, a ideia é que o comprador se torne o único dono do vídeo, embora, seja difícil já que foi copiado e compartilhado várias vezes durante o período. Assista.

Pois é… Leilão de memes têm se popularizado. O mais recente foi o Disaster Girl, vendido por mais de US$ 480 mil.

IMPASSE ENTRE EXÉRCITO E BOLSONARO

O ministro da Defesa, Braga Netto, e o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, se encontram hoje com Bolsonaro no Amazonas. Vão tentar convencê-lo a aceitar que Pazuello seja punido. Tanto a impunidade do general indisciplinado quanto um eventual veto do presidente a uma punição seriam mortíferos para a hierarquia no Exército.

E a CPI ouve hoje o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. Ele vai falar sobre as negociações com o governo federal para a venda da CoronaVac.

Enquanto isso… Queiroga descobriu um novo “culpado” pela crise da Covid-19 no Brasil: o SUS. Falando à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, contou de UTIs lotadas e unidades sucateadas para afirmar que parte dos resultados negativos “decorre das carências do nosso sistema de saúde”. Queiroga não mencionou o fato de o governo ter cortado em março deste ano 72% da verba destinada à manutenção de UTIs. Especialistas classificaram a opinião do ministro como “absurda” e “inconcebível” e afirmaram que, sem o SUS, a Covid-19 já teria matado um milhão de pessoas no país.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, recorreu ao presidente do STF, Luiz Fux, para afastar o ministro Alexandre Moraes da relatoria do inquérito que investiga o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Aras, ignorado na operação da PF contra Salles autorizada por Moraes, argumenta que o caso deveria estar com Cármen Lúcia, que julga outra ação semelhante. Já Moraes, que recusou o primeiro pedido do PGR, diz que sua ação é mais antiga e foi reaberta por fatos novos.

Então… Não se pode afirmar que foi represália, mas ontem Moraes retirou o sigilo da investigação sobre Salles.

Aliás… Salles faltou à reunião ontem do Conselho da Amazônia Legal, presidido pelo vice-presidente Hamilton Mourão. “Lamento profundamente a ausência do ministério mais importante, que não compareceu nem mandou representante. Considero isso falta de educação”, reclamou Mourão.

E o Ministério da Saúde reduziu a previsão de vacinas disponíveis em junho em 8,4 milhões de doses. O motivo seria o atraso na produção de vacinas AstraZeneca pela Fiocruz. Já a fundação diz que tem previsões de entregas semanais até o início de julho.

Em mais um sinal de recrudescimento da Covid-19 no país, nove capitais e o Distrito Federal já estão com taxa de ocupação acima de 90% nas UTIs. Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, São Luís, Natal, Maceió, Aracaju, Campo Grande e Palmas têm as situações mais graves.

Em represália a uma operação da PF contra mineração ilegal, um grupo de garimpeiros incendiou ontem a aldeia da líder munduruku Maria Leusa no Pará. O mesmo grupo teria tentado invadir a base da PF na região.

“Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração.” A frase sobre os brasileiros foi dita ontem em tom de piada pelo Papa Francisco. Ao final de uma audiência geral, o Pontífice foi abordado por um padre paraibano que pediu “orações pelos brasileiros” e ouviu o gracejo, registrado em vídeo.

fonte canal meio, blog do bosco e abraji

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *