VARIANTES X BAIXA VACINAÇÃO

Mato Grosso do Sul, 26 maio 2021

Uma nova variante do Sars-Cov-2, chamada P.4, foi identificada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Porto Ferreira (SP) e já está circulando em pelo menos 21 cidades do interior paulista. Não se sabe ainda a origem da P.4 nem se ela é mais contagiosa ou letal que o vírus original.

Segundo o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, a demora na vacinação pode estar cultivando variantes pelo país. Na avaliação dele, não é possível falar que o Brasil está entrando numa terceira onda da Covid-19 porque não houve uma redução significativa de casos e mortes por um tempo prolongado.

Para piorar, ao contrário do que fora informado na véspera, o paciente com suspeita da variante indiana não foi levado de Guarulhos (SP) para Campos dos Goytacazes (RJ) sob protocolos rígidos. Ele foi autorizado a viajar para o Rio antes de sair o resultado positivo feito em Guarulhos e circulou por três cidades.

E outra notícia preocupante é que a taxa de contágio no Brasil voltou a passar de 1, o que indica expansão da doença. Segundo o Imperial College de Londres, que faz esse monitoramento, a taxa hoje no Brasil é de 1,02. Significa que cada 100 pessoas infectadas contagiam outras 102.

MODA BOLSONARO

A Secretaria municipal de Educação do Rio exonerou toda a direção da Escola Cívico-Militar Carioca General Abreu, na Zona Norte após um vídeo mostrar os alunos aglomerados no pátio, sem respeito a regras de distanciamento, para ouvirem uma “preleção cívica” com frases semelhantes a slogans de campanha de Jair Bolsonaro. O caso foi encaminhado ao Ministério Público.

CULTURA

Como praticamente todos os ramos da economia, o mercado editorial foi fulminado pela pandemia de Covid-19. Segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Câmara Brasileira do Livro, a retração em 2020 foi de 8,8%. Em termos de títulos lançados, houve uma queda de 17,4%, e a tiragem total encolheu 20,5%. A tendência de encolhimento na participação das livrarias se acentuou, passando de 50,5% do faturamento das editoras em 2018 e 41,6% em 2019 para 30% no ano passado.

TIM MAIA

Além do vozeirão e da genialidade, Tim Maia era conhecido pela impontualidade em seus shows – quando ele aparecia. Por isso não é de se estranhar que seu disco de sucessos em espanhol tenha saído com 51 anos de atraso. Falando sério, as gravações feitas em 1970 foram encontradas por Carmelo Maia, filho e gestor do espólio do Síndico. Após uma boa recauchutada com tecnologias modernas para recuperar as gravações, Yo Te Amo já está disponível nas plataformas de streaming.

COTIDIANO DIGITAL

Após três semanas, chegou ao fim o julgamento entre Epic Games e Apple sobre as regras da App Store. Com trocas de críticas entre as empresas, a juíza Yvonne Gonzalez Rogers sinalizou que sua decisão não agradará a nenhum dos lados. Ela deu a entender que estava procurando um meio-termo em torno da ideia de os usuários do iPhone terem opção de comprar diretamente dos desenvolvedores, o que significaria fim ou diminuição da comissão de 30%, centro da briga entre Apple e a criadora do Fornite. Ao mesmo tempo, a juíza também questionou a Epic em querer derrubar o modelo de negócios da App Store, sugerindo que isso poderia ajudar a transformar a desenvolvedora de “uma empresa multibilionária em talvez uma empresa multitrilhões”. Agora é esperar. Para tomar sua decisão, a juíza terá que percorrer 4.500 páginas de depoimentos, um processo que, segundo ela, pode levar meses.

Enquanto isso… A Amazon também entrou na mira dos reguladores. O estado de Washington entrou com um processo antitruste contra a big tech. Foi acusada de ilegalmente adotar cláusula que impede que vendedores terceirizados ofereçam itens com preços menores em sites concorrentes.

Então… O processo contra a Amazon acontece meses depois que Google e Facebook se tornaram alvos de ações antitruste nos EUA.

Fonte: Canal Meio, blog do Bsoco, Abraji

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *