Sucuri será retirada do Solar dos Lagos pela PMA e levada para local seguro em Bonito

A Polícia Militar Ambiental de Bonito vai realizar a retirada da sucuri, de aproximadamente 6 metros, do Residencial Solar dos Lagos. Como alguns moradores tem ultrapassado os limites de segurança com o animal, chegando até a tocá-la, a PMA decidiu que será melhor fazer a transferência do animal para um local seguro, provavelmente em alguma região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Conforme o Capitão Basílio Cesar, comandante da PMA de Bonito, a retirada da sucuri está prevista para a semana que vem. “Após conclusão dos preparativos (logística, estratégia e local de soltura), iremos realizar a captura, transporte e soltura do animal em local seguro. Possivelmente no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, mas ainda estamos analisando a distância, o trajeto, tudo em prol do bem estar dela, com o objetivo de estressa-la minimamente”, detalhou.

A secretária de Meio Ambiente de Bonito, Ana Trevelin, destacou que a presença da sucuri no residencial não representa perigo para os moradores, desde que respeitem o espaço do animal. “O local em que a sucuri tem sido avistada é uma área verde no bairro Solar do Lagos e nós inclusive suspeitamos que existam mais de um espécime passeando por lá. As aparições estão mais frequentes em razão ao período de chuvas intensas, o que têm aumentado as áreas úmidas ao redor dos lagos, que, por sua vez ampliam o território das Sucuris. Elas no geral, não representam riscos para a comunidade, porém os moradores precisam respeitar os limites do animal e infelizmente soubemos de situações em que pessoas estão se aproximando de mais e até tocando na cobra”, disse.

Ana ainda lembrou que Bonito possui muita diversidade de fauna silvestre na área urbana, o que é um presente da natureza. “Os finais de tarde são cheios de papagaios e periquitos próximos a Praça da Liberdade e ao CMU, além de sempre ser possível fazer avistamento de araras, arancuãs, tucanos e não raro se pode ver a ave símbolo de Bonito, que é o Udu-de-coroa-azul. E moradores próximos à áreas verdes podem receber visitas esporádicas de tamanduás, tatus, cutias e gambás. É um privilégio ter tanta vida próxima a área urbana e uma responsabilidade de todos nós cuidar para que a relação entre seres humanos e a fauna seja amigável e respeitosa”, completa.

A PMA ainda acrescenta quem em caso específicos, nos quais os animais silvestres entre dentro dos imóveis ou estejam em situação de risco, a recomendação é para que acionem os policiais militares ambientais ((67) 3255-1247) ou mesmo o Corpo de Bombeiros, pelo193, para que eles façam a remoção correta do animal e evitem qualquer tipo de contato com os mesmos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *