Manoel de Barros e Delinha Sinfônico encantam público nesta terça-feira na TVE

Manoel de Barros. Foto: Arquivo da família.

Reportagem publicada no Portal da Educativa em 10 de janeiro de 2017.

Por Kemila Pellin

Hoje é dia de homenagear o grande poeta que inspirou a programação especial de Ano Novo da TVE. Manoel de Barros será personagem principal do programa CULT.E desta terça-feira (10) a partir das 21 horas. Na sequência a voz encantadora e inconfundível de uma das maiores artistas sul-mato-grossenses poderá ser contemplada no show Delinha Sinfônico, conduzido pelo maestro Eduardo Martinelli.

Manoel de Barros é conhecido mundialmente pela sua poesia lúdica e que tinha como eixo central o Pantanal de Mato Grosso do Sul. Ele é o responsável por disseminar nossa cultura e fazer do nosso patrimônio natural uma referencia para o mundo. “Até hoje quando me chamam para falar de Manoel eu digo e repito: não é nenhum ‘despropósito’ afirmar que ele inventou sua própria literatura, a “literatura pantaneira”, destacou o jornalista e diretor-presidente da Rádio e TV-Educativa/MS, Bosco Martins.

Mesmo tendo a natureza e vida pantaneira como inspiração para seus poemas, Manoel não gostava de quando ‘limitavam-no’ ‘como poeta do Pantanal’. Como amigo próximo, Bosco conta que tiveram várias discussões sobre isso, onde frequentemente reforçava a importância desse estereótipo. “Eu sempre insistia e discordava dele sobre esse ‘limitante’, argumentando que na verdade a associação de sua literatura com o universo pantaneiro também é um diferencial de sua poesia. ‘Foi essa ‘regionalidade’ que projetou o poeta, Mato Grosso do Sul e o Brasil para dimensões universais”, destacou.

Já Delinha, o mito da resistência cultural de sua época em seis décadas de carreira que se confundem com a história de Mato Grosso do Sul, traz o lado feminino do “Casal Onça”, que já era famoso desde o tempo em que nós e o nosso vizinho Mato Grosso éramos um só. Delanira Ferreira Gonçalves, a Delinha, até hoje canta e encanta por todo o nosso Estado e tudo começou quando ela e Délio formaram uma dupla em São Paulo e começaram a fazer sucesso com as músicas que conseguiam gravar.

De lá para cá foram dezoito LPs, dois CDs e um DVD. Neste especial sua personalidade única, timbre contagiante e as letras das músicas conquistam os corações e os ouvidos de todos.  Hoje aqui no “Nosso quintal é maior que o mundo”,  vamos conferir o mais que especial show Delinha Sinfônica, conduzido pelo maestro Eduardo Martinelli e gravado em 2015, no Palácio Popular da Cultura, a partir das 21h30.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *