Manoel de Barros será homenageado em programação da TVE

Matéria publicada no site Campo Grande News em 11 de dezembro de 2006.

Perto de completar 90 anos, o poeta Manoel de Barros será homenageado na grade de programação da TVE Regional. Pelo menos sete programas serão exibidos no especial de férias, que este ano leva o nome de “Fora do Eixo”. Além do material sobre o poeta – que inclui entrevista com ele e produções baseadas em suas obras, a TVE Regional terá quinze horas de produção local na programação especial deste final de ano. Abaixo segue a listagem dos programas em homenagem ao poeta. A programação completa pode ser conferida no site da TVE Regional.

POESIA TOTAL I e II – dois programas com atores do grupo teatral Cia. da Terra e convidados, sobre a poesia de Manoel de Barros, Douglas Diegues, Raquel Naveira, Bosco Martins, Manuel Bandeira, Drummond de Andrade, José Régio, Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes e autores incidentais. Um momento especial para aqueles que apreciam poesia e literatura. Produção TVE Regional e Cia. da Terra.

O OUTRO LADO DE LA FRONTEIRA – Manoel de Barros conversa com os jornalistas Bosco Martins e Douglas Diegues. O poeta rememora a infância, sua mocidade no Rio de Janeiro, a vanguarda primitiva e fala do seu próximo livro “Memórias da Terceira Infância”, entre outros assuntos. Produção e edição TVE Regional.

CARAMUJO-FLOR – O filme traz o itinerário da poesia de Manoel de Barros através de uma colagem de fragmentos sonoros e visuais. No elenco, Ney Matogrosso, Rubens Correa, Aracy Balabanian, Almir Sater e Tetê Espíndola. Produção de 1988, direção de Joel Pizzini.

FORA DO EIXO / ENTREVISTA MANOEL DE BARROS – especial, produzido pela TVE Regional, traz uma entrevista exclusiva com o poeta. Mostra ainda Manoel de Barros declamando um de seus poemas, numa produção do jornalista Luiz Taques. Tem também poema inédito “Um Songo” – elaborado para a revista Caros Amigos em matéria de Bosco Martins. O POETA É UM

ENTE QUE LAMBE AS PALAVRAS E SE ALUCINA – vencedor da primeira edição do DocTV. O documentário, gravado nas cidades de Corumbá, Campo Grande e Rio de Janeiro, traça a trajetória da vida e obra do poeta Manoel de Barros num exercício compartilhado entre o documentarista e o próprio poeta. Roteiro e direção de Arlindo Fernandez.

PANTANAL – UM OLHAR SOBRE O PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE – são 5 episódios que abordam temas que vão desde a formação geológica até o desenvolvimento sustentável da maior planície alagada do planeta. Os vídeos têm como fio condutor narrativo versos do poeta Manoel de Barros. Realização VBC, com produção da jornalista Eliane Nobre e direção de Pepe Favieri.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *