No ano do centenário do poeta, Manoel de Barros vira enredo na Sapucai

Manoel de Barros em foto de Marcelo Buainain

Matéria publicada pelo site Campo Grande News em 21 de maio de 2016.

Por Luana Rodrigues

A Império Serrano anunciou hoje à tarde que o poeta Manoel de Barros será o tema da escola no Carnaval de 2017. O enredo “Meu quintal é maior que o mundo” será uma homenagem à poesia do escritor que completaria 100 anos em dezembro de 2016 e também ao Pantanal.

O título é inspirado em um verso do poema “O Apanhador de desperdícios”: “Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos/ Tenho abundância de ser feliz por isso/ Meu quintal é maior do que o mundo/ Sou um apanhador de desperdícios/ Amo os restos/ como as boas moscas/ Queria que a minha voz tivesse um formato de canto/ Porque eu não sou da informática/ eu sou da invencionática/ Só uso a palavra para compor meus silêncios”.

O carnavalesco Marcus Ferreira, estreante na escola, parece animado com a criação do desfile. Em sua página no Facebook, ele disse que 2017 será um recomeço para a escola da Serrinha. “Voltaremos a uma essência que a escola necessita no momento, e que como artista vejo que teremos a possibilidade de se reinventar”, escreveu exaltando a brasilidade de Manoel.

Há sete anos fora do Grupo Especial, em 2017 a Império Serrano volta ao lado das melhores escolas e será a quarta a desfilar no Sambódromo, no sábado de Carnaval, tentando novamente o título da série A.

Poeta do Pantanal – Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, Mato Grosso em 19 de dezembro de 1916. Depois, mudou-se para Corumbá e terminou seus dias em Campo Grande, onde faleceu em 13 de novembro de 2014. O coração parou, depois de 6 meses em estado de ruína, como ele mesmo definia os efeitos dos 97 anos de idade.

A primeira obra publicada foi em 1937, intitulada “Poemas Concebidos sem Pecado”. Virou o autor que mais vendeu poesias no País.

A escola – Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano é uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro, uma das maiores torcidas do carnaval carioca. Foi campeã do Grupo Especial por nove vezes do grupo de acesso 3 vezes e foi 10 vezes vice-campeã.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *