Pianista transforma poemas de Manoel de Barros em música

Foto: Tarita de Souza

Reportagem publicada pelo Jornal GGN em 22 de agosto de 2019.

Júlia Tygel musicou poemas que fará parte da Ocupação Itaú Cultural, dia 29 de agosto. No show, a pianista estará acompanhada por Tatiana Parra (voz) e receberá o Coral Guarani Tenonde Porã.

Debruçada sobre as obras de Manoel de Barros, a pianista Júlia Tygel transforma em música as águas do Pantanal, os ciclos da vida e todo natural que ganha vida nas poesias do mestre do século XX. Os estudos iniciados pela musicista em 2012, hoje dão o tom do espetáculo “O Delírio do Verbo: Manoel de Barros em Canções” que acaba de conquistar espaço na Ocupação Itaú Cultural, mostra que presta homenagem ao poeta.

Do papel para os palcos, por meio de sons e vozes, o show comandado por Júlia Tygel será apresentado no dia 29 de agosto, às 20h, no Teatro do Itaú Cultural, em São Paulo. Na ocasião, com entrada gratuita, Júlia e seu piano contam com a voz de Tatiana Parra e a viola caipira de Neymar Dias. Em uma celebração especial ao Dia do Índio, a pianista também recebe o Coral Guarani Tenonde Porã e atriz Marilene Grama.

No espetáculo, os músicos passeiam por diversos livros de Manoel de Barros e contemplam as diversas faces de sua obra. Formam o repertório os poemas: O Delírio do Verbo, O Guardador de Águas, O Menino e o Córrego, Borboletas Amarelas, Se Achante, entre outros, além de canções como Pablo (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), A Terceira Margem do Rio (Milton Nascimento e Caetano Veloso) e Indauê Tupa (Paulo André e Ruy Barata).

Pianista e compositora, Júlia Tygel é doutora em música pela Universidade de São Paulo (USP). Sua estreia foi marcada em 2011, com o lançamento do álbum “Entremeados”, uma mescla da música erudita e popular. Foi em 2012 que Júlia se dedicou a obra de Manoel de Barros e, hoje, para apresentar este trabalho conta com a voz de Tatiana Parra, uma solista com quatro álbuns lançados.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *