Mato Grosso do Sul, 16 abril 2021

VIVER

O Ministério da Saúde está com dificuldade de reabastecer o “kit intubação”, que está praticamente zerado no país. Nota técnica da pasta do dia 12 mostra que o governo tentou comprar doses para seis meses, mas só conseguiu 17% do planejado. O estoque federal de um dos dez remédios do kit acabou, e os de outros nove estão quase no fim. Os Estados, municípios e hospitais são responsáveis pela compra, mas, em caso de risco de desabastecimento nacional, o ministério tem o papel de facilitar. A pasta vem recebendo alertas a respeito há mais de um mês. Esse remédios garantem que o paciente seja intubado sem sentir dor e sem tentar arrancar o tubo em reação involuntária.

Então… No Estado de São Paulo, mais de 60% dos serviços municipais estão com os estoques zerados.

Os hospitais privados do país também não escapam. A Associação Nacional de Hospitais Privados estima que cerca de 30% têm estoque para apenas cinco dias ou menos.

E esse não é o único problema. O número de capitais com 1ª dose da vacina suspensa subiu de três para seis. Florianópolis, Goiânia e Maceió se juntaram a João Pessoa, Rio Branco e Salvador.

Enquanto empresários continuam tentando agilizar a compra de vacinas pelo governo. Na semana passada, um grupo de nove executivos e presidentes de multinacionais americanas que atuam no Brasil enviaram uma carta ao embaixador dos EUA, pedindo prioridade ao país na destinação de vacinas excedentes, que são ao menos 30 milhões de doses. (Globo)

Aliás… Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começaram nesta semana os testes em macacos da vacina que pode se tornar o primeiro imunizante brasileiro contra a Covid-19. A expectativa é que o testes em humanos comecem no segundo semestre.

Ontem, foram registradas 3.774 mortes nas últimas 24 horas, totalizando 365.954 vidas perdidas desde o início da pandemia. A média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.952. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -2%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos.

Para a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), milhares dessas mortes poderiam ter sido evitadas. “A resposta no Brasil precisa de uma redefinição urgente, com base na ciência e bem coordenada para impedir mais mortes evitáveis e a destruição do outrora prestigioso sistema de saúde brasileiro”, disse o presidente Christos Christou.

Enquanto em Portugal, restaurantes, shoppings e cinemas vão voltar a abrir na segunda (19).

O MEC nomeou Claudia Mansani Queda de Toledo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que fiscaliza e qualifica cursos de mestrado e doutorado. Toledo é reitora do Centro Universitário de Bauru (SP), que tem duas características notáveis: foi onde se formaram o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o advogado-geral da União, André Mendonça, e tem a nota mínima na Capes para funcionar.

CULTURA

 

O multiartista Muato lança hoje o single Me respirar (clipe no Youtube), parceria dele com a rapper e poeta Carol Dall Farra. Versos da canção vão virar instalações pelos muros do Rio nas próximas semanas.

Até 5 de maio, o 47º Festival Sesc Melhores Filmes oferece a oportunidade ver ou rever filmes lançados recentemente, como Sertânia, de Geraldo Sarno, Retrato de uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma, e Você Não Estava Aqui, de Ken Loach.

O festival Chiii continua nesta semana com apresentações do Percorso Ensemble e do Novíssimo Edgar, entre outros. Na segunda, o evento promove uma conversa sobre jornalismo musical com Guilherme Werneck, publisher da Bravo!, a socióloga e pesquisadora Pérola Mathias e o jornalista Diego Pessoa.

Idealizada pela artista Anna Maria Maiolino e pelo curador Paulo Miyada, a revista digital Presente será lançada na próxima quarta. A primeira edição conta com colaborações de artistas como Dalton Paula e Tania Rivera, além de ensaio inédito em português de Ursula K. Le Guin.

Nos últimos dias do festival É Tudo Verdade, estão entre os destaques um documentário sobre Frank Zappa dirigido por Alex Winter e A Última Florestalonga de Luiz Bolognesi com Davi Kopenawa que encerra a programação.

A Osesp volta a transmitir concertos direto da Sala São Paulo hoje com obras de Bach e Rameau regidas por Luis Otavio Santos, especialista no repertório barroco.

Em luta contra um câncer, a atriz Kate Hansen volta aos palcos para a temporada online de Clarice e os Corações Selvagens, com dramaturgia de Júlio Kadetti.

Em edição especial do Improfest, hoje acontece um encontro de peso entre os músicos João Parahyba, Danilo Tomic e Paulo Hartmann. Na terça, o cantor Romulo Fróes apresenta um show baseado no disco Barulho Feio, lançado em 2014.

Na quinta, começa a mostra Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares, que apresenta um mosaico do período a partir da seleção de 10 curadores. Vaga Carne, de Grace Passô, e A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa, estão entre os filmes selecionados.

Para os 50 anos da Fundação Edson Queiroz, a curadora Denise Mattar elaborou 50 Duetos a partir de obras do acervo, formando duplas como Adriana Varejão e Sérgio Helle, Beatriz Milhazes e Irmãos Campana e Salvador Dali e Xico Stockinger. A mostra pode ser vista online.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.


A presidência
 da Fundação Nacional das Artes (Funarte) está mudando pela sexta vez no governo Bolsonaro. O procurador federal Tamoio Marcodes entra no lugar do coronel da reserva do Exército Lamartine Barbosa Holanda, exonerado em março. E não deve parar por aí: a expectativa é que a maioria dos diretores sejam substituídos nos próximos dias.

COTIDIANO DIGITAL

Em sua última carta aos acionistas, Jeff Bezos abordou as polêmicas com seus funcionários. Após trabalhadores de armazém no Alabama quase formarem o primeiro sindicato da big tech, o fundador da Amazon disse que a companhia “precisa fazer um trabalho melhor para os funcionários”. “Embora os resultados da votação tenham sido desequilibrados e nossa relação direta com os funcionários seja forte, é claro para mim que precisamos de uma visão melhor de como criar valor para os funcionários – uma visão para seu sucesso”. Entre as principais críticas dos trabalhadores é que são pressionados e constantemente vigiados para cumprir metas de produtividade excessivas. Mas Bezos negou as críticas: “Nossos funcionários são às vezes acusados de serem almas desesperadas e tratados como robôs. Isso não é correto”, escreveu. A carta na íntegra.

Esse é o último comunicado de Bezos, que não será mais o CEO da companhia até o 3º trimestre de 2021. No entanto, ocupará o cargo de presidente-executivo do conselho.