CGE realiza seminário sobre Controle Interno e traz ex-ministro a Campo Grande

Girão e Bosco Martins discutiram, durante reunião na Fertel, detalhes de parceria para divulgação de seminário e encontro do Conaci. Foto: Humberto Marques.

Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) fechou parceria com ao CGE (Controladoria-Geral do Estado) no sentido de realizar a divulgação de seminário “O Controle e a Administração Pública”, que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro junto com a reunião do Conaci (Conselho Nacional do Controle Interno). O evento, organizado pela CGE em parceria com a CGM (Controladoria-Geral do Município de Campo Grande), trará à Capital nomes como o do ex-ministro do Planejamento e ex-presidente da CGU (Controladoria-Geral da União), Valdir Simão.

Detalhes sobre a parceria foram discutidos em reunião na sede da Fertel. O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, e o diretor-presidente da fundação, Bosco Martins, avaliaram meios de dar visibilidade ao evento, focado em profissionais das áreas de controle e administração pública, promotores, advogados e estudantes, bem como políticos recém-eleitos neste ano.

“Faremos uma ampla discussão sobre a atuação do Controle na gestão pública. Há quem veja as ações de fiscalização como algo prejudicial por conta de excessos que travam o andamento da administração. Porém, o Controle também pode ajudar muito em relação à aceleração de procedimentos”, destacou Girão, destacando também os efeitos de tais ações para prevenir e impedir desvios.

As inscrições para o seminário, que acontecerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, serão gratuitas e feitas pela internet, com abertura e endereço a serem confirmados.

Bosco, durante a reunião, abriu espaço para a divulgação do evento na grade dos veículos integrantes da Fertel. “Trata-se de um seminário de importância ímpar, que reforça o papel do Controle da Gestão tanto na preservação do patrimônio como para a boa fluidez das administrações públicas”.

Além de vinhetas durante a programação da TVE Cultura e da Educativa 104.7 FM, o seminário será discutido em programas das emissoras, como o Bom Dia Campo Grande (que vai ao ar na rádio estatal de segunda a sexta-feira).

Também participaram da reunião o diretor de Operações da Fertel, Cézar Roriz, a coordenadora de Jornalismo Rose Rodrigues e o diretor da Educativa 104.7 FM, Anderson Barão, bem como a auditora estadual Raquel Pereira Costa.

Sobre o evento

Campo Grande sediará entre 29 e 30 de novembro o seminário “O Controle e a Administração Pública” e também a 29ª reunião técnica do Conaci, instituição que reúne diferentes órgãos de controle interno do país. Os eventos têm como objetivo fortalecer a atividade de fiscalização interna da gestão pública, o que se reverte em ações efetivas de combate à corrupção, ampliação da transparência na administração, fortalecimento da participação social no controle e prestação de serviços públicos com efetividade.

O seminário acontece no dia 29, das 7h30 às 12h, no auditório Germano de Barros do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Entre os palestrantes estão Márcio Cammarosano, professor assistente e doutor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Marco Antonio Carvalho Teixeira, mestre e doutor em Ciências Sociais e professor-adjunto e pesquisador do Departamento de Gestão Pública da EAESP-FGV (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas); Mário Vinícius Claussen Spinelli, doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP, mestre em Administração Pública pela FJP-MG e ouvidor-geral da Petrobras; além do ex-ministro Valdir Moysés Simão (Planejamento, Orçamento e Gestão de 2015 a 2016), atualmente professor doutor.

Os eventos contarão com a presença de representantes dos órgãos de controle interno das esferas federal, estadual e municipal e, serão promovidos pela Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul em conjunto com a Controladoria-Geral do Município de Campo Grande.

Detalhes sobre o evento podem ser obtidos nos sites da CGE e da CGM onde, em breve, será fornecido o link para inscrições no seminário.

Autor: Humberto Marques/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *