Diretor-presidente e profissionais da RTVE são homenageados na Câmara de Campo Grande

O diretor-presidente e dois profissionais de comunicação da Rádio Educativa FM e TV Educativa (RTVE) foram homenageados pela Câmara de Campo Grande, em sessão solene que celebrou o Dia Municipal do Jornalista. Ao todo, foram homenageados 60 jornalistas e radialistas.

O jornalista João Bosco de Castro Martins, diretor-presidente da RTVE, destacou a iniciativa da Câmara e disse estar honrado por ser lembrado pelos legítimos representantes do campo-grandense, lembrando que desde que chegou a Mato Grosso do Sul se identificou com as causas do Estado e a generosidade de seu povo. Bosco fez um tributo ao vereador Vanderlei Cabeludo, produtor musical, pela lembrança do seu nome e destacando sua condição de “bonitense por paixão e adoção”

Paulista de Jaboticabal, Bosco Martins agradeceu o reconhecimento, lembrando que se projetou nacionalmente através de Campo Grande, como repórter e por suas duas gestões anteriores nas emissoras públicas do Estado.

“Agradeço antecipadamente todos os campo-grandenses pela acolhida a mim e a minha família. Agradeço aos vereadores e vereadoras, em especial ao caro amigo Vanderlei Cabeludo pela honraria. Em todas as redações e matérias sempre procurei dar o melhor de mim, tentando ser útil à cidade que me acolheu, como um humilde e voluntário repórter informal, sem exigir nada da cidade que me deu tudo em troca: Amigos, mulher e filhos. Se não houvesse nenhum mérito neste trabalho “de formiguinha” que todos nós jornalistas desenvolvemos ao longo dos anos, basta a alegria de rever os caros amigos e amigas jornalistas presentes nesse ato”.

O jornalista, radialista e professor universitário Clayton Wander Nascimento Sales, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MS e servidor de carreira da RTVE, disse que “sempre é bom ter o reconhecimento em um espaço celebrado pela população, uma casa que naturalmente é do povo. O jornalista sempre critica quando é preciso, mas sem perder de vista que aqui estão representantes legitimamente eleitos pela população, em processo democrático, lembrando que a homenagem não é para o Clayton, mais ao jornalista, pelo seu mérito, ao profissional de comunicação, um segmento importante para a democracia”.

Após o evento, Clayton Sales comentou nas redes sociais: “Sempre gratificante receber homenagens. Grato à Câmara Municipal pela deferência, mas, por dever do ofício, acredito que os contemplados seguirão no seu exercício de apontar os problemas dessa instituição da nossa democracia quando preciso. Ao mesmo tempo, seguirão divulgando e colocando para a sociedade discutir os projetos e ações propostas. Agraciados ou não, parabéns a todos os jornalistas que dignificam a profissão em Campo Grande. Parabéns a aqueles que procuram construir as narrativas das realidades cotidianas com ética, coragem e responsabilidade”.

Para o jornalista e radialista Joel Almeida Silva, também servidor de carreira da RTVE, ”é importante ser reconhecido por aquilo que faz. A gente trabalha esperando ser reconhecido, tanto pelo ouvinte quanto pelas instituições. Quando as autoridades reconhecem temos a sensação do dever cumprido, a certeza de que estamos trabalhando corretamente. Eu que sai de Aquidauana, vim do interior para a Capital, fico muito satisfeito por ver meu trabalho sendo reconhecido pela população através dos seus legítimos representantes”.

Além do diretor-presidente e os dois profissionais de comunicação da RTVE, a Câmara prestou homenagem a outros 57 jornalistas e radialistas.

“O elogio é como um veneno na alma do jornalista, pois atinge a vaidade. Essa segurança excessiva é a primeira condição para que grandes erros sejam cometidos em qualquer profissão. Se faz necessário agradecer nossas famílias que nos compreendem por exercer essa profissão. A notícia não tem hora para acontecer, e nem para terminar, mas temos que estar lá”, discursou, em nome dos homenageados o jornalista Euclides Fernandes Brites.

A solenidade foi aberta com apresentação de outro funcionário de carreira da RTVE, o músico Zé Du (José Eduardo Galindo Novo), diretor de Programação, que interpretou três composições de sua autoria.

O vereador Eduardo Romero, que também é jornalista, destacou a atuação dos profissionais. “Como jornalista, tenho uma emoção muito forte ao olhar para essa plateia. Em nome da Câmara, temos o prazer e a honra de homenagear jornalistas que fazem histórias. Sem vocês, elas não poderiam ser contadas, as transformações não aconteceriam”, afirmou.

HOMENAGEADOS

Confira a lista dos homenageados e os respectivos proponentes:

Airton Saraiva – Alexandre Pereira de Moura
Airton Saraiva – Flávio Alves Paes
Alceu Bueno – Flávio Dias
Alceu Bueno – Waldson Cesar Martinez Godoi
Alceu Bueno – Enock Feitosa Alencar
Alex do PT – Humberto Vinicius Marques
Alex do PT – Azael Oliveira Pompeo Júnior
Ayrton Araújo do PT – Clayton Wander Nascimento de Sales
Ayrton Araújo do PT – Gerson Canhete Jara
Carla Stephanini – Waldemar Hozano de Souza
Carla Stephanini – Guilherme Villalba Zurutuza Filho
Carlão – Euclides Fernandes Brites
Carlão – Jéssica Regina Benitez Alves
Carlão – Atamaril Amaral Marques (Tata Marques)
Carlão – Everton Falcão
Cazuza – Ana Rita Valentim da Silva Amarilia
Cazuza – Taciane Greici de Medeiros Peres
Chiquinho Telles – Wendel Reis
Chiquinho Telles – Benedito de Paula Filho (em conjunto com o Vereador Paulo Siufi)
Chiquinho Telles – Rodson Carmo de Lima
Chiquinho Telles – Kleber Clajus Gutierrez
Chocolate – Nilmara Caramalac Simões
Chocolate – Cláudio Severo Neris
Coringa – Andréia Benites Torres Monteiro
Coringa – Marinalva Aparecida Pereira Barbosa
Delei Pinheiro – Rodrigo Anderson Corrêa Leite
Delei Pinheiro – Rinaldo Costa Rodrigues
Dr. Loester – Andréa de Barros Figueiredo
Dr. Loester – Luciana Modesto dos Santos
Edil Albuquerque – Luiz Carlos da Silva Feitosa
Edil Albuquerque – Luiz Lands Reynoso de Faria
Eduardo Romero – Jacir Alfonso Zanatta
Eduardo Romero – Eron Brum
Engenheiro Edson – Janine Gonzalez de Paula
Engenheiro Edson – Silvio Itiro Mori
Flávio César – Maristela Yule de Queiroz
Flávio César – Dante Teixeira de Godoy Filho
Francisco Luis (Saci) – Agnaldo Silveira Cardoso
Francisco Luiz (Saci) – Geraldo Duarte Ferreira
Gilmar da Cruz – Cesar Moura de Assis
Gilmar da Cruz – Antonio Carlos Ferreira Bittencourt
Herculano Borges – Keila Mesquita da Fonseca
Herculano Borges – Flavia Vicunã Pereira
José Chadid – Adilson Venâncio Paniago Trindade
José Chadid – Fausto Ferreira de Brites
Luiza Ribeiro – Dirceu Martins de Oliveira
Luiza Ribeiro – Nélio Raul Brandão
Mario Cesar – Joel Silva
Mario Cesar – Neri José Bamberg Kaspary
Otávio Trad – Marcos Antonio Silvestre
Otávio Trad – Wanessa Derzi Malheiros Pelegrinelli
Paulo Pedra – Elaine Rodrigues
Paulo Pedra – Ana Paola Morales Alencar
Paulo Siufi – Carlos Kuntzel
Paulo Siufi – Caroline Brambilla Carvalho Quarteiro
Paulo Siufi – Karina Maia
Thais Helena – Maria Luiza Cáceres
Thais Helena – Helton Verão Lopes
Vanderlei Cabeludo – Rodrigo Silva dos Santos
Vanderlei Cabeludo – João Bosco de Castro Martins

Fonte: Portal da Educativa com informações de Jeozadaque Garcia – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *