Educativa FM: Pesquisa indica acerto na nova programação

Levantamento realizado entre os dias 20 e 27 de março pelo instituto Projeção Pesquisa e Assessoria, aferiu a audiência, programas preferidos e popularidade dos apresentadores, mostrando aumento da aceitação já na nova grade de programação da Rádio Educativa FM 104.

De acordo com o presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE), jornalista Bosco Martins, a pesquisa indica a aprovação das mudanças orientadas pelo governador Reinaldo Azambuja e “contribui para que as emissoras públicas se consolidem como canais de comunicação que atendam a todas as classes com interatividade prestação de serviço, informação e diversidade musical sem perda de qualidade”.

A indicação sobre os principais meios utilizados pelos ouvintes para sintonizar as rádios, como a Internet, “atesta o acerto quanto à implantação do Portal da Educativa”, diz Bosco Martins.

No universo dos ouvintes de rádio, 10% dizem sintonizar através da Internet. Outros 16% ouvem pelo telefone celular. Os percentuais são ainda maiores na faixa dos ouvintes com idades entre 16 e 24 anos. A pesquisa mostra que 66% das pessoas sintonizam rádio para ouvir música. Já as notícias são preferidas por 21% dos ouvintes.

De acordo com a pesquisa, as rádios Cidade (25%), Capital 22%), Blink (19%) e Mega 918%) seguem liderando a audiência. A Educativa FM confirma já ter superado seus principais concorrentes, as emissoras universitárias UCDB e Uniderp. No conjunto de todas as emissoras, incluindo as estações de rádio comunitárias, a Educativa FM 104 detém a preferência de 4%.

Na grade de programação da 104, os ouvintes apontaram como locutores e apresentadores preferidos Jean Carlos Potência, Maciel Dias, Orivaldo Mengual, Neiba Ota e Joel Silva, Lucas Cardoso, Celito e Gilson Espíndola, Tony Ueno, Brejinho, Vanderley Cabeludo, Ciro de Oliveira, Thiago Além, Clayton Sales e Aral Cardoso. Cerca de 21% dos ouvintes da Educativa FM disseram não ter preferência por apresentadores.

MAIS QUALIDADE

Quase 80% dos entrevistados que ouvem a Educativa FM disseram ter percebido as mudanças na programação, destacando as transmissões ao vivo, a diversidade da programação, maior volume de informação, interatividade e organização. Os ouvintes também fizeram sugestões, propondo aumento do tempo de alguns programas e realização de festivais de música.

O levantamento do Instituto Projeção Pesquisa e Assessoria tem intervalo de confiança de 95% no universo de 1.200 entrevistas e margem de erro de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistados moradores do Centro e sete das principais regiões de Campo Grande.

Fonte: Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *