Fertel: Dezoito recebem certificado de conclusão do curso de Guarani

“Apoiar a valorização da cultura de MS é uma orientação do governo”, diz Bosco Martins

Curso é oferecido pelo Instituto do Chamamé e pelo Consulado do Paraguai, com apoio do Governo do Estado

O Instituto Cultural do Chamamé, Guarânia e Polca Paraguaia e o Consulado do Paraguai em Campo Grande, com apoio do Governo do Estado por meio da Fundação Luiz Chagas de Rádio e Televisão (Fertel), promoveram na noite de ontem (22), na sede da fundação, a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso de nível básico na língua Guarani.

A cerimônia festiva contou com apresentações musicais de canções fronteiriças e com a execução do hino de Mato Grosso do Sul em Guarani, algo inédito e que embalou a plateia, celebrando a cultura sul-mato-grossense.

“É um orgulho participar do curso com os parceiros, em especial com o Orivaldo Mengual, que é um produto da casa. É o mínimo que o Governo do Estado pode fazer, afinal, como diz o poeta, estamos num lugar onde já foi Paraguai. É orientação do governador Reinaldo Azambuja que valorizemos a cultura regional. Apoiar esse grande projeto que é inédito no país”, disse o jornalista Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel.

Um dos grandes objetivos da realização do curso é um dia ter o reconhecimento do Guarani como um dos idiomas oficiais de Mato Grosso do Sul, além da difusão do guaranítico no estado. É o que defende o cônsul do Paraguai em Campo Grande, Angel Gill Adrian. “A parceria com Governo do Estado foi ótima. Quem assistiu ao curso agora é nosso parceiro para difundir o idioma em Mato Grosso do Sul. Além da população indígena, o idioma guarani é falado por 90% da população do Paraguai e da Bolívia”, disse o cônsul.

Um dos organizadores, Orivaldo Mengual, apresentador do programa “A Hora do Chamamé”, da Educativa 104 FM, lembrou que o Guarani está presente em muitas rodas de tereré pelo estado e que a programação de cursos só está começando. De acordo com o radialista, “nosso projeto agora é trazer para o Brasil professores do Paraguai para lecionar Guarani. Possibilitar aos estudantes o nível intermediário do idioma dentro desse importante projeto. Estamos retomando a valorização da cultura do chamamé que no passado foi interrompida”.

Autor de “Sonhos Guaranis” junto com Almir Sater, o cantor e compositor Paulo Simões disse que em breve a música, que originalmente foi escrita em português, será interpretada também em Guarani. “Eu e o Almir autorizamos recentemente a utilização da música para interpretação nesse idioma. Algo fantástico. Eu mesmo nem sei se daria conta”, brinca Paulo, que vê a iniciativa como celebração da cultura local.

Um dos formandos, Egberto Ribeiro, militar de reserva, teve curiosidade pelo curso e agora se considera apaixonado pelo idioma. “Me interessei muito, me encantei. Até treinava em casa. Algumas letras são diferentes, tem um som mais nasal, mas a adaptação é fácil” disse. Questionado pelo Portal da Educativa se já está pronto para rodar o Mercosul, ele ressalva: “Quase lá! Estou me preparando”.

O Guarani é falado pelos dois países vizinhos de Mato Grosso do Sul – Paraguai e Bolívia –, e é idioma essencial para quem precisa manter contato com o Mercusul. Historiadores consideram o guaranítico como a língua originária do Brasil, tanto que era utilizado pela igreja para catequizar os indígenas.

“Era a língua, até 1710, mais falada do Brasil nas ruas e praças. Naquele ano, Marquês de Pombal decretou o fim do idioma, um ato de imperialismo. Se não fosse por isso, seríamos um país bilíngue, bem como o Paraguai é”, disse Mario Fonseca Júnior, músico e maestro da orquestra do consulado paraguaio, e que também se dedica ao estudo da história local.

O curso

Promovido pelo Consulado do Paraguai junto com o Instituto Chamamé, Guarânia e Polca Paraguaia MS, o curso tem oapoio do Governo do Estado, por meio da Rádio e TV Educativa. Desde a inauguração do serviço, em agosto do ano passado, já foram realizadas quatro etapas.

O projeto foi idealizado pelo radialista da Educativa 104 Orivaldo Mengual há mais de 15 anos e foi viabilizado pelo cônsul ministro Angel Adrian. Com duração de quatro meses e carga de 100 horas/aula, o curso tem conteúdo programático e engloba fundamentos gramaticais, redação e conversação, possibilitando ao aluno conhecimentos básicos do idioma guarani.

No Mercosul, o idioma está entre as línguas oficiais, sendo essencial para os profissionais que mantém relações com outros países do bloco econômico. O laço com a língua guarani é tão forte que o município sul-mato-grossense de Tacuru tem o idioma como oficial, ao lado do Português, prevendo em lei o incentivo ao ensino da língua nas escolas e meios de comunicação da cidade.

Autor: Thiago Frison

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *