Inédito: Consulado do Paraguai e Instituto Chamamé MS formam a 1ª turma em idioma guarani

Acontece nessa sexta-feira (11/12), a partir das 19h, no Consulado do Paraguai em Campo Grande (Rua Cândido Mariano nº 1.945), a solenidade de entrega de certificados aos participantes do curso de idioma guarani. É a primeira turma diplomada em língua guarani, que desde 2007 passou a ser um dos idiomas oficiais do Mercosul (Mercado Comum do Sul), bloco que reúne os países da América do Sul.

O curso de língua guarani foi realizado por meio de convênio entre o Consulado do Paraguai em Campo Grande, que estabeleceu a metodologia pedagógica, e o Instituto Chamamé MS, responsável pela organização administrativa, e apoio do Governo do Estado por meio da Rádio e TV Educativa (RTVE).

Nessa primeira turma, selecionada entre 200 candidatos, participaram 20 alunos e 16 concluíram o curso, ministrado pela professora Idalina Maciel.

A diplomação será realizada com a presença do Cônsul do Paraguai em Campo Grande, ministro Angel Adrián Gill Lesme, autoridades locais e convidados. De acordo com Consulado, por ser uma iniciativa inédita, o curso serviu como “laboratório” para uma didática permanente, para atender a necessidade de formação de profissionais que atuam na área de relações internacionais e comércio exterior no âmbito do Mercosul.

Nessa fase “experimental” foi ministrado curso básico, com duração de quatro meses e carga de 100 horas/aula. O conteúdo programático engloba fundamentos gramaticais, redação e conversação, possibilitando ao aluno conhecimentos básicos do midoma guarani.

Segundo a professora Idalina Maciel Leon, formada pelo Instituto Ateneu, “aprender o idioma guarani é importante para entender a cultura paraguaia e também indígena”.

Mato Grosso do Sul tem uma grande população de imigrantes paraguaios e índios que adotam o idioma no dia a dia. “Dependendo do aluno é possível adquirir fluência nesse curso básico e havendo interesse ele pode se aprimorar”.

Segundo Idalina Maciel, o alfabeto do idioma guarani é composto de 33 letras entre consoantes, sinais de nasalidade, oral e dígrafo (uso de duas letras para um único fonema). “O alfabeto do idioma guarani é maior que o português e espanhol, mas não é difícil de aprender. Como toda língua, o aprendizado depende de dedicação e disciplina do aluno”, ressalta a professora do curso patrocinado pelo Consulado do Paraguai e Instituto Chamamé MS.

De acordo com o diretor-presidente da RTVE, Bosco Martins, por orientação do governador Reinaldo Azambuja, as emissoras do Estado e Portal da Educativa estão dando suporte a essa iniciativa em razão da importância cultural e sobretudo pela “cooperação que o Governo de Mato Grosso do Sul estabeleceu com o Paraguai”.

“O Paraguai é um parceiro importante e estratégico que está em pleno desenvolvimento. Além de ser um dos principais parceiros comerciais do Brasil, tem uma relação cultural muito forte com Mato Grosso do Sul, onde está a maior população de imigrantes e descendentes paraguaios e a segunda maior população indígena do Brasil. No âmbito da América do Sul, a população indígena é expressiva e abrange vários países, por isso o guarani se tornou, em 2007, língua oficial do Mercosul”, destaca Bosco Martins.

Autor: Edmir Conceição-RTVE/Portal da Educativa. Fotos: Instituto Chamamé MS.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *