Prêmio Piraputanga: governador, ministro e empresários do turismo são premiados por ‘alavancar’ Bonito e região

O governador Reinaldo Azambuja e o ministro do Turismo Marx Beltrão foram homenageados durante o II Fórum Nacional de Jornalistas da Mídia Eletrônica, Turismo e Meio Ambiente.

Os dois receberam o “Troféu Piraputanga de Turismo 2016”, confeccionada pela artista plástica Buga Peralta, por incentivar e promover o turismo em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

O prêmio também foi entregue a outros dois importantes nomes do setor turístico de Bonito. Guilherme Póli, do Zagaia Resort Hotel, por ser um dos pioneiros na rede hoteleira urbana  e Bosco Martins, do Rio Formoso Hotel Fazenda, por inovar ao construir um empreendimento na zona rural, há mais de 20 anos.

Os dois fazem parte da história da cidade, onde chegaram   na  mesma década de 1990 e fundaram os seus empreendimentos. Guilherme e sua família, o Resort Zagaia Hotel, hotelaria urbana e Bosco Martins,  seu pai Waldemar Martins e família, o Rio Formoso Hotel Fazenda, pioneiro  em hotelaria rural.

Na época puxaram em colaboração com o produtores rurais da região, o linhão para levar a energia ainda insuficiente  e instalaram  os  dois principais hotéis fazenda de Bonito,  o Hotel Fazenda Cachoeira,  de Afrânio Jacques e família,  e o  Rio Formoso Hotel Fazenda, hoje gerenciado  por Clayton Castilho e sua esposa Rosangela Espósito.

Esses empreendimentos foram os principais vetores de desenvolvimento turístico do Rio Formoso e colaboraram para o “boom” de visitações naquela região, onde atualmente passam mais de 100 mil turistas por ano. Junto com o Balneário do Sol do ex-prefeito Nercy Soares, e a Ilha do Padre, do Padre Roosevelt, os dois empreendimentos inovaram no turismo rural, inaugurando na região do rio Formoso o caminho da  Ponte do Hormínio, antiga estrada da Ilha do Padre, que hoje é conhecida como Rodovia do Turismo.

O hotel Zagaia chegou a Bonito quando a cidade ainda ensaiava ser o principal destino de ecoturismo do país. A Internet comercial ainda dava os primeiros passos e o perfil do turista era outro, basicamente pessoas que vinham de fora do país ou de mais alto poder aquisitivo. Uma história que se contrasta com a atualidade, em que cerca de 50% dos hóspedes recebidos no local são de pessoas do próprio Estado.

A família de Guilherme Póli já atuava no ramo hoteleiro no Paraná, quando seu pai  Celso decidiu investir em outra praça. Viajou o país inteiro em busca de um lugar promissor e veio parar em Bonito onde escolheu morar e trouxe a família.  O lote de 60 hectares onde está o Resort foi escolhido a dedo. Nenhuma árvore precisou ser derrubada, muito pelo contrário: a família plantou pomar, construiu um lago com peixes e buscou se alinhar o máximo possível com a ideia do ecoturismo. “As pessoas que vem para cá gostam da natureza, acima de tudo. Antes, não tinha um pássaro para os lados de cá. Hoje eles estão aqui, porque plantamos muita coisa”, diz Celso Póli.

O prédio saiu do zero. Só de uma vez, mais que dobrou a capacidade de Bonito de receber hóspedes: de cerca de 200 leitos na cidade, o Zagaia aumentou o número para 280. “Para você ter uma ideia, hoje Bonito tem cerca de 5.500 leitos, e o Zagaia recebe 600. Hoje são quase 100 hotéis e no começo, contando com a gente, não éramos nem 10. A capacidade hoteleira é maior que Campo Grande”, relata Guilherme Poli, filho de Celso, que também atua no local desde a fundação do prédio principal.

Além dos já citados, o empresário Juca da Agência de Turismo Ygarapé também foi premiado pelo seu trabalho como precursor do turismo em Bonito.

Já o “Troféu Jornalista Vera Martins” foi entregue para oito renomados jornalistas da mídia eletrônica, sendo dois para profissionais do jornalismo investigativo, que contribuem para o crescimento da mídia eletrônica e digital, através de um trabalho pontuado pela ética e pela seriedade. A jornalista Ellen Genaro e Edinho Neves representaram Mato Grosso do Sul. Outros nomes premiados são Gigi Accioly (AL), Tania Gusman (MG), Vera Rosa (PR), Fernando Fischer (SC) e Gustavo Siqueira(SC).

Autora: Kemila Pellin/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *