Reinaldo destaca importância da TVE ao ensino básico e educação sanitária

Após reunião com o ministro das Comunicações, André Figueiredo, junto com os diretores-presidentes da TV Cultura de São Paulo, Marcos Mendonça, TVE do Paraná, Sérgio Kobayashi, e Bosco Martins, da RTVE-MS, o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância das emissoras públicas na formação de estudantes do ensino médio e educação sanitária.

Presidente da TVC-SP apresenta projeto de educação em reunião com o governador e ministro das Comunicações

A produção de conteúdos nas áreas de ensino e saúde, as duas áreas mais importantes da gestão pública, despertou a atenção do governador ao assistir apresentação do presidente da TV Cultura de SP sobre a produção de programa de educação, dirigido a crianças e adolescentes em todas as faixas, que aprendem divertindo. São quatro horas de programa ao vivo, duas das quais dedicadas ao ensino médio.

A TV Cultura também propôs compartilhar com a TVE, que firmou parceria para veicular conteúdos da TVC e disponibilizar conteúdos de Mato Grosso do Sul, programas de educação sanitária, em que a população é orientada sobre ações básicas na área de saúde.

Governador e ministro assistem video sobre a nova programação da TVE

“É muito importante o papel da TVE na área educacional nesse momento em que se faz necessário cada vez mais aperfeiçoar os métodos de ensino e a formação dos nossos jovens. Sabemos que o aluno não se adapta somente à sala de aula, ele está conectado ao mundo e precisa ter alternativas de acesso à informação e conhecimento, sua formação intelectual. A TV é um importante instrumento para isso. Estamos formando nossos diretores de escola por meio da educação a distância”, destacou Reinaldo Azambuja, sendo informado pelo ministro André Figueiredo que todas as ferramentas citadas pelo governador poderão ser usadas assim que a TVE concluir o processo de digitalização.

A partir da migração ao sistema digital a TVE poderá operar o multicanal, que permitirá ao telespectador acessar, na mesma emissora, até três canais. Um deles pode ser direcionado ao ensino à distância, como já opera em caráter experimental a TV Cultura de São Paulo (Univesp TV e Multicultura Educação).

O diretor-presidente da RTVE, Bosco Martins, apresentou vídeo com a nova grade de programação, destacando a parceria com a emissora paulista, que vai enriquecer a programação cultural e de entretenimento, informação e prestação de serviço.

Mendonça e Bosco Martins aproveitaram a audiência do governador com André Figueiredo para reforçarem o pedido de equiparação das entidades públicas de radiodifusão com os canais da União para transmitir sinais em multiprogramação. O pedido será formalizado no próximo dia 25 em reunião no Ministério das Comunicações com todos os dirigentes de emissoras educativas do Brasil. O ministro sinalizou com uma boa receptividade à reivindicação. “O terreno está preparado”, brincou o governador Reinaldo Azambuja numa referência à audiência que o ministro terá com o dirigentes das emissoras públicas. “Sou simpático a essa causa”, respondeu André Figueiredo.

Bosco Martins destaca qualificação de conteúdo com parcerias com as emissoras públicas de SP e PR

A ideia de formar uma grande Rede para reproduzir o Brasil “por inteiro” agradou o ministro, que ficou impressionado com o potencial econômico, turístico e cultural de Mato Grosso do Sul. Para o presidente da TVC-SP, “Mato Grosso do Sul tem perfil onde essas questões são permanentes. Mostrar o Brasil ajuda o país, não apenas o eixo Rio-São Paulo”.

Sérgio Kobayashi, presidente da TV-É Paraná o objetivo é compartilhar programas que mostrem a diversidade cultural e econômica do País e acredita que essa parceria MS-SP-PR vai contribuir para a formação da grande rede nacional, que já reúne 15 estados brasileiros. E não há, segundo Mendonça, nenhuma preocupação com as emissoras comerciais, a busca desesperada por audiência, porque ela se dá naturalmente na medida que o conteúdo seja diverso e qualificado. Hoje a TVC-SP oferece no multicanal sete cursos universitários absolutamente gratuitos, dos quais quatro cursos de engenharia ministrados por professores da USP e Unicamp. A ideia é fazer isso nacionalmente, com a contribuição da Rede Minas, onde foi produzido o programa de educação sanitária. E as produção contam com o apoio das emissoras comerciais, como a Globo e SBT, além de fundações (Roberto Marinho), que cedem atores e imagens. Minas Gerais tem 853 cidades e a o programa de capacitação de agentes de saúde jamais atingiria o objetivo se não houvesse o ensino a distância, por meio de sinais via satélite

Comitiva

A reunião do governador e ministro com os dirigentes das emissoras públicas de SP, PR e MS foi acompanhado pelo deputado federal Dagoberto Nogueira, deputados estaduais Felipe Orro e George Takimoto, o secretário-chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o subsecretário de Comunicação, Rodrigo Mendes, Jorge Damião, diretor de Relações Institucionais da Fundação Padre Anchieta, e o presidente dos Correios, Giovani Corrêa Queiroz.

Fonte: Assessoria de Comunicação RTVE/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *