TV Educativa MS terá programação especial no 14° Festival América do Sul Pantanal

Música, dança, artes e tantas outras diferentes faces da cultura tomaram as ruas de Corumbá nesta semana com a abertura da 14ª edição do Fasp (Festival América do Sul Pantanal). E a chance de acompanhar apresentações e a cobertura completa deste grande evento estarão à disposição de pessoas em todo o mundo, graças à presença da TVE – que, no festival, também dará uma prévia à audiência do processo de digitalização do seu sinal.

TV Educativa de MS mobilizou uma equipe de 22 profissionais para produzir matérias exclusivas do Fasp e transmitir ao vivo shows que acontecerão no Palco Rio Paraguai e no Palco Integração. A intenção é permitir a qualquer um a oportunidade de imersão na cultura sul-americana e mundial, que terá a Cidade Branca como sua capital até 27 de maio.

Todo o conteúdo produzido pela equipe da TVE será veiculado na TV aberta em Campo Grande pelo canal 4 (da TVE MS). Já os assinantes da NET poderão acompanhar a programação da TVE por meio dos canais 15 (Capital) e 27 (Corumbá).

Quem ainda não tiver acesso ao sinal da TV ainda poderá acompanhar a programação pela internet. O Portal da Educativa (em http://www.portaldaeducativa.com.br) vai veicular conteúdo multimídia sobre o Fasp, inclusive vídeos de apresentações, graças a uma parceria com a operadora Oi que fornecerá um link de alta velocidade.

TVE Digital

O Fasp 2018 também será o marco do início do processo de digitalização de sinal da TV Educativa MS, previsto para ser oficialmente inaugurado em agosto deste ano, quando a toda a programação será transmitida no novo sistema, que será o padrão das emissoras brasileiras.

“Trata-se de um marco para a TV pública de Mato Grosso do Sul. O sistema digital dará mais qualidade ao sinal, ao passo que trabalhamos constantemente para oferecer uma programação de ótimo nível junto com as nossas coirmãs do país”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS, Bosco Martins.

A atual direção da Fertel vem trabalhando nos últimos anos para modernizar a distribuição da programação da TVE MS. A repaginação do Portal da Educativa e a implantação de sistema para transmissão online permitiram um novo alcance para a emissora, que atinge números expressivos com a veiculação de seu conteúdo na internet.

Fasp 2018

Com abertura oficial prevista para esta quinta-feira (24), o Festival América do Sul Pantanal já espalha atividades culturais na fronteira entre Brasil e Bolívia, com mais de 250 atividades artísticas como mostras de cinema, dança, teatro, circo, artesanato, contação de histórias e exposições por Corumbá, Ladário e em Puerto Quijarro. A programação completa pode ser acessada por este link.

Só a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul selecionou, via editais, 17 atrações regionais para o público nas áreas de música, teatro, circo, dança e cinema. Dami Braz, Marcos Assunção, Fábio Kaida e o Santo Chico vão dominar o Palco Rio Paraguai; enquanto o Coletivo VEraju, Codinome Winchester, Gilson Espíndola, Falange da Rima e Arduará se apresentam nos palcos alternativos.

O cinema estará representado pelo curta-metragem “Irmãos de Almas” e os longas “Raiz do Vértice” e “50 anos do Grupo Acaba: Canta Dores do Pantanal”, a serem exibidos na Praça do CEU (Corumbá), Casa de Cultura de Ladário e no Centro de Convenções Miguel Gomez.

Os espetáculos “Meu mano humano”, da Companhia Última Hora, e “O Diário de Madalena”, do Palco Sociedade Dramática/AACP foram as apresentações de teatro selecionadas. Já o circo será representado pela Companhia Theastai de Artes Cênicas, com o espetáculo “Quem Matou o Morto?”. A Associação Cultural Dançurbana e a Tez Companhia de Dança levam os projetos “Plagium” e “Beba-me”, respectivamente, para o festival.

Essas apresentações acontecem na Praça da Liberdade, em Quijarro, no Porto Geral em Ladário e na Praça Generoso Ponce, em Corumbá, com entrada franca.

Atrações nacionais

A programação regional se mescla a exibições nacionais e internacionais e outras já programadas para o evento pelos organizadores, incluindo os quatro grandes shows nacionais previstos para as quatro noites do Fasp no Palco Integração.

Nesta quinta-feira o sambista Martinho da Vila será a atração principal do Fasp 2018 com o show “Alô Vila Isabel” -fechando uma noite na qual estão previstas, ainda, apresentações do Ballet Folclórico San Carlos (de Santa Cruz de la Sierra) e o harpista Fábio Kaida.

Na sexta (25), o grupo Bro MCs, das aldeias Jaguapiru e Bororó, mostram que os Guarani-Kaiowás também entendem de rap, preparando o palco para o show “Ainda é tempo”, do paulista Criolo.

O sábado (26) promete ser de muita animação e dança com a cumbia do grupo Puerto Candelária, da Venezuela, que farão a abertura para a baiana Daniela Mercury e seu espetáculo “Banzeiro”, prometendo lotar o palco principal do Fasp.

O festival começa a se despedir no domingo com a dupla Tostão e Guarany e o show “Os tempos mudaram”; o violeiro Aurélio Miranda, com o seu “Memórias, que prometem mostrar a música de raiz de Mato Grosso do Sul”; e a paraibana Roberta Miranda, que fecha a programação da noite com o concerto “Os tempos mudaram”.

O Fasp 2018 é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, e pela Prefeitura de Corumbá.

Autor: Humberto Marques/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *