TVE Digital é o “melhor presente” destaca diretor presidente na homenagem da Fertel

“Já obtivemos aval do governador Reinaldo Azambuja, do secretário Eduardo Riedel, secretário de cultura Athayde Nery e dos deputados, para apresentarmos brevemente a sociedade sul-mato-grossense o melhor presente. Aquele que será o marco histórico para as emissoras públicas, sua digitalização. Um salto fenomenal em sua qualidade de imagem e consequente audiência perfazendo o desejo da comunidade e sonho de nossos artistas e produtores culturais”.

A declaração foi feita pelo diretor-presidente da Rádio Educativa FM 104,7; TVE e Portal da Educativa, para cerca de 60 funcionários, em retribuição a homenagem surpresa pela comemoração dos 61 anos do jornalista, neste 27 de abril, promovido pelos servidores da empresa pública.

Emocionado, ao lado de sua esposa a bióloga e também jornalista, Marcia Brambilla, o jornalista Bosco Martins destacou a atuação dos servidores no processo de digitalização e agradeceu a consideração e a dedicação deles: “que mesmo em tempos mais difíceis da Fundação nunca deixaram a peteca cair.”

O aniversário do diretor-presidente da Fertel (Fundação Estadual Luís Chagas de Rádio e Televisão Educativa de MS), foi comemorado pelos funcionários da Rádio e TV Educativa, na sede da emissora, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Com um jeito informal e alegre, marca registrada da sua personalidade, o jornalista cumprimentou todos os colegas de trabalho que participaram da celebração.

Bosco Martins é o diretor-presidente com maior tempo de prestação de serviços frente as emissoras públicas de MS. Já comandou a Fertel, nos exercícios dos ex-governadores, Marcelo Miranda, Pedro Pedrossian, Zeca do PT e retornando no atual governo de Reinaldo Azambuja, num total de 12 anos. Foi em sua administração que as emissoras públicas implementaram as principais mudanças, como projeto de criação da Rádio Educativa FM 104,7, produção regional e interiorização do sinal e agora, passando sistema analógico para o digital.

Bosco Martins começou a carreira  de radialista e jornalista na década de 1970 em Jaboticabal e Ribeirão Preto, em 1980 veio para MS como repórter da TV Morena (afiliada da Rede Globo). Participou da cobertura de eventos marcantes na história do estado, entrevistou ex- governadores (como Wilson Barbosas Martins, que foi retratado em um documentário realizado pela TV Educativa), literatos (como o poeta Manoel de Barros), artistas e figuras de destaque do cenário regional e nacional.

Fertel – Inaugurada em 1984, em Campo Grande. A sede da Rádio e TV Educativa é transferida para o Parque dos Poderes em 1994. A emissora recebe também uma nova estrutura jurídica, com a criação da Ertel (Empresa de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul).

No ano de 2000 a entidade se torna uma fundação – a Fundação Estadual Luís Chagas de Rádio e Televisão Educativa de MS, mudando a ordem jurídica de empresa de direito privado para personalidade de direito público. Três anos depois seu nome é alterado para TVE Regional.

Já em 2008 integra o grupo da Empresa Brasil de Comunicação, passando a se chamar TV Brasil Pantanal. Em 2015 volta a receber a denominação de TV Educativa. A base de sua programação são atrações de conteúdo educativo e cultural, buscando divulgar e valorizar as manifestações da cultura regional, tendo como cabeça de rede a programação da TV Cultura de São Paulo.

Autora: Júlia Torrecilha/Portal da Educativa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *