26 de fevereiro de 2021

Flamengo campeão

Mesmo perdendo por 2 a 1 para o São Paulo, o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro de 2020. O time carioca terminou um ponto à frente do Internacional, que precisava vencer o Corinthians, mas ficou no 0 x 0. Foi emoção até o fim, com o VAR anulando aos 51 minutos do segundo tempo o que seria o gol do título dos gaúchos. No outro extremo da tabela, o Vasco venceu o Goiás, mas não conseguiu escapar do rebaixamento. (Globo Esporte)

POLÍTICA

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, queria para ontem a primeira votação da PEC que trata da imunidade parlamentar, apelidada de “PEC da Impunidade”, mas amargou um adiamento para hoje. A relatora Margarete Coelho (PP-PI) desidratou o texto, tirando mudanças na Lei da Ficha Limpa que beneficiavam parlamentares, mas mantendo a limitação das situações em que um congressista pode ser preso e a impossibilidade de a Justiça suspender um mandato. Nos bastidores, ministros do STF trabalham contra a PEC. (Estadão)

Painel: “A decisão do deputado Celso Sabino (PSDB-PA) de assumir a autoria da PEC da Imunidade Parlamentar causou irritação profunda em seu partido, cujos representantes começaram a se movimentar internamente para que o processo de expulsão de Sabino do PSDB seja retomado.” (Folha)

Míriam Leitão: “O Congresso está conspirando para transformar uma prerrogativa de defesa da democracia em imunidade para criminosos. Esta PEC é uma subversão da ideia da imunidade parlamentar, que é importante para proteger o exercício democrático do mandato. Não para proteger a pessoa do parlamentar. É fundamental entender esta diferença.” (Globo)

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, anunciou via Twitter que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) se filiou a seu partido. Como o parlamentar está preso em um quartel da PM no Rio por ordem do STF, a ficha de filiação foi assinada na cadeia. O PSL diz que ainda não foi comunicado do desligamento. Silveira responde a processo no Conselho de Ética da Câmara e pode acabar cassado. (Poder360)

A mudança de partido antes da “janela de troca” de legendas que acontece no ano que vem dá ao PSL e ao Ministério Público Eleitoral o direito de pedir ao TRE do Rio a cassação do mandato de Silveira por desfiliação imotivada, de acordo com resolução de 2007 do TSE. Mas pode ser um bom negócio para o deputado. Na Justiça Eleitoral, ele seria punido somente com a perda do mandato; na Câmara, perderia também os direitos políticos por oito anos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *