Bonito 27 de março de 2021

Nheengatu: Smartphones agora também nas língua indígenas

A Motorola anunciou esta semana a inclusão de dois idiomas indígenas do Brasil em seus smartphones. Com a mudança, todos os aparelhos da empresa atualizados com Android 11 poderão ser configurados nas línguas Kaingang e Nheengatu. No Pedro+Cora desta semana, você confere os detalhes do processo de inserção destas línguas na tecnologia. Confira no Youtube e no Spotify.

Os Guaranis M’bya  

Acontece hoje o lançamento virtual do livro Eu Mais Velha – Cura, Fé e Ancestralidade, projeto de Bianca Sevciuc e Lais Araújo que mapeia conhecimentos tradicionais da cultura caiçara e dos Guaranis M’bya.

COTIDIANO DIGITAL

Mais uma vez, os CEOs das big techs prestaram depoimentos no Congresso americano. Dessa vez, foram questionados sobre suas responsabilidades com a desinformação online e violência, principalmente no caso da invasão de apoiadores de Donald Trump ao Congresso. Jack Dorsey, do Twitter, foi o único a dizer que as plataformas contribuíram, mas afirmou que seria “preciso levar em consideração todo o ecossistema de informação”. Enquanto Mark Zuckerberg, do Facebook, afirmou que as pessoas que desrespeitaram a lei são responsáveis e citou Trump por incitá-los. E Sundar Pichai, do Google, preferiu dizer apenas que “é uma questão complexa”. Em seus discursos, os executivos ainda fizeram sugestões para a reforma da Seção 230, lei que protege as big techs da responsabilidade sobre o que é publicado por seus usuários. Essas audiências com os executivos se tornaram frequentes desde o ano passado e vêm com a maior pressão dos reguladores – em 2020, Google e Facebook foram processados nos EUA por práticas anticompetitivas.

Pela primeira vez, a Embraer mostrou em voo o seu “carro voador” elétrico. O protótipo é em tamanho reduzido e decolou esta semana da sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Desde 2018 o conceito vem sendo desenvolvido pela fabricante brasileira. Ano passado, criou a startup Eve para focar no desenvolvimento do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) com passageiros. No início, o táxi-aéreo da Embraer deverá ter um piloto, mas a ideia é de que, no futuro, o voo seja autônomo.

CULTURA

Confira as dicas da agenda cultural:

Até domingo, artistas como Aline Paes, Juliana Linhares, Marina Íris, Luciane Dom, Ilessi e Júlia Vargas homenageiam uma referência da música carioca, Áurea Martins, ainda ativa aos 80 anos. É o Festival OQ VC OUVE, sempre às 20h, no Youtube.

Intitulada OVR: Pioneers, a edição online da feira internacional de arte Art Basel segue também até domingo e conta com mostras brasileiras na programação, como a individual de Paulo Nazareth na Mendes Wood DM e a dupla de Leda Catunda e Jac Leirner na Fortes D’Aloia & Gabriel.

Previsto para durar todo o ano, o ciclo 1922: Modernismos em Debate começa nessa segunda com três mesas e convidadas como Aracy Amaral, Ana Paula Cavalcanti Simioni e Regina Teixeira de Barros. A iniciativa é uma parceria entre Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Contemporânea da USP e Pinacoteca de São Paulo.

Metá Metá, Anelis Assumpção e Di Melo são alguns dos destaques do Festival Mundo Pensante, cujos shows serão transmitidos hoje e amanhã de forma gratuita. Ainda hoje, o rapper Black Alien apresenta o disco Abaixo de Zero: Hello Hell em evento realizado pela Audio. Outra boa opção para esta sexta é o show Teu Nome Vem de Longe, do cantor pernambucano Oliveira.

Em temporada virtual no Ágora Teatro, o ator Celso Frateschi interpreta o monólogo O Grande Inquisidor, baseado em Fiódor Dostoiévski. Após a apresentação de hoje, haverá uma conversa com a jornalista Bianca Santana.

Com curadoria do artista Rodrigo Andrade, a exposição Um Lugar Lugar Nenhum reúne paisagens contemporâneas de nomes como Alexandre Wagner e Mariana Serri no viewing room da Galeria Marilia Razuk.

Expoente do Teatro de Arena dos anos 60, a atriz Dulce Muniz relembra a sua trajetória em Trinta Anos Esta Noite ou O Espelho Negativo, que cumpre temporada digital no Teatro Studio Heleny Guariba a partir de domingo.

No domingo, Rita Lages Rodrigues, professora da Escola de Belas Artes da UFMG, discute sobre o lugar da mulher na história da arte em live da Casa Fiat de Cultura.

Em sua 4ª edição, o ciclo Crítica em Movimento apresenta mesas de debate, espetáculos virtuais e podcast sobre os rumos do teatro contemporâneo no Itaú Cultural.

A partir da colaboração de mais de 100 artistas do sul global, a plataforma de vídeo-arte COVIDEO19 publica diariamente uma obra que dialoga com a pandemia. O projeto foi concebido pelas curadoras independentes Amanda Abi Khalil, Cherine Karam e Bianca Bernardo.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo.

Fonte: Canal Meio e Blog do Bosco

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *