Vacina por ouro?

Mato Grosso do Sul, 8 de junho de 2021.

A CPI já está com um documento mostrando que povos indígenas receberam cloroquina e tiveram dificuldade de acesso a leitos de UTI. Mas a principal denúncia, que ainda depende de mais investigações, é que vacinas destinadas às aldeias foram desviadas para garimpeiros em troca de ouro.

Pfizer

Após 13 dias de aplicação da primeira dose da vacina da Pfizer, o risco de infecção pelo Sars-Cov-2 cai pela metade, segundo estudo feito em Israel. Infectologistas, porém, ressaltam a importância da segunda dose e da vacinação do maior número possível de pessoas para o controle da pandemia.

Moderna

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira que sua pasta está negociando 100 milhões de doses da vacina da Moderna. O laboratório americano ainda não pediu autorização à Anvisa para o uso de seu imunizante, que já foi aprovado por agências reguladoras dos EUA e da Europa.

CPI da Pandemia

Enquanto isso… O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, depõe hoje novamente à CPI da Pandemia. Deve ser indagado sobre o “gabinete paralelo”, sobre sua autonomia no ministério e sobre a realização da Copa América no Brasil.

Insumo

E a Fiocruz conseguiu antecipar para sábado a chegada de mais um carregamento de insumo farmacêutico ativo (IFA) vindo da China. O lote estava previsto apenas para o dia 20.

Vacinação

Que a vacinação no Brasil está lenta não é segredo, mas em alguns estados está mais que em outros. Amazonas e Acre são os estados que menos aplicaram as vacinas que receberam, 52,6% e 59% de aplicação, respectivamente. Na outra ponta estão Rio Grande do Norte (93,15%), Alagoas (89,2%) e Roraima (96%).

Mentira

O Tribunal de Contas da União (TCU) desmentiu  Jair Bolsonaro, que falara mais  a apoiadores de um relatório do órgão “publicado há alguns dias” indicando que 50% das mortes atribuídas à Covid-19 no ano passado não tinham sido causados pela doença. Era mentira.

Crivella

Bolsonaro decidiu indicar o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella para a o cargo de embaixador na África do Sul. O pedido de ‘agrément’ já teria sido enviado ao governo sul-africano, embora a nomeação tenha de ser aprovada pelo Senado. A iniciativa, que causou desconforto entre os diplomatas brasileiros, seria uma forma de compensar a Igreja Universal do Reino de Deus, da qual Crivella é bispo, pela falta de apoio do governo à seita na crise que ela enfrenta em Angola.

Um século

Contrariando princípio constitucional da Transparência e entendimentos anteriores da Controladoria-Geral da União (CGU), o Exército impôs sigilo de 100 anos sobre o processo administrativo contra o general Eduardo Pazuello. No dia 23 de maio, o ex-ministro da Saúde participou de ato político com o presidente Jair Bolsonaro no Rio, o que viola o regulamento do Exército. Após pressão do Planalto, o comando da Força decidiu não punir Pazuello e arquivou o processo, agora posto em sigilo por um século por “conter informações pessoais”. Em casos semelhantes, a CGU determina que processos administrativos fiquem em sigilo apenas até o julgamento ou arquivamento.

Golpe

Marcos Nobre: “Caso Bolsonaro perca a eleição, ele vai tentar um golpe. Se ele vai ter força pra conseguir, é outra coisa. Vai tentar com partes das Forças Armadas e parte das forças de segurança e quem mais ele conseguir armar. Agora, se der o passo e vir que não tem apoio, ele se retira como mártir. Mas que ele vai tentar o golpe, eu não tenho a menor dúvida.” (Marco Zero)

Rival

E chegou ao Brasil o YouTube Shorts, rival do TikTok e do Reels do Instagram. A nova plataforma será liberada aos poucos, nas próximas semanas, para todos os usuários.

 

Fonte Canal Meio e blog do Bosco