Newsletter – 09 de Dezembro de 2019

Programa Tim Lopes acompanha julgamento de mandante do assassinato de radialista em Goiás

A equipe do Programa Tim Lopes, da Abraji, está em Edéia (GO) para acompanhar o julgamento do vereador José Eduardo Alves da Silva, acusado de ser o mandante do assassinato do radialista Jefferson Pureza. O júri popular definirá também a pena para Marcelo Rodrigues dos Santos, acusado de ser cúmplice. O crime aconteceu em 17.jan.2018 e foi o primeiro caso acompanhado pelo Programa.

Leia mais


Acesso a informações é insatisfatório

Mapa do Acesso a Informações Públicas divulgado em 4.dez.2019 mostra que respostas a pedidos por dados de remunerações de servidores aumentaram após a LAI entrar em vigor, mas a qualidade da maioria não é satisfatória.


Crivella viola Constituição Federal

A Abraji repudia a decisão do prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB-RJ) e de Daniel Pereira, chefe da comunicação da Prefeitura, de não mais atender a solicitações de jornalistas de O Globo. Trata-se de uma violação direta a pelo menos quatro itens da Constituição Federal.


PM intimida fotógrafo em Paraisópolis

Em 1.dez.2019, o fotógrafo Daniel Arroyo (Ponte) foi intimidado por policiais militares enquanto cobria uma manifestação na região de Paraisópolis, na capital paulista. Ao menos três PMs do 16º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano) exigiram que Arroyo entregasse as imagens que havia feito de uma abordagem policial a um motociclista.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Informações poluídas

Columbia Journalism Review (em inglês)

Neste artigo, a pesquisadora Whitney Phillips sugere uma abordagem ecológica para o fenômeno da desinformação. Segundo ela, mesmo os jornalistas bem intencionados podem contribuir para a dinâmica da desinformação sem querer.

Quem paga a conta?

NativoJor

Este site, um TCC do curso de Jornalismo da ECA-USP, reúne entrevistas com representantes de nativos digitais brasileiros — JOTA, Agência Pública, Nexo Jornal, Farol Jornalismo, Agência Envolverde e Gênero e Número —  sobre modelos de negócio, além de uma grande reportagem sobre o quebra-cabeça do financiamento do jornalismo no Brasil.


Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

No último sábado (7.dez.2019), parte da equipe, diretores e conselheiros da Abraji se reuniram em São Paulo para planejar ações em defesa do Jornalismo em 2020.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *