Newsletter – 09 de Março de 2020

#8M: Mulheres jornalistas sob ataque

As diretoras da Abraji publicaram artigo conjunto no Dia Internacional da Mulher.
 “Ecoar o machismo e a misoginia aumenta o risco para todas as mulheres brasileiras. Desgastar a liberdade de imprensa desfia o nosso já puído tecido democrático. Aqueles que têm apreço pela democracia precisam defender as vozes das mulheres jornalistas e se opor às tentativas de intimidá-las. Caladas, jamais serão.” 

Leia mais


OEA manifesta preocupação com liberdade de imprensa no Brasil

Em 06.mar.2020, Abraji e outras organizações da sociedade civil estiveram presentes no Haiti para audiência sobre o recrudescimento de violações às liberdades de expressão e de imprensa no Brasil. A audiência ocorreu no âmbito do 175º Período Ordinário de Sessões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Confira na reportagem um resumo de tudo que aconteceu.


Inscrições para apresentação de TCCs no Congresso da Abraji

Selecionados(as) ganharão a inscrição para o Congresso e um ano de associação à Abraji. Fique atento aos requisitos e aos prazos. As inscrições estão abertas até 12.abr.2020.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Robô do bem

AzMina

A revista AzMina lançou a robô “Elas no Congresso”, para monitorar avanços e retrocessos nos direitos das mulheres no Congresso Nacional. As tramitações diárias de projetos de lei podem ser acompanhadas no perfil do Twitter @elasnocongresso. Além de uma ferramenta importante para as mulheres, é um amplo banco de possíveis pautas para jornalistas.

Cobrir o coronavírus

Dart Center (em inglês)

Até o momento em que essa edição da newsletter foi enviada, o Brasil contava com 25 casos confirmados do novo coronavírus. A chegada do Covid-19 trouxe também um novo desafio para os jornalistas. O Dart Center reuniu recursos e dicas sobre cobertura de desastres e epidemias.

Aproximar os mais jovens

Farol Jornalismo

A Farol Jornalismo deu início a uma série de análises sobre maneiras e exemplos de fazer o jornalismo ser protagonista na formação de públicos jovens. Até o momento, dois textos já foram publicados: 1 e 2.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *