Newsletter – 10 de Fevereiro de 2020

Resposta da Justiça Federal sobre acusação contra Greenwald mantém criminalização da atividade jornalística

A medida, apesar de positiva, é frágil. No texto do despacho, o juiz Ricardo Augusto Leite não só concorda com a denúncia do MPF, como também embasa sua argumentação com suposições sobre investigações que nunca existiram. É preciso que a denúncia seja rejeitada definitivamente. Confira a nota da Abraji.

Leia mais


Abraji tem nova gerente executiva

Esta edição da newsletter da Abraji também dá as boas-vindas à Maria Cleidejane Esperidião, nova gerente executiva; e deixa o fraterno agradecimento à Marina Atoji, que nos acompanhou por oito anos e agora se soma à Transparência Brasil.


Curso gratuito sobre cobertura do trabalho escravo

Treinamento gratuito oferecido pela Fundação Thomson Reuters será em São Paulo de 15 a 19.jun.2020. Inscrições vão até  até 13.abr.2020.


Bolsas de jornalismo de dados para mulheres e pessoas LGBTQI

Open Democracy oferece uma bolsa de seis meses em jornalismo de dados em tempo integral e começa a partir de mar.2020. Inscrições vão até  até 13.fev.2020.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Guardiões da Amazônia

InfoAmazonia e RAISG

Enquanto o governo federal avança sobre terras indígenas e áreas de preservação ambiental, esses territórios mostram sua importância para o futuro. Documentário Carbono Vivo, lançado na última semana, ilustra estudo que revela que a maior parte da biomassa amazônica está dentro de terras indígenas e áreas protegidas. Um resumo do estudo pode ser acessado aqui.

Acesso à informação

Agência Pública

Reportagem de Bruno Fonseca mostra que, durante o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, aumentaram as negativas do Governo Federal a pedidos de informação com a justificativa de fishing expedition (ou “pescaria de informações públicas”).

A campanha de desinformação para reeleger Donald Trump

The Atlantic (em inglês)

Neste detalhado artigo, McKay Coppins aprofunda a campanha de desinformação em torno da candidatura de Trump para as eleições estadunidenses deste ano. “Censurar através do barulho” nas redes digitais tem sido técnica frequente entre políticos ao redor do mundo para se manterem no poder.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *