Newsletter – 11 de Novembro de 2019

Projeto da Abraji permitirá investigações avançadas em bases de dados

O projeto CruzaGrafos, apresentado em parceria entre a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e o Brasil.IO, foi selecionado para receber apoio do Desafio de Inovação da Google News Initiative.

CruzaGrafos será uma ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, ao possibilitar ver relações em grafos. Com essa ferramenta, jornalistas poderão analisar e expor relacionamentos entre diferentes entidades (pessoas e empresas), mesmo que elas apareçam em diferentes bancos de dados nos repositórios da Abraji.

Leia mais


A onda de incitação à violência contra jornalistas

A agressão física de Augusto Nunes contra Glenn Greenwald, após uma discussão acalorada, deu início a uma onda de ataques à imprensa, na internet, como poucas vezes vimos nos últimos anos no Brasil.

A Abraji emite notas sobre ameaças a jornalistas no exercício da profissão. O debate ocorrido na Jovem Pan não corresponde a esse parâmetro. Entretanto, a onda de reações que se seguiu ao episódio dispara um alerta que não pode ser ignorado a respeito do estágio que a hostilidade aos jornalistas e aos veículos de imprensa atingiu no Brasil.


É amanhã: aula de checagem de fatos do Comprova

A equipe do Comprova estará reunida amanhã em evento gratuito na FAAP, em São Paulo, para compartilhar os resultados da segunda fase do projeto e ministrar uma aula de verificação de informações.


A Coda.BR está chegando

Em sua quarta edição, a Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br) irá reunir alguns dos principais nomes da área, nos dias 23 e 24.nov.2019, na ESPM, em São Paulo. Para participar do evento, apoiado pela Abraji, é necessário pagar uma taxa de inscrição por meio do site. Estudantes e associados da Abraji têm desconto.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Procurando um especialista?

The Intercept Brasil

Novembro é o mês da consciência negra. Na semana passada, compartilhamos textos da revista piauí e da Folha de S. Paulo sobre o racismo nas redações brasileiras. Mas não é só de racismo que a população negra sabe falar. Cecília Olliveira, repórter do Intecept Brasil, compartilhou uma longa lista de especialistas de diversas áreas – de comunicação à astrofísica – que podem ser fontes valiosas para reportagens o ano todo, não só neste mês.

Como fazer uma boa entrevista

Nieman StoryBoard (em inglês)

As dicas compartilhadas por  Max Linsky, co-fundador do Longform Podcast, em sua apresentação na conferência The Power of Storytelling foram compiladas neste texto. A melhor parte é poder ouvir como Linsky aplica seus conselhos em suas próprias entrevistas, como esta feita com Ira Glass, apresentador do This American Life.


Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

A convite da organização Artigo 19 México e do Instituto Prensa y Sociedad (IPYS), a Abraji participou no último 6.nov.2019, na Cidade do México, de reunião de trabalho com organizações da sociedade civil e jornalistas de 14 países para discutir a crescente onda de agressões ao exercício da profissão na região e elaborar exigências para cessá-las. Ao final, foi assinada uma declaração, disponível aqui.

De 7 a 10 de novembro, a Abraji esteve na Colpin (Conferência Latino-americana de Jornalismo Investigativo), realizada na Cidade do México, participando de painéis e do júri do Prêmio Latino-americano de Jornalismo Investigativo.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *