Newsletter – 13 de Janeiro de 2020

Abraji abre vaga para gerente executivo em SP

A Abraji está contratando um gerente executivo para o escritório em São Paulo. Interessados devem enviar curriculum para o e-mail contato@abraji.org.br até 27.jan.2020.  A vaga é para trabalho presencial no centro de São Paulo. O contratado precisa ter disponibilidade imediata para trabalhar com dedicação em tempo integral.

Leia mais


Censura a filme da Porta dos Fundos demonstra fragilidade da liberdade de expressão

A liberdade de expressão é tratada de diferentes formas nos tribunais brasileiros, o que a coloca sempre em risco. É o que mostrou o desembargador do Rio de Janeiro Benedicto Abicair, que concedeu no dia 07/01 a liminar para que a Netflix suspenda de sua plataforma a exibição do “Especial de Natal Porta dos Fundos”. Além da medida judicial de censura simples, a decisão foi acompanhada de censura prévia.


PM-SP detém e agride fotojornalistas em manifestação

Na noite da última terça-feira (7.jan.2020), a Polícia Militar de São Paulo deteve Rodrigo Zaim e agrediu Daniel Arroyo, ambos repórteres fotográficos que cobriam manifestação contra o aumento do preço da passagem de ônibus na capital paulista. Zaim foi preso “para averiguação”, segundo relato publicado pela Ponte, e Arroyo, atingido por um golpe de cassetete.


Bolsonaro ataca imprensa novamente

Em mais uma demonstração de ignorância sobre o papel da imprensa e seu próprio status de presidente da República, Jair Bolsonaro acusou meios de comunicação de publicar desinformação a seu respeito na última segunda-feira (6.jan.2020).


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Plataforma acompanha violações contra jornalistas no Iraque

Committee to Protect Journalists (em inglês)

A organização reúne informações sobre jornalistas assassinados, presos e desaparecidos desde 1992. No momento, 9 comunicadores estão desaparecidos no país —  a maioria desde 2014. Maior concentração de assassinatos está entre 2003 e 2008.

Podcast é visto como alternativa promissora na América Latina

Verne, do El País (em espanhol)

Reportagem conversa com podcasters latino-americanos que afirmam ver no gênero uma porta para transformar a forma de noticiar a região, não apenas com foco na desigualdade e violência.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *