Newsletter – 14 de Outubro de 2019

Abraji lança curso online de jornalismo local

A Abraji lançou na última semana (9.out.2019), com apoio do Facebook Journalism Project, o mais completo curso online já realizado no Brasil para profissionais que trabalhem em meios de comunicação de abrangência local ou que tenham projetos para empreender nesse setor. Gratuito e aberto a jornalistas, o ?Jornalismo Local Sustentável? será realizado em oito semanas, entre 21.out.2019 e 13.dez.2019.

Leia mais


Após publicação de ministro da Educação, repórter sofre ataques

Desde a noite de segunda-feira (7.out.2019), a repórter Isabela Palhares recebe em suas redes sociais mensagens agressivas e ofensas misóginas, provocadas por uma postagem do ministro da Educação no Twitter. Ele reclamou da reportagem “Ministro entrega ônibus escolares comprados na gestão anterior e diz fazer ‘muito com pouco’”, de autoria de Isabela. A Abraji, a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e a organização Jornalistas Contra o Assédio manifestam solidariedade a repórter em nota conjunta.


Os vencedores do Prêmio Vladimir Herzog

Na última sexta-feira, 11.out.2019, a Comissão Organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos anunciou os trabalhos vencedores da 41º edição.  Salve a data: a solenidade de premiação será no próximo 24.out.2019, quinta-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo. Antes, será realizada a Roda de Conversa com os jornalistas premiados para a troca de experiências acerca do planejamento e execução das matérias vencedoras, das 14h às 18h no mesmo local.


E o TCC?

Durante o 14º Congresso da Abraji, foram apresentados quatro Trabalhos de Conclusão de Curso no painel “Mostre e conte: a nova geração de jornalistas”. Agora os conteúdos serão postados no site da Abraji, acompanhados de entrevistas com os autores. Dois deles, uma reportagem multimídia sobre colorismo e um livro-reportagem sobre pessoas LGBTs no sistema penitenciário, já estão disponíveis.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

As crises do jornalismo local no Brasil

 Reuters Institute (em inglês)

Neste artigo, escrito pelo jornalista Murillo Camarotto como pesquisador convidado do Reuters Institute e da Universidade de Oxford, as crises enfrentadas pelo jornalismo local no Brasil são ilustradas pela experiência de Pernambuco. O Nieman Lab fez um resumo do trabalho, também em inglês. Camarotto investigou o caminho seguido pelos jornalistas  que deixaram as redações e descobriu que a maioria deles hoje trabalha  para o governo local.

Comunicação em tempos de terra plana

Revista Fapesp

A Revista Fapesp, criada em 1999, completa vinte anos este mês. Em sua edição comemorativa, a capa — assim como a publicada pela revista The Economist no mês passado — estampa as linhas criadas por Ed Hawkins, um cientista especializado em clima que ilustrou o aquecimento da terra em linhas azuis e vermelhas. Uma das reportagens da revista aborda o papel da imprensa especializada em divulgação científica em tempos de terra planistas e movimentos anti-vacinas.

Um guia para cobertura de desinformação

First Draft (em inglês)

A First Draft  lançou a publicação Essencial Guides, focada em fornecer ferramentas e instruções para que jornalistas aperfeiçoem seus trabalhos. O primeiro conteúdo é voltado para cobertura responsável da desinformação e checagem de vídeos e imagens manipuladas. Há uma versão longa, disponívei para download, e um resumo.


Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

O Programa Tim Lopes da Abraji acompanhou e publicou uma reportagem sobre a condenação de um dos envolvidos no assassinato do radialista Jefferson Pureza. O projeto também fez uma apuração preliminar do assassinato de Marcelo Leite Ferraz, ocorrido no último 30 de setembro em Cuiabá e acompanha o desdobramento das investigações.

A Abraji se manifestou publicamente em duas ocasiões: após o secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República sugerir boicote publicitário à Folha de S.Paulo e após o ministro da Educação atacar on-line a repórter Isabela Palhares (Estadão). Neste último caso, a nota foi conjunta com a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e o Jornalistas Contra o Assédio.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *