Newsletter – 16 de Dezembro de 2019

Prefeitura do Rio comete novo atentado contra a Constituição Federal

Profissionais do G1, do jornal O Globo, da TV Globo e da GloboNews foram barrados por agentes da Guarda Municipal e não puderam acompanhar a entrevista que Crivella deu sobre um repasse do Ministério da Saúde ao município e um acordo com o Ministério do Turismo. Segundo o repórter Gabriel Barreira, a prefeitura alegou que só deixaria “a imprensa credenciada” entrar.

Leia mais


Problemas com LAI batem recorde

Pesquisa divulgada neste 16.dez.2019 pela Abraji mostra que o índice de problemas para jornalistas obterem respostas a pedidos feitos via Lei de Acesso a Informações chegou ao máximo já registrado em seis anos.


Rádio em destaque

O Atlas de Notícia, levantamento realizado pelo PROJOR em parceria com a Abraji, Intercom e 22 escolas de jornalismo com o apoio do Facebook Journalism Project, chega em sua terceira edição, divulgada em 11.dez.2019. O segmento mais expressivo é o rádio, que corresponde a 35,5% do total; em seguida, vem impresso (29%), online (25,8%) e televisão (9,8%).


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Os melhores livros do ano

QuartoCincoUm

A revista dos livros elegeu os melhores títulos de 2019, divididos nas categorias ficção, não ficção, poesia, infantojuvenil e divulgação científica. A lista da QuatroCincoUm está cheia de leituras inspiradores para o próximo ano e, claro, para os presentes de Natal.

2019 em fotos

New York Times (em inglês)

Os editores do NYT selecionaram dentre 500 mil imagens as 116 que melhores representam o ano que está quase acabando. Se você está se perguntando como este longo trabalho foi feito, leia a reposta no Times Insider.


Um recado.

Esta é a última edição da newsletter semanal da Abraji em 2019. Entre 23.dez.2019 e 2.jan.2020 vamos recarregar as energias para o próximo ano de trabalho.

Agradecemos a todos e a todas que acompanharam e apoiaram a Abraji em 2019. Desejamos um feliz natal e um bom ano novo.

Até logo!?


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *