Newsletter – 16 de Março de 2020

Cobertura da COVID-19

Reunimos um manual produzido pela Rede Global de Jornalismo Investigativo, opiniões de jornalistas brasileiras especializadas em Saúde e outras iniciativas nacionais e internacionais sobre a cobertura jornalística do novo coronavírus para acompanhar.

Leia mais


Levantamento sobre violência a mulheres jornalistas

Entre ofensas misóginas e machistas, descredibilização do trabalho e exposição de informações pessoais, as jornalistas brasileiras foram atacadas 20 vezes de jan. 2019 a fev.2020. Em 16 dos episódios, os autores foram autoridades públicas.
Confira informe da Abraji enviado às Nações Unidas.


Já teve problemas com a LAI em SP?

A Abraji está reunindo denúncias de descumprimento da Lei de Acesso à Informação em São Paulo, como demoras excessivas para a liberação da informação; negativa de fornecer dados reconhecidamente públicos; ou respostas solicitadas que nunca chegaram. O relatório será encaminhado às autoridades públicas estaduais. O canal para enviar denúncias é este formulário on-line.


Encontro com Rodrigo Maia

Em 11.mar.2020, Abraji e outras organizações da sociedade civil encontraram-se com o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), para solicitar ações efetivas de proteção à liberdade de imprensa no Brasil. Confira um resumo do encontro.
Na mesma semana, o Brasil foi denunciado ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, pelos constantes ataques à imprensa.


Abraji recomenda.

Conteúdos sobre acesso à informação, liberdade de expressão
e que podem contribuir na formação do jornalista.

Home office com as crianças

Poynter (em inglês)

A disseminação do novo coronavírus (COVID-19) impôs medidas necessárias como o cancelamento de aulas e o home office para muitos profissionais. Para aqueles que são mães e pais, conciliar o trabalho remoto com o cuidado das crianças é mais um desafio na mudança da rotina. A jornalista Kristen Hare tem trabalhado de casa há mais de 12 anos com dois filhos pequenos, e reúne dicas de como conciliar essas duas tarefas.

Radar da desinformação

Aos Fatos

Aos Fatos anunciou uma ferramenta de monitoramento em tempo real que acompanhará tendências de desinformação no ecossistema digital. Qualquer usuário poderá observar como esses conteúdos estão se espalhando na internet. Na página, é possível se cadastrar e participar dos testes do radar, que tem lançamento previsto para o segundo semestre.

NICAR 2020

Abraji

O coordenador de projetos da Abraji, Reinaldo Chaves, participou, no começo de março, da edição de 2020 do NICAR, principal evento de jornalismo de dados do mundo. Ele preparou um resumo dos principais debates e trabalhos apresentados na conferência.


Cadê a Abraji?

Um resumo quinzenal do nosso trabalho.
Quer saber mais? Associe-se à Abraji.

Em face da pandemia do coronavírus causador da COVID-19, a diretoria da Abraji vem estudando alternativas para a realização do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo e do 7º Seminário de Pesquisa. Compartilharemos mais informações assim que possível e sugerimos aguardar para adquirir passagens aéreas.


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

(11) 3159-0344

Nosso site:

www.abraji.org.br

Nosso endereço de e-mail:

abraji@abraji.org.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *